Disciplinas Legislação Estadual Lei Complementar nº 412, de 26 de junho de 2008 (Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina) Questões de concursos sobre "Lei Complementar nº 412, de 26 de junho de 2008 (Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina)" | Legislação Estadual - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei Complementar nº 412, de 26 de junho de 2008 (Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q202944 - FEPESE Analista - Economia 2014
Verificada a acumulação ilegal de cargos, funções
ou empregos, o servidor, provada a sua boa fé, será
obrigado a optar por um dos cargos.
Assinale a alternativa que corresponde corretamente
ao prazo de opção.
A)15 dias
B)20 dias
C)45 dias
D)30 dias
E)90 dias
Responder
Q203274 - FEPESE Analista financeiro (instituições financeiras) 2010
Conforme a Lei Complementar nº412, de 26 de junho de 2008, é correto afirmar:
A)O servidor pertencente a outro ente da Federação, quando cedido a poder ou órgão do Estado de Santa Catarina, com ou sem ônus, permanecerá vinculado ao seu regime de origem.
B)Considera-se dependente para os fins de Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina o filho solteiro menor de 24 (vinte e quatro) anos.
C)Ocorre perda da condição de segurado do Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina na hipótese de doença grave.
D)A contribuição previdenciária será devida ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina pelos segurados e pensionistas, com alíquota de 8% (oito por cento) calculada sobre o salário de contribuição.
E)A contribuição previdenciária não incide sobre a gratificação natalina.
Responder
Q203982 - FEPESE Advogado 2013
De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação ao auxílio reclusão.
A)O auxílio-reclusão será concedido apenas ao cônjuge do segurado-detento ou recluso.
B)Em caso de fuga do segurado preso, o benefício será reduzido em cinquenta por cento.
C)O auxílio-reclusão será devido a contar da data em que o segurado for preso ou considerado recluso.
D)Se o segurado-detento ou preso vier a falecer na prisão, o benefício será transformado em pensão por morte.
E)O cumprimento da pena em regime aberto não altera o pagamento do benefício do auxílio-reclusão
Responder
Q203983 - FEPESE Advogado 2013
De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta .
A)Os cartórios de registro civil do Estado de Santa Catarina deverão comunicar ao IPREV os óbitos registrados até o quinto dia útil do mês subsequente ao do evento.
B)É permitida a percepção cumulativa de pensão previdenciária com pensão concedida graciosamente em virtude de lei estadual, desde que respeitado o teto constitucional.
C)Os proventos de aposentadoria são refexo direto do salário contribuição, podendo excepcionalmente serem fxados em valor inferior ao salário mínimo nacional.
D)Aos inativos e pensionistas será paga gratifcação natalina equivalente ao valor dos proventos ou da pensão por morte, referentes a 1/12 do benefício percebido durante o ano.
E)Os proventos de aposentadoria e as pensões previdenciárias, por ocasião de suas concessões, poderão exceder à remuneração do servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referência para a concessão da pensão por morte.
Responder
Q203984 - FEPESE Advogado 2013
De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, os procedimentos de auditoria previdenciária compreendem: 1. fscalização quanto ao cumprimento da legislação previdenciária, no âmbito da sua competência, cabendo-lhe representar ao órgão competente na hipótese de constatação de irregularidade. 2. controle da arrecadação previdenciária. 3. fscalização da cobrança de débitos lançados. Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas .
A)É correta apenas a afrmativa 1.
B)É correta apenas a afrmativa 3.
C)São corretas apenas as afrmativas 1 e 3.
D)São corretas apenas as afrmativas 2 e 3.
E)São corretas as afrmativas 1, 2 e 3.
Responder
Q203986 - FEPESE Advogado 2013
De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, para compor o Conselho Fiscal, os membros deverão satisfazer as seguintes condições: 1. ser segurado do regime geral de previdência e estável. 2. possuir formação em curso superior e experiência na área de administração pública. 3. não haver incorrido em falta apurada em processo administrativo ou condenação criminal. Assinale a alternativa que indica todas as afrmativas corretas .
A)É correta apenas a afrmativa 1.
B)É correta apenas a afrmativa 3.
C)São corretas apenas as afrmativas 1 e 3.
D)São corretas apenas as afrmativas 2 e 3.
E)São corretas as afrmativas 1, 2 e 3.
Responder
Q203988 - FEPESE Advogado 2013
Assinale a alternativa correta sobre o salário contribuição previsto no Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina.
A)Todas as rubricas que forem percebidas pelo segurado durante a atividade remunerada deverão compor o salário contribuição.
B)As diárias para viagens percebidas de forma usual e que extrapolarem cinquenta por cento do valor do vencimento do segurado integraram a base de cálculo do salário contribuição.
C)As parcelas remuneratórias pagas em decorrência do local de trabalho estão excluídas da base de cálculo do salário contribuição, podendo o segurado optar pela sua inclusão.
D)A indenização de transporte paga pelo empregador, quando o serviço for prestado em local não coberto por transporte público, poderá compor a base de cálculo do salário contribuição, caso não seja disponibilizada a condução gratuita do segurado.
E)O abono de permanência não concedido ao segurado durante a atividade poderá ser compensado com a contribuição previdenciária devida sobre a parte que exceder ao dobro do benefício previdenciário pago pelo regime geral
Responder
Q203990 - FEPESE Advogado 2013
Em relação ao Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, as contribuições previdenciárias recolhidas em atraso sujeitarão o devedor ao pagamento do acréscimo de:
A)juros de 1% ao mês e multa de 2% do valor do débito, além de atualização monetária de acordo com a variação do INPC ou pelo índice que vier a substituí-lo.
B)juros de 1% ao mês e multa de 10% do valor do débito, além de atualização monetária de acordo com a variação do INPC ou pelo índice que vier a substituí-lo.
C)juros de 1% ao mês e multa de até 15% do valor do débito, além de atualização monetária de acordo com o índice utilizado pela fazenda pública na cobrança de seus ativos.
D)juros de 0,5% ao mês e multa de 10% do valor do débito, além de atualização monetária de acordo com o índice utilizado pela fazenda pública na cobrança de seus ativos
E)juros de 0,5% ao mês e multa de 2% do valor do débito, além de atualização monetária de acordo com a taxa Selic ou pelo índice que vier a substituí-la.
Responder
Q203992 - FEPESE Advogado 2013
De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assi- nale a alternativa correta em relação ao abono de permanência.
A)O segurado obrigatório do regime próprio que se aposentar voluntariamente terá direito ao abono de permanência até a data em que completaria setenta anos.
B)O pagamento do abono de permanência é de responsabilidade do fundo especial fnanceiro.
C)O regime próprio de previdência poderá criar regras próprias para a concessão de abono de permanência.
D)O pagamento do abono de permanência será devido ao segurado, automaticamente, a partir do cumprimento dos requisitos para obtenção do benefício de aposentadoria compulsória.
E)O recebimento do abono de permanência pelo servidor que cumpriu a todos os requisitos para a obtenção de aposentadoria voluntária não constitui impedimento à concessão de aposentadoria de acordo com outra regra vigente.
Responder
Q203994 - FEPESE Advogado 2013
De acordo com o Regime Próprio de Previdência dos Servidores do Estado de Santa Catarina, assinale a alternativa correta em relação à aposentadoria voluntária.
A)Os requisitos de idade e de tempo de contribuição serão reduzidos em cinco anos, para os professores.
B)Na aposentadoria por idade, deverá o segurado comprovar sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade e trinta de contribuição, se mulher.
C)Na aposentadoria voluntária por idade, dentre os requisitos necessários, deverá o segurado ter cumprido tempo mínimo de dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria
D)A aposentadoria voluntária por idade será devida ao segurado desde que, cumprido tempo mínimo de quinze anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, conte com sessenta anos de idade, se homem, e cinquenta e cinco anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição.
E)A aposentadoria voluntária por tempo de contribuição e idade será devida ao segurado que conte com, no mínimo, dez anos de efetivo exercício no serviço público e cinco anos no cargo efetivo em que se dará a aposentadoria, sessenta anos de idade e trinta e cinco de contribuição, se homem, e trinta anos de contribuição, se mulher.
Responder