Relacione corretamente as competências com
as respectivas habilidades, numerando os parênteses
abaixo de acordo com a seguinte indicação:
1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das
diferentes linguagens como meios de
organização cognitiva da realidade pela
constituição de significados, expressão,
comunicação e informação.
2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as
diferentes linguagens e suas manifestações
específicas.
3. Compreender e usar a língua portuguesa como
língua materna, geradora de significação e
integradora da organização do mundo e da
própria identidade.
( ) Analisar a função da linguagem
predominante nos textos em situações
específicas de interlocução.
( ) Reconhecer no texto estratégias
argumentativas empregadas para o
convencimento do público, tais como a
intimidação, sedução, comoção,
chantagem, entre outras.
( ) Identificar, em textos de diferentes
gêneros, as marcas linguísticas que
singularizam as variedades linguísticas
sociais, regionais e de registro.
( ) Reconhecer os usos da norma padrão da
língua portuguesa nas diferentes situações
de comunicação.
( ) Identificar os elementos que concorrem
para a progressão temática e para a
organização e estruturação de textos de
diferentes gêneros e tipos.
A sequência correta, de cima para baixo, é