Dentre as afirmações que se seguem relativas à pesquisa em artes, assinale a que se adéqua apenas à pesquisa sobre literatura e ensino.
A interpretação dos resultados na pesquisa em arte e em literatura não converge para a univocidade, mas para a multivocidade, uma vez que cada receptor deverá fazer a sua interpretação pessoal e proceder uma leitura subjetiva para analisar o resultado da pesquisa contido na obra de arte.
A questão da intuição do pesquisador e da plurissignificação do objeto artístico é complexo, pois a intuição não deve substituir o trabalho analítico e, muito menos, a plurissignificação do objeto deve levar ao vale-tudo interpretativo. No caso da literatura, há parâmetros no próprio texto que autorizam ou não determinada interpretação.
As questões artísticas não se apresentam de forma tão clara; pois, além de as funções da arte serem totalmente diversas e não terem aplicabilidade prática, o universo da arte exige para seu tratamento um grau intuitivo maior, e por isso é mais difícil se formularem conceitos, atender necessidades e resolver problemas através de linguagem lógica.
Estudar o modo como os manuais didáticos vêm tratando o texto literário, o caráter pragmático que envolve as abordagens, o valor estético dos textos estudados, aspectos ideológicos implicados na escolha e aproveitamento dos textos literários é um viés rico e que muito ajuda ao professor que queira fugir ao esquematismo dos manuais.