Q57206 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018
Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e
excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e
educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via
da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da
A)conscientização dos professores quanto aos limites existentes no que diz respeito à
abordagem da temática étnico-racial uma vez que, como esta não constitui conteúdo
curricular, é difícil promover sua articulação aos conhecimentos ensinados.
B)fiscalização dos discursos racistas remanescentes no âmbito institucional, a fim de evitar
que esses venham à tona, pois podem gerar exposição dos estudantes a situações
vexatórias que culminam na perpetuação de violências físicas e simbólicas.
C)atuação voltada especificamente para os sujeitos que pertencem a minorias étnico -raciais,
pois estes podem beneficiar-se diretamente de ações de resgate da história das
comunidades negras e indígenas bem como das discussões relativas à diversidade
cultural, diferentemente dos demais atores das instituições educativas.
D) proposição de ações interdisciplinares que promovam reflexões sobre atitudes
preconceituosas reproduzidas no cotidiano institucional e seus reflexos na produção de
sofrimento, adoecimento psíquico e prejuízos à aprendizagem, visando a transformação
do modo como as pessoas lidam com a questão racial no nosso país.
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