Disciplinas Legislação do Ministério Público Lei Complementar nº 12, de 18 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica Estadual do Ministério Público do Estado do Piauí) Questões de concursos sobre "Lei Complementar nº 12, de 18 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica Estadual do Ministério Público do Estado do Piauí)" | Legislação do Ministério Público - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei Complementar nº 12, de 18 de dezembro de 1993 (Lei Orgânica Estadual do Ministério Público do Estado do Piauí) que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q194609 - CESPE Promotor de Justiça 2012
Assinale a opção correta a respeito das funções institucionais do MP.
A)Quando a atuação do delegado for incompleta, o MP poderá presidir inquéritos policiais.
B)As funções institucionais do MP podem ser exercidas por pessoas não integrantes da carreira mediante autorização expressa do respectivo procurador-geral.
C)O MP é o titular da ação penal pública.
D)Entre as funções do MP não se inclui a defesa judicial e extrajudicial dos direitos e interesses das populações indígenas, incumbência essa a cargo da AGU.
E)É taxativo o rol das funções institucionais do MP previstas no texto constitucional.
Responder
Q194610 - CESPE Promotor de Justiça 2012
No tocante aos princípios institucionais do MP, assinale a opção correta.
A)De acordo com a doutrina dominante, com fundamento no princípio da independência funcional, não há óbice a que um membro do MP assuma posicionamento contrário ao adotado pelo seu antecessor na mesma relação processual.
B)O caráter dos princípios institucionais do MP consagrados na CF não é normativo, em razão da sua abstração e da ausência dos pressupostos fáticos aptos a delimitar a sua aplicação.
C)O princípio da unidade, segundo o qual o MP constitui uma instituição única, autoriza que integrantes do MP do trabalho exerçam, em situações excepcionais, atribuições inerentes aos MPEs e vice-versa.
D)Se dois membros do MP assumirem posições divergentes em relação ao mesmo fato, o princípio da unidade cederá lugar ao princípio prevalente da independência funcional.
E)Segundo a jurisprudência do STF, o MP que atua junto aos tribunais de contas, em razão da sua peculiar natureza jurídica, não está sujeito ao princípio da unidade.
Responder
Q194701 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
Quanto aos órgãos de Administração do Ministério Público, podemos afirmar que:
A)os Ministérios Públicos dos Estados formarão lista sêxtupla, dentre integrantes da carreira, na forma da lei específica, para escolha de seu Procurador-Geral, que será nomeado pelo Chefe do Poder Executivo, para mandato de dois anos, vedada a recondução.
B)o Colégio de Procuradores é composto por cinco Procuradores de Justiça.
C)o Corregedor-Geral do Ministério Público será eleito pelos Promotores de Justiça e pelos Procuradores de Justiça, para mandato de dois anos, permitida uma recondução.
D)as Promotorias de Justiça poderão ser judiciais ou extrajudiciais, especializadas, gerais ou cumulativas.
E)os Procuradores de Justiça civis e criminais, que oficiem junto ao mesmo Tribunal, reunir-se-ão para fixar orientações jurídicas, com caráter vinculativo, após aprovado pelo Colégio de Procuradores.
Responder
Q194702 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
Quanto aos princípios relativos ao Ministério Público, assinale a alternativa correta.
A)A indivisibilidade significa que os integrantes da carreira podem ser substituídos, uns pelos outros, desde que da mesma carreira, segundo prescrições legais.
B)O princípio da independência funcional se refere aos aspectos administrativos do desempenho funcional do membro do Ministério Público, porém não está relacionado com questões jurídicas referentes à sua atividade funcional.
C)O princípio da unidade significa, basicamente, que os membros do Ministério Público integram um só órgão, sob a direção do Conselho Nacional do Ministério Público.
D)A partir do princípio da unidade, foi deduzida a doutrina do promotor natural.
E)O princípio da independência funcional pode ser suprimido em virtude de decisões do Procurador Geral.
Responder
Q194703 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
Em relação às funções e à estrutura do Ministério Público, assinale a afirmativa correta.
A)O Ministério Público abrange o Ministério Público da União, os Ministérios Públicos dos Estados e os Ministérios Públicos junto aos Tribunais de Contas.
B)O Ministério Público da União compreende o Ministério Público Federal, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público Militar e o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.
C)Leis ordinárias da União e dos Estados, cuja iniciativa é facultada aos respectivos Procuradores-Gerais, estabelecerão a organização, as atribuições e o estatuto de cada Ministério Público.
D)Os Procuradores-Gerais, nos Estados e no Distrito Federal e Territórios, poderão ser destituídos por deliberação de três quintos dos membros do respectivo Poder Legislativo, observado o disposto em lei.
E)O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Congresso Nacional.
Responder
Q194704 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
Quanto aos deveres e às vedações dos membros do Ministério Público, é incorreto afirmar que:
A)membros do Ministério Público são proibidos de exercer atividade político-partidária.
B)é vedado ao membro do Ministério Público exercer, ainda que em disponibilidade, qualquer outra função, salvo a de magistério.
C)é vedado ao membro do Ministério Público o exercício da advocacia, exceto em causa própria.
D)é vedado ao membro do Ministério Público manifestar-se, por qualquer meio de comunicação, sobre assunto pertinente a seu ofício, salvo quando autorizado pelo Procurador- Geral de Justiça.
E)é dever do membro do Ministério Público identificar-se em suas manifestações funcionais.
Responder
Q194705 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
Em relação às garantias e prerrogativas dos membros do Ministério Público, assinale a alternativa incorreta.
A)Aos membros do Ministério Público é assegurada a inamovibilidade, salvo por motivo de interesse público.
B)O membro vitalício do Ministério Público somente perderá o cargo por sentença judicial transitada em julgado, proferida em ação penal própria, nos casos de prática de crime incompatível com o exercício do cargo.
C)Constitui prerrogativa do membro do Ministério Público ser processado e julgado originariamente pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a exceção constitucional.
D)Constitui prerrogativa do membro do Ministério Público ser custodiado ou recolhido à prisão domiciliar ou à sala especial de Estado Maior, por ordem e à disposição do Tribunal competente, quando sujeito a prisão antes do julgamento final.
E)Constitui prerrogativa do membro do Ministério Público receber o mesmo tratamento jurídico e protocolar, dispensados aos membros do Poder Judiciário junto aos quais oficiem.
Responder
Q194706 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
São atribuições do Promotor de Justiça, em matéria de fundações: 1) exercer a fiscalização do funcionamento das fundações, salvaguardando a sua estrutura jurídica e estatutária e promover a extinção nos casos previstos em lei. 2) visitar regularmente as fundações fiscalizadas, atuando como interventor das fundações em que sejam detectadas irregularidades. 3) promover, na forma da lei, a cassação de declaração de utilidade pública de fundação. 4) examinar balanços e demonstrativos de resultados das fundações. 5) fiscalizar todas as fundações instituídas pelo Estado e Município exceto as de direito privado. Estão corretas apenas:
A)1, 2, 3 e 4
B)1, 3 e 4
C)2, 3 e 4
D)2 e 5
E)1, 4 e 5
Responder
Q194707 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
Compete aos Promotores de Justiça, exceto:
A)atender a qualquer pessoa do povo, desde que acompanhada de advogado, e adotar as providências cabíveis.
B)assistir à instrução criminal, intervindo em todos os termos de qualquer processo penal.
C)examinar, em qualquer repartição policial, autos dos flagrantes, livros de ocorrências e quaisquer registros policiais, podendo copiar peças e tomar apontamentos.
D)requerer prisão preventiva nos termos da lei.
E)promover diligências e requisitar documentos, certidões e informações a qualquer repartição pública, ressalvadas as hipóteses legais de sigilo e segurança nacional.
Responder
Q194708 - NUCEPE Analista Administrativo 2009
Compete ao Colégio de Procuradores de Justiça: 1) eleger o Corregedor Geral do Ministério Público. 2) julgar recurso com efeito, meramente, devolutivo contra decisão de vitaliciamento, ou não, de membro do Ministério Público. 3) recomendar ao Corregedor do Ministério Público a instauração de procedimento administrativo disciplinar contra membro da Instituição. 4) aprovar a proposta orçamentária anual do Ministério Público, elaborada pela Procuradoria de Justiça, bem como os projetos de criação, modificações e extinção de cargos e serviços auxiliares. 5) rever, mediante requerimento de interessado, decisão de arquivamento de inquérito policial ou peças de informação determinada pelo Procurador Geral de justiça, nos casos de sua atribuição originária. Estão corretas apenas:
A)1, 2, 3 e 4
B)1, 3, 4 e 5
C)2, 3 e 5
D)1, 2 e 4
E)2 e 4
Responder