Questões de concursos sobre "Teorias e Práticas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Teorias e Práticas da Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57130 - IF-SP Professor - Matemática 2018

No livro “Educação Matemática Crítica: a
questão da democracia” o autor, Ole Skovsmose,
enfatiza que “Na Educação Crítica, é essencial que
os problemas se relacionem com situações e conflitos
sociais fundamentais, e é importante que os
estudantes possam reconhecer os problemas como
seus próprios problemas”. Neste contexto, sobre a
Educação Matemática orientada a problemas e a
Educação Crítica é correto afirmar que:
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Q57131 - IF-SP Professor - Matemática 2018

No primeiro capítulo de seu livro Etnomatemática:
elo entre as tradições e a modernidade,
Ubiratan D’Ambrosio questiona motivos comumente
utilizados para justificar o ensino da Matemática.
Segundo ele, apenas estes não seriam suficientes
para justificar o ensino da matemática, mas
é necessário considerar que a matemática pode ser
um forte fator de progresso social, rechaçando-se
o seu uso para manter e reforçar as desigualdades e
injustiças sociais. Segundo D’Ambrosio, o ensino
da matemática com a intensidade que é usual está
associado aos seguintes valores:
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Q57132 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

A importância do domínio científico e da
habilidade didática para uma educação científica de
qualidade é ancorada na defesa de que a
aprendizagem das ciências deve ser acompanhada
por uma aprendizagem sobre as ciências.
Considerando essa proposição, assinale a opção que
NÃO corresponde a uma contribuição da inclusão da
educação científica crítica no ensino de biologia.
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Q57141 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

As diversas atividades preconizadas pela implementação da Metodologia da Resolução de Problemas no processo de aprendizagem da Matemática ensejam a aproximação do conhecimento cotidiano com o conhecimento sistemático e estruturado tratado no processo educacional, a maior visibilidade do significado dos assuntos objetos de estudos, a otimização do relacionamento entre os agentes e atores do processo, a abordagem prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre outros pontos relevantes. A Metodologia da Resolução de Problemas, como analisada e observada por inúmeros estudiosos de Teorias Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos na sua aplicação.


Considerando os procedimentos envolvidos na resolução de problemas, analise os seguintes itens:


I. recolhimento de informações sobre a situação abordada e compreensão do problema;

II. concepção e formulação de um plano de solução, incluindo a tradução da situação enfocada para a linguagem matemática, e escolha da estratégia a ser seguida;

III. execução do planejamento estabelecido, incluindo a seleção dos procedimentos matemáticos úteis, até a resolução propriamente dita do problema;

IV. verificação da resolução e/ou comprovação das conclusões e resultado(s) alcançado(s) incluindo a releitura da proposição inicial da situação – problema, a adequação das conclusões construídas e/ou a validação da(s) resposta(s) obtida(s).


Corresponde a procedimento apropriado e coerente com a solução de problemas o que consta em 

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Q57157 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

Analise a relação entre a competência destacada e as habilidades a seguir.


Competência:


Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização, estrutura das manifestações, de acordo com as condições de produção e recepção.


Habilidades:

I. Estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua produção, situando aspectos do contexto histórico, social e político.

II. Relacionar informações sobre concepções artísticas e procedimentos de construção do texto literário.

III. Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias da comunicação e informação.

IV. Identificar pela análise de suas linguagens, as tecnologias da comunicação e informação.

V. Reconhecer a presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional.

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio para a disciplina de Língua Portuguesa, é habilidade correspondente à competência destacada somente o que consta em

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Q57158 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018

Relacione corretamente as competências com as respectivas habilidades, numerando os parênteses abaixo de acordo com a seguinte indicação:


1. Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

2. Confrontar opiniões e pontos de vista sobre as diferentes linguagens e suas manifestações específicas.

3. Compreender e usar a língua portuguesa como língua materna, geradora de significação e integradora da organização do mundo e da própria identidade.


( ) Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

( ) Reconhecer no texto estratégias argumentativas empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, sedução, comoção, chantagem, entre outras.

( ) Identificar, em textos de diferentes gêneros, as marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais e de registro.

( ) Reconhecer os usos da norma padrão da língua portuguesa nas diferentes situações de comunicação.

( ) Identificar os elementos que concorrem para a progressão temática e para a organização e estruturação de textos de diferentes gêneros e tipos.


A sequência correta, de cima para baixo, é 

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Q57215 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

Dentre as afirmações que se seguem relativas à
pesquisa em artes, assinale a que se adéqua apenas à
pesquisa sobre literatura e ensino.
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Q57216 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

Concebendo a Literatura como uma forma de
apreensão do real, podemos dizer que esta
capacidade de apreender o real chama-se
literariedade. Assim, a literatura tem esta propriedade
devido a dois fatores: a linguagem, enquanto aquilo
que nos capacita dizer o que dizemos; e a ideia ou
ideologia, entendida como a apreensão do real que há
naquilo que dizemos. Assinale a opção que faz digressão ao conceito de
Literatura e aos fatores da literariedade
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Q57217 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

As manifestações folclóricas perpetuam uma
tradição cultural; a obra de um povo que a cria, recria
e a reproduz. Sob essa ótica, deixa-se de identificar
como lenda brasileira
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Q57264 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Uma das grandes questões enfrentadas no ensino e
aprendizagem da matemática se refere aos objetos
de conhecimento e suas representações. Tal situação
decorre tendo em vista que, de um lado, situam-se os
conceitos, as propriedades dos objetos matemáticos, e,
do outro lado, as representações que são utilizadas em
matemática. Segundo Panizza, essa dificuldade se apresenta
em virtude de que
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