Questões de concursos sobre "O Papel da Pesquisa na Formação do Professor" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre O Papel da Pesquisa na Formação do Professor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57215 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

Dentre as afirmações que se seguem relativas à
pesquisa em artes, assinale a que se adéqua apenas à
pesquisa sobre literatura e ensino.
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Q57735 - CS-UFG Pedagogo 2018

Entre as atribuições específicas do educador no NAEH
para atendimento educacional hospitalar, está excluída a
seguinte: 
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Q58423 - CESPE Professor Pleno I 2013

A habilidade de observar é importante para o cientista, mas a proposição do que observar e a interpretação de algum sinal pressupõem conhecimentos sobre o que esse ato significa. Somente organizar a observação e, por indução, produzir uma generalização ou conclusão de validade científica é uma postura empirista muito em voga no contexto do ensino de ciências naturais.

O. A. Maldaner e L. B. Zanon. Pesquisa Educacional e Produção de Conhecimento do Professor de Química. In: W. L. P. Santos e O. A. Maldaner (org.). Ensino de Química em Foco. Ijuí, RS: Editora Unijuí, 2010, p. 331-65 (com adaptações).


Considerando que as abordagens metodológicas do ensino de química refletem concepções relativas à natureza do conhecimento científico, assinale a opção correta.

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Q58879 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017

Ao abordar o tema “O lugar da pesquisa na formação de professores”, Menga Lüdke (2003) afirma
que seria importante os docentes adquirirem habilidades provindas da pesquisa científica, visto que
elas os auxiliariam a solucionar problemas relacionados à prática pedagógica. 
Qual das alternativas a seguir expressa as habilidades sugeridas pela autora?
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Q59212 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

A análise crítica que Selma G. Pimenta faz sobre o conceito de professor reflexivo e professor pesquisador conclui que
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Q59920 - UTFPR Pedagogo 2017

Para Kenski, os professores intelectualmente bem formados devem:


I) ter capacidade para refletir e interagir com as informações e inovações.

II) ter autonomia para pensar e re-programar a sua própria prática.

III) reconhecer seus limites.

IV) buscar as mais adequadas formas de atualização pedagógica e cultural.

V) diminuir a velocidade das mudanças tecnológicas.


Estão corretas:

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Q60661 - ACAFE Professor 2015

“Estar em formação implica um investimento
pessoal, um trabalho livre e criativo sobre os percursos
e projetos próprios, com vistas à construção
de uma identidade, que é também uma identidade
profissional.” (NÓVOA, s.d., p. 3). Com este entendimento,
a postura do profissional do magistério
deve: exceto:
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Q60991 - FDC Técnico em Assuntos Educacionais 2014

Há um princípio formativo na docência que interfere diretamente
na construção do conhecimento. Trata-se de uma prática producente, por ser reflexiva, que se denomina: 
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Q61135 - IDHTEC Professor 2016

No contexto atual, mais do que um conjunto de habilidades cognitivas é exigido do professor:

I. O conhecimento do mundo digital e das mídias em geral.

II. A capacidade de trabalhar individualmente buscando destaque e referência no espaço em que atua.

III. A integração e o trabalho cooperativo na comunidade em que trabalha.

IV. A interpretação e aplicação da linguagem e dos instrumentos produzidos ao longo da evolução tecnológica, econômica e organizativa.

Estão corretas:

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Q61572 - FUNRIO Técnico em Assuntos Educacionais 2016

A formação de professores tornou-se um campo de estudos bastante proeminente desde a década de 90 do século passado.
Muitas são as perspectivas teóricas. Têm-se os conceitos de professor pesquisador, profissional reflexivo, intelectual
transformador, etc.
 Embora, as perspectivas teóricas possuam diferenças entre si, há um ponto, para o qual, elas convergem.
Essa semelhança pode ser atribuída aos seguintes pontos: 
 I. valorização da articulação entre teoria e prática para a formação; II. reconhecimento da importância dos saberes da experiência e da reflexão crítica; III. ênfase na pesquisa aplicada como atributo para a formação docente; IV. atribuição à importância do papel ativo do docente para sua formação; V. enaltecimento da participação individual docente em seu desenvolvimento profissional.
Estão corretas apenas as seguintes afirmativas: 
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