Q211303 - VUNESP Juiz de Direito 2018
Um Município, ao promover a reintegração de posse de área pública, observando os requisitos previstos em lei municipal, cadastrou as famílias que ocupavam irregularmente a área, a fim de conceder-lhes auxílio aluguel provisório. Nos termos do artigo 3o da Lei municipal, o valor do benefício é de R$ 300,00 (trezentos reais) por família, a ser transferido pelo período estimado de 24 (vinte e quatro) meses, prorrogáveis a critério do Chefe do Poder Executivo municipal. Associação das famílias instaladas na localidade, contudo, impetrou Mandado de Segurança e, liminarmente, pleiteou que o Município fosse compelido a efetuar pagamento de, pelo menos, R$ 500,00 (quinhentos reais) por família, valor que supostamente equivaleria ao valor médio de aluguel residencial em área próxima àquela objeto da reintegração. Nesse caso, à associação dos ocupantes da área pública
A)não assiste razão porque, no caso, não é possível afirmar a existência de ilegalidade na atuação em concreto do Município.
B)assiste razão, porque ao preestabelecer valor fixo a título de aluguel social, a lei municipal é inconstitucional por ferir os princípios da razoabilidade e proporcionalidade.
C)assiste razão, devendo ser judicialmente garantida efetividade ao direito constitucional à moradia, independentemente da comprovação da veracidade e razoabilidade do valor do benefício pleiteado na ação mandamental.
D)não assiste razão porque, de acordo com o princípio da separação dos poderes, não compete ao Poder Judiciário examinar a constitucionalidade de lei municipal produto do exercício de competência discricionária típica dos Poderes Executivo e Legislativo.
E)não assiste razão porque a decisão quanto ao pagamento de benefício assistencial e respectivo valor deve decorrer de decisão do Poder Executivo municipal, fundada em critérios orçamentários, limitados pela reserva do possível, os quais não cabe ao Poder Judiciário perscrutar.
Responder
Q212834 - VUNESP Advogado 2017
Segundo a Lei do Mandado de Segurança,
A)do indeferimento da inicial pelo juiz de primeiro grau caberá agravo por instrumento e, quando a competência para o julgamento do mandado de segurança couber originariamente a um dos tribunais, do ato do relator caberá agravo regimental para o órgão competente do tribunal que integre.
B)da decisão do juiz de primeiro grau que conceder ou denegar a liminar caberá agravo regimental.
C)não será concedida medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza.
D)o pedido de mandado de segurança não poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
E)a sentença que conceder o mandado de segurança não poderá ser executada provisoriamente, salvo nos casos em que for vedada a concessão da medida liminar.
Responder
Q212898 - VUNESP Analista Jurídico 2018
Com relação ao Mandado de Segurança, assinale a alternativa correta.
A)O mandado de segurança coletivo induz litispendência para as ações individuais.
B)A denegação da segurança, com análise de mérito, não impede que o requerente, em ação própria, pleiteie seus direitos e os respectivos efeitos patrimoniais.
C)Os efeitos da coisa julgada do mandado de segurança coletivo beneficiarão o impetrante a título individual, independentemente de qualquer providência.
D)O pedido poderá ser renovado dentro do prazo decadencial, se a decisão denegatória não lhe houver apreciado o mérito.
E)Cabe contra atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedades de economia mista e de concessionárias de serviço público.
Responder
Q212899 - VUNESP Procurador 2018
De acordo com a Lei n° 12.016/2009, que disciplina o Mandado de Segurança, assinale a alternativa correta.
A)Da decisão concessiva ou denegatória de liminar em Mandado de Segurança caberá agravo retido.
B)Da decisão do relator que conceder a segurança caberá Recurso Especial ou Recurso Extraordinário.
C)Constatando o relator a falta de algum requisito legal, deverá conceder prazo para que o impetrante a emende.
D)Não se concederá Mandado de Segurança de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução.
E)O ingresso de litisconsorte passivo não será admitido após o despacho da petição inicial.
Responder
Q212949 - CESGRANRIO Profissional Júnior - Direito 2018
Nos termos da lei regente do Mandado de Segurança, não será concedida medida liminar que tenha por objeto a
A)suspensão de ato administrativo
B)concessão de medicamentos
C)compensação de créditos tributários
D)liberação de sanção disciplinar
E)expedição de certidão
Responder
Q212952 - FCC Auditor Fiscal da Receita Estadual 2018
A)admite medida liminar que tenha por objeto a compensação de créditos tributários, a entrega de mercadorias e bens provenientes do exterior, a reclassificação ou equiparação de servidores públicos e a concessão de aumento ou a extensão de vantagens ou pagamento de qualquer natureza; o contrário afrontaria o princípio constitucional da inafastabilidade da jurisdição.
B)é sucedâneo de recurso, quando a parte tenha perdido o prazo para sua interposição, desde que respeitado o prazo de cento e vinte dias do ato recorrido.
C)pode ser impetrado ainda que haja necessidade de dilação probatória, pela possibilidade de obtenção de liminar imediata, como tutela de urgência.
D)poderá ter seu pedido renovado dentro do prazo decadencial, mesmo que a decisão denegatória lhe tenha apreciado o mérito.
E)não será concedido quando se tratar de ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução, entre outras hipóteses, não cabendo também contra os atos de gestão comercial praticados pelos administradores de empresas públicas, de sociedade de economia mista e de concessionárias de serviço público.
Responder
Q212959 - CESPE Assistente Administrativo 2018
Em relação a mandado de segurança, assinale a opção correta.
A)Mandado de segurança é cabível contra atos de gestão empresarial praticados pelos administradores de empresa pública.
B)Órgãos de partidos políticos são equiparados a autoridades públicas para fins de mandado de segurança.
C)Mandado de segurança é utilizado tão somente para fazer cessar lesão a direito líquido e certo, mas nunca para evitar que tal lesão efetivamente ocorra.
D)Direito líquido e certo pode ser objeto de dilação probatória nos autos de mandado de segurança.
E)É cabível mandado de segurança contra decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo.
Responder
Q213210 - FCC Oficial de Diligência 2015
Em relação ao mandado de segurança, é INCORRETO afirmar:
A)Quando o direito ameaçado ou violado couber a várias pessoas, qualquer delas poderá requerer o mandado de segurança.
B)Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data , sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade.
C)Não se concederá mandado de segurança quando se tratar de decisão judicial transitada em julgado.
D)Não se concederá mandado de segurança quando se tratar de decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo.
E)Considera-se autoridade coatora exclusivamente aquela que tenha praticado o ato impugnado.
Responder