Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57206 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

Na realidade brasileira é corriqueira a reprodução de práticas discriminatórias, intolerantes e
excludentes no âmbito de instituições educativas. Nesse contexto, a psicologia escolar e
educacional pode contribuir para as discussões sobre o tema do combate ao racismo pela via
da educação para as relações étnico-raciais. Essa contribuição pode se dar por meio da 
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Q57344 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018

A Educação das Relações Étnico-Raciais tem por objetivo a divulgação e produção de conhecimentos, bem como
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Q57497 - FCC Pedagogo 2018

O racismo e os mesmos preconceitos que estão na sociedade permeiam o cotidiano das relações sociais de alunos entre si e
de alunos com professores no espaço escolar. O desafio desse convívio e a dificuldade de lidar com esses casos leva alguns
educadores a praticarem a política do avestruz ou a sentirem pena dos agredidos. As Diretrizes Curriculares para a Educação
das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas, estabelecem como
responsabilidade dos órgãos colegiados das escolas, 
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Q57498 - FCC Pedagogo 2018

São elementos básicos para a organização, estrutura e funcionamento das escolas indígenas: 
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Q57714 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

As políticas nacionais para a educação das relações étnico-raciais
implicam em medidas de ações afirmativas,
tais como:
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Q57972 - CEPS-UFPA Pedagogo 2018

No complexo legislativo da educação brasileira, ganha destaque a Resolução que institui Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura
Afro-Brasileira e Africana. A aplicabilidade do conteúdo da referida norma deve ser observada pelas
instituições de ensino, que atuam nos níveis e modalidades da Educação Brasileira, a partir da seguinte
proposição:
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Q58118 - CESPE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Em 2004, o Ministério da Educação divulgou as Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira
e Africana. Em 2006, foi lançada a publicação Orientações e Ações
para a Educação das Relações Étnico-Raciais, em que são sugeridas
algumas atividades a ser desenvolvidas. Assinale a opção que
apresenta determinação, sugestão ou orientação presente nesses
documentos.
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Q59819 - ACAFE Administrador Escolar 2017

 Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução n° 132, de 15/12/2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica. Essa normativa passou a vigorar a partir de 2011 e dispõe sobre o nome social nos registros escolares internos e dá outras providências.


O seu artigo 1º afirma: Determinar, quando requerido, que as escolas/instituições vinculadas ao Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina que, em respeito à cidadania, aos direitos humanos, à diversidade, ao pluralismo, à dignidade humana, além do nome civil, incluam o nome social de travestis e transexuais nos (...):

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Q59826 - ACAFE Administrador Escolar 2017

O posicionamento da escola diante das relações étnico-raciais, de gênero, ambiental e sexual estabelecidas
no seu interior compreende a construção identitária positiva em relação ao seu pertencimento
étnico-racial, dentre outros. Considerando o exposto, são ações possíveis, exceto
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Q59828 - ACAFE Administrador Escolar 2017

A educação das relações étnico-raciais/ERER tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos sociais, políticos, econômicos, dos direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos étnico-raciais e sociais.” Nesse sentido, todas as alternativas estão corretas, exceto a:

Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina – 2014 p.66/67. 

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