Sobre a história da educação de surdos e a abordagem oralista é correto afirmar que:
em 1889, um ano após o Congresso de Milão, o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos) cria novo regulamento, estabelecendo o método oral puro para todas as disciplinas.
na Antiguidade e Idade Média, a abordagem oralista exercia forte influência na Educação dos surdos, que eram obrigados a aprender a falar para poderem ter acesso aos direitos civis comuns a outros cidadãos.
na antiguidade, os surdos eram considerados incapazes pela sociedade, a igreja católica acreditava que eles não tinham almas imortais e não poderiam participar dos sacramentos, como acontecia com as pessoas que escutavam.
para Skliar (1997), a principal motivação para a defesa da implantação do método oral nas escolas para surdos foi decorrente de influências religiosas, pois o aprendizado da fala permitiria que os surdos pudessem realizar a confissão.
entre os principais educadores da Idade Moderna, estão Juan Pablo Bonet, Rodrigues Pereire, J. Conrad Amman e Thomas Braidwood. Todos eles acreditavam que a fala/oralidade e a escrita deveriam ser as únicas ferramentas para educar os surdos.