Questões de concursos sobre "O Papel da Pesquisa na Formação do Professor" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Papel da Pesquisa na Formação do Professor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A habilidade de observar é importante para o cientista,
mas a proposição do que observar e a interpretação de algum sinal
pressupõem conhecimentos sobre o que esse ato significa. Somente
organizar a observação e, por indução, produzir uma generalização
ou conclusão de validade científica é uma postura empirista muito
em voga no contexto do ensino de ciências naturais.
O. A. Maldaner e L. B. Zanon. Pesquisa Educacional e
Produção de Conhecimento do Professor de Química. In: W.
L. P. Santos e O. A. Maldaner (org.). Ensino de Química em
Foco. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010, p. 331-65 (com adaptações).
Considerando que as abordagens metodológicas do ensino de
química refletem concepções relativas à natureza do conhecimento
científico, assinale a opção correta.
Ao abordar o tema “O lugar da pesquisa na formação de professores”, Menga Lüdke (2003) afirma
que seria importante os docentes adquirirem habilidades provindas da pesquisa científica, visto que
elas os auxiliariam a solucionar problemas relacionados à prática pedagógica. Qual das alternativas a seguir expressa as habilidades sugeridas pela autora?
“Estar em formação implica um investimento
pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos
e projetos próprios, com vistas à construção
de uma identidade, que é também uma identidade
profissional.” (NÓVOA, s.d., p. 3). Com este entendimento,
a postura do profissional do magistério
deve: exceto:
Q60991 - FDC Técnico em Assuntos Educacionais 2014
Há um princípio formativo na docência que interfere diretamente
na construção do conhecimento. Trata-se de uma prática producente, por ser reflexiva, que se denomina:
No contexto atual, mais do que um conjunto de habilidades
cognitivas é exigido do professor:
I. O conhecimento do mundo digital e das mídias em
geral.
II. A capacidade de trabalhar individualmente buscando
destaque e referência no espaço em que atua.
III. A integração e o trabalho cooperativo na comunidade
em que trabalha.
IV. A interpretação e aplicação da linguagem e dos
instrumentos produzidos ao longo da evolução
tecnológica, econômica e organizativa.
Estão corretas:
Q61572 - FUNRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2016
A formação de professores tornou-se um campo de estudos bastante proeminente desde a década de 90 do século passado.
Muitas são as perspectivas teóricas. Têm-se os conceitos de professor pesquisador, profissional reflexivo, intelectual
transformador, etc.
Embora, as perspectivas teóricas possuam diferenças entre si, há um ponto, para o qual, elas convergem.
Essa semelhança pode ser atribuída aos seguintes pontos: I. valorização da articulação entre teoria e prática para a formação;
II. reconhecimento da importância dos saberes da experiência e da reflexão crítica; III. ênfase na pesquisa aplicada como atributo para a formação docente; IV. atribuição à importância do papel ativo do docente para sua formação; V. enaltecimento da participação individual docente em seu desenvolvimento profissional. Estão corretas apenas as seguintes afirmativas: