Disciplinas Legislação Estadual Lei nº 10.177 de 1998 - processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual Questões de concursos sobre "Lei nº 10.177 de 1998 - processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual" | Legislação Estadual - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei nº 10.177 de 1998 - processo administrativo no âmbito da Administração Pública Estadual que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q202862 - VUNESP Analista de Suporte 2018
Nos termos da Lei Estadual n° 10.177/1998, a respeito do
direito de petição, assinale a alternativa correta.
A)É assegurado a qualquer pessoa física, sem o pagamento
de taxas, e à jurídica, mediante pagamento das
custas a serem definidas pelo respectivo órgão público
B)Em nenhuma hipótese, a Administração poderá recusar-se
a protocolar a petição, sob pena de responsabilidade
do agente.
C)É instrumento legal contra ilegalidade ou abuso de
poder e para a defesa de direitos, garantido, exclusivamente,
a todo aquele que comprovar sua condição
de cidadão brasileiro.
D)As entidades associativas poderão exercê-lo, em defesa
dos direitos dos seus membros, independentemente
de autorização de seus estatutos.
E)O legitimado a exercê-lo deverá comprovar sua capacidade
postulatória para defender seu interesse
próprio ou de terceiros.
Responder
Q203250 - VUNESP Analista Administrativo - Direito 2010
Considerando o disposto na Lei do Processo Administrativo do Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta.
A)O Decreto do Governador é o ato administrativo competente que poderá prever infrações ou prescrever sanções.
B)A motivação do ato no procedimento administrativo poderá consistir na remissão a pareceres ou manifestações nele proferidos.
C)A publicação dos atos de conteúdo normativo poderá ser resumida.
D)Em nenhuma hipótese, as autoridades superiores poderão delegar a seus subordinados a prática de atos de sua competência.
E)Contra decisões tomadas originariamente pelo Governador do Estado, não caberá recurso ou pedido de reconsideração.
Responder
Q203279 - FCC Analista em Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas 2010
A legislação estadual que regula o procedimento administrativo estabelece que
A)apenas o sujeito passivo do ato administrativo possui legitimidade para recorrer da prática do ato.
B)a impugnação do ato administrativo junto à autoridade hierarquicamente superior àquela que o praticou constitui pré-requisito para impetração de mandado de segurança.
C)os atos preparatórios ou de mero expediente são passíveis de recurso sem efeito suspensivo.
D)a Procuradoria Geral do Estado possui legitimidade para recorrer de ato administrativo que contrarie súmula administrativa ou despacho do governador.
E)os atos praticados pelo Governador do Estado não são passíveis de recurso ou de pedido de reconsideração.
Responder
Q203358 - ESAF Analista de Finanças e Controle 2009
Em relação ao procedimento administrativo, no âmbito da Administração Pública Estadual de São Paulo, regulado pela Lei n. 10.177/98, assinale o item correto.
A)Nos procedimentos administrativos observar-se-ão, entre outros requisitos de validade, a igualdade entre os administrados e o devido processo legal, sendo prescindível a ouvida do administrado (interessado).
B)Todos os sujeitos que forem afetados por decisão administrativa podem recorrer em defesa de interesse ou direito, independentemente de terem participado do procedimento administrativo.
C)O órgão ou entidade da Administração estadual que necessitar de informações de outro para instrução de procedimento administrativo, deve requisitá-las mediante ofício, com observância da vinculação hierárquica.
D)Os procedimentos serão impulsionados e instruídos de ofício, ou seja, necessitam de manifestação do interessado para sua tramitação, sendo primado pelo formalismo em seu curso.
E)O Estado de São Paulo pode se recusar à expedição de certidão, em despacho imotivado, sobre atos, contratos, decisões ou pareceres constantes de registros ou autos de procedimentos, quando a informação solicitada colocar em comprovado risco a segurança da sociedade ou do Estado.
Responder
Q203384 - FCC Procurador do Estado 2009
Em relação aos atos administrativos praticados pelo Estado de São Paulo é correto afirmar:
A)É incabível a produção de prova pericial no curso de processo administrativo de invalidação.
B)O parecer jurídico elaborado em exame de minutas de edital de licitação é obrigatório, mas não é vinculante para a autoridade administrativa.
C)Com base na autoexecutoriedade do ato administrativo, a Administração poderá iniciar atuação material relacionada com a esfera jurídica dos particulares sem que seja necessária prévia expedição de ato administrativo que lhe dê fundamento.
D)Mesmo na hipótese de competência indelegável, será possível a convalidação do ato administrativo.
E)Não é viável a anulação dos atos inválidos se eles forem passíveis de convalidação.
Responder
Q203717 - PC-SP Delegado de Polícia 2012
De acordo com a Lei 10.177/98, que regula os atos e procedimentos administrativos no âmbito da Administração Pública do Estado de São Paulo, o Delegado de Polícia pode baixar
A)Resolução Substitutiva.
B)Resolução
C)Deliberação
D)Decreto Interno
E)Portaria.
Responder
Q203976 - VUNESP Advogado 2008
Assinale a alternativa que contém uma afirmação verdadeira sobre o procedimento administrativo objetivando a reparação de danos no âmbito da Administração do Estado de São Paulo.
A)O protocolo do requerimento suspende por três anos a prescrição da ação de responsabilidade contra o Estado.
B)O pagamento da indenização deve incluir os juros moratórios, mas não incluirá honorários advocatícios.
C)A decisão administrativa que concluir pela responsabilidade do Estado implicará, por via de conseqüência, na imediata responsabilização do agente público causador do dano.
D)Na hipótese de condenação definitiva do Estado ao ressarcimento de danos, o Procurador Geral do Estado deverá ser comunicado, no prazo de 30 dias, sob pena de responsabilidade do servidor omisso.
E)O procedimento administrativo de reparação de danos aplica-se às entidades descentralizadas, observada a respectiva estrutura administrativa.
Responder
Q203977 - VUNESP Advogado 2008
Sobre os procedimentos administrativos regulados pela Lei n.o 10.177/98, é correto afirmar que
A)para atendimento dos princípios previstos na lei, são assegurados às partes o direito de emitir manifestação, de oferecer provas, exceto o acompanhamento da sua produção, de obter vista e de recorrer.
B)somente poderão ser recusadas, mediante decisão fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilícitas, impertinentes, desnecessárias ou protelatórias.
C)os procedimentos serão impulsionados e instruídos por vontade das partes, atendendo-se à celeridade e economia processual.
D)o comparecimento à consulta pública não confere, por si, a condição de interessado no processo, nem implica no direito de obter da Administração resposta fundamentada.
E)o prazo máximo para decisão de requerimentos de qualquer espécie apresentados à Administração será de 90 dias, se outro não for legalmente estabelecido.
Responder
Q204385 - VUNESP Analista de planejamento e orçamento - apo 2013
Assinale a alternativa correta a respeito dos recursos, conforme disposto na Lei de Procedimentos Administrativos do Estado de São Paulo (Lei n.º 10.177/98)
A)Esgotados os recursos, a decisão final tomada em procedimento administrativo formalmente regular não poderá ser modificada pela Administração, salvo por decisão de responsabilidade pessoal do Governador
B)Serão objeto de agravo de instrumento, na esfera administrativa, os atos de mero expediente ou preparatórios de decisões
C)Salvo disposição legal em contrário, o prazo para apresentação de recurso ou pedido de reconsideração será de 30 (trinta) dias contados da publicação ou notificação do ato
D)Em atendimento ao princípio da supremacia do interesse público, em nenhuma hipótese o recurso administrativo será recebido no efeito suspensivo, mas somente no devolutivo.
E)À Procuradoria Geral do Estado compete recorrer, de ofício, de decisões que contrariarem Súmula Administrativa ou Despacho Normativo do Governador do Estado.
Responder
Q204386 - VUNESP Analista de planejamento e orçamento - apo 2013
Entre outros atos administrativos, a Lei n.º 10.177/98 prevê como atos de competência privativa a Resolução e, de competência comum, a Portaria. Assim sendo, assinale a alternativa que apresenta corretamente autoridades competentes para expedir, respectivamente, esses tipos de atos
A)O Governador e Secretários de Estado.
B)Promotores de Justiça e autoridades policiais.
C)Dirigentes das Entidades descentralizadas e Reitores das Universidades.
D)Secretários de Estado e Diretores de Serviço.
E)Procurador Geral do Estado e órgãos colegiados.
Responder