Disciplinas Legislação de Trânsito Pedestres e condutores de veículos não motorizados Questões de concursos sobre "Pedestres e condutores de veículos não motorizados" | Legislação de Trânsito - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Pedestres e condutores de veículos não motorizados que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q192829 - FGV Analista de Trânsito 2013
O respeito ao pedestre e aos ciclistas é princípio fundamental de educação e de segurança no trânsito. O Código de Trânsito Brasileiro classifica como gravíssima a infração de deixar de dar preferência de passagem a pedestre (e/ou a veículo não motorizado) nos seguintes casos: I. Que se encontre na faixa a ele destinada. II. Que não haja concluído a travessia mesmo que ocorra sinal verde para o veículo. III. Portadores de deficiência física, crianças, idosos e gestantes. Assinale:
A)se apenas a infração II for gravíssima.
B)se apenas as infrações II e III forem gravíssimas.
C)se apenas as infrações I e III forem gravíssimas.
D)se apenas as infrações I e II forem gravíssimas.
E)se todas as infrações forem gravíssimas.
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Q192946 - FUNCAB Analista de Trânsito 2010
Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, o ciclista desmontado empurrando a bicicleta deverá:
A)circular pelos bordos da pistaemfila dupla.
B)deslocar-se por entre os carros.
C)atravessar quando o semáforo estiver indicando a cor verde para os pedestres.
D)circular pela contramão da via.
E)evitar ruas e avenidas movimentadas.
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Q192963 - FUNRIO Policial Rodoviário Federal - Superior 2009
É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. Em relação aos pedestres e aos condutores de veículos não motorizados é correto afirmar que
A)nas áreas rurais, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, e também em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida
B)nas vias urbanas, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de pedestres, na pista de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento de veículos, e também em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
C)nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, deverá ser previsto passeio destinado à circulação dos pedestres, que deverão, nessas condições, usar o acostamento.
D)onde não houver obstrução da calçada ou da passagem para pedestres, o órgão ou entidade com circunscrição sobre a via deverá assegurar a devida sinalização e proteção para circulação de pedestres.
E)o ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
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Q192966 - FUNRIO Policial Rodoviário Federal - Superior 2009
O trânsito de qualquer natureza nas vias terrestres do território nacional, abertas à circulação, rege-se pelo Código de Trânsito Brasileiro instituído pela lei n º 9.503, de 23 de setembro de 1997. Assim, é correto afirmar que:
A)O trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Estadual de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.
B)Os órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito respondem, no âmbito das respectivas competências, objetivamente, sendo necessária a comprovação de culpa, por danos causados aos cidadãos em virtude de ação, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exercício do direito do trânsito seguro.
C)Os órgãos e entidades de trânsito pertencentes ao Sistema Nacional de Trânsito darão prioridade em suas ações à defesa da vida, não incluindo neste caso a preservação da saúde e do meio-ambiente.
D)Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, conduzidos ou não, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga ou descarga.
E)As disposições deste Código são aplicáveis a qualquer veículo, bem como aos proprietários, condutores dos veículos nacionais ressalvados os veículos estrangeiros e as pessoas nele expressamente mencionadas.
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Q193080 - CONSULPLAN Técnico Judiciário - Segurança e Transporte 2017
Segundo o CTB, assinale a alternativa INCORRETA.
A)O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
B)É assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos
das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente permitir a utilização de parte da calçada para
outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres.
C)Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de
pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única,
exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
D)Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de
pedestres, na pista de rolamento, será feita sem prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, no
mesmo sentido ao deslocamento de veículos, exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a
segurança ficar comprometida.
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Q193090 - FCC Agente de Apoio - Motorista Segurança 2013
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, com relação aos pedestres e condutores de veículos não motorizados,
é correto afirmar:
A)O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se
aos veículos em direitos e deveres.
B)Para cruzar a pista de rolamento, o pedestre, onde
não houver faixa ou passagem a ele destinada, deverá
efetuar o cruzamento da via em sentido longitudinal
ao de seu eixo.
C)Nas vias rurais, quando não houver acostamento, a
circulação de pedestres, na pista de rolamento, será
feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos
da pista, em fila única, no mesmo sentido do deslocamento
dos veículos, exceto em locais proibidos
pela sinalização e nas situações em que a segurança
ficar comprometida.
D)Os pedestres, nas intersecções e em suas proximidades,
onde não existam faixas de travessia, devem
atravessar a via na continuação da calçada,
sendo que, iniciada a travessia, poderão aumentar o
seu percurso.
E)Nas vias rurais, quando não houver acostamento, a
circulação de pedestres, na pista de rolamento, será
feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos
da pista, em fila única, em sentido contrário ao deslocamento
dos veículos, exceto em locais proibidos
pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
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Q193151 - MS CONCURSOS Agente de trânsito 2016
Conforme o CTB, art. 69, para cruzar a pista de rolamento, o pedestre tomará precauções de
segurança, levando em conta, principalmente, a visibilidade, a distância e a velocidade dos veículos,
utilizando sempre as faixas ou passagens a ele destinadas sempre que estas existirem numa distância de
até cinquenta metros dele, observada a seguinte disposição:
A)Para atravessar uma passagem sinalizada para pedestres ou delimitada por marcas sobre a pista: Onde houver
foco de pedestres, obedecer às indicações das luzes. Onde não houver foco de pedestres, aguardar que o
semáforo ou o agente de trânsito interrompa o fluxo de veículos.
B)Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim não terão prioridade
de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do
CTB.
C)Nas interseções e em suas proximidades, onde não existam faixas de travessia, os pedestres devem atravessar
a via na continuação da calçada, observadas as seguintes normas: Deverão adentrar na pista sem antes se
certificar de que podem fazê-lo sem obstruir o trânsito de veículos.
D)Uma vez iniciada a travessia de uma pista, os pedestres deverão aumentar o seu percurso, não demorar-se ou
parar sobre ela sem necessidade.
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Q193190 - INCP Agente de trânsito 2011
Reza o Código de Trânsito Brasileiro que: é assegurada ao pedestre a utilização dos passeios ou passagens
apropriadas das vias urbanas e dos acostamentos das vias rurais para circulação, podendo a autoridade competente
permitir a utilização de parte da calçada para outros fins, desde que não seja prejudicial ao fluxo de pedestres. Neste
sentido, é incorreto afirmar que:
A)O ciclista desmontado empurrando a bicicleta equipara-se ao pedestre em direitos e deveres.
B)Nas áreas urbanas, quando não houver passeios ou quando não for possível a utilização destes, a circulação de
pedestres na pista de rolamento será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única,
exceto em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que a segurança ficar comprometida.
C)Nas vias rurais, quando não houver acostamento ou quando não for possível a utilização dele, a circulação de
pedestres, na pita de rolamento, será feita com prioridade sobre os veículos, pelos bordos da pista, em fila única, em
sentido contrário ao deslocamento de veículos, inclusive em locais proibidos pela sinalização e nas situações em que
a segurança ficar comprometida.
D)Nos trechos urbanos de vias rurais e nas obras de arte a serem construídas, devera ser previsto passeio destinado à
circulação dos pedestres, que não deverão, nessas condições, usar o acostamento.
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Q193228 - COPESE - UFPI Guarda Municipal 2015
Quanto aos pedestres e condutores de veículos não motorizados, pode-se afirmar:
A)Nas áreas urbanas, não havendo passeio ou quando houver impossibilidade de utilizá-los, a circulação de
pedestres sempre será feita pelos bordos da pista.
B)Nas áreas rurais, não havendo acostamento ou quando não for possível utilizá-lo, a circulação de pedestre
sempre ocorrerá em fila única e em sentido contrário ao deslocamento de veículos.
C)Onde não houver faixa ou passagem, o cruzamento da via pelo pedestre poderá ser feito em qualquer
sentido relativamente ao seu eixo.
D)Em nenhuma situação, o ciclista será equiparado ao pedestre, em direitos e deveres, no que tange à
aplicação do Código de Trânsito Brasileiro.
E)Ao cruzar a pista de rolamento, o pedestre utilizará sempre as faixas ou passagens a ele destinadas,
sempre que elas existirem numa distância de até cinquenta metros dele e levará em conta a visibilidade, a
distância e a velocidade dos veículos, para fazê-lo.
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Q193441 - IPAD Guarda Municipal 2014
Acerca da cidadania no trânsito, e incorreto afirmar que:
A)E dever do cidadão transitar sem constituir perigo ou obstáculo para os demais elementos do trânsito.
B)O cidadão tem o direito de utilizar vias seguras e sinalizadas. Em caso de sinalização deficiente ou inexistente, a autoridade com jurisdição sobre a via deve responder e ser responsabilizada.
C)O cidadão tem o direito de sugerir alterações a qualquer artigo ou norma do CTB e receber resposta, bem como solicitar alterações em sinalização, fiscalização e equipamentos de segurança e ser atendido ou receber resposta.
D)O cidadão tem o direito de cobrar das autoridades a educação para o trânsito, que e prioridade definida pelo CTB.
E)O cidadão tem o direito de ser ressarcido por eventuais danos causados por apagão, omissão ou erro na execução e manutenção de programas, projetos e serviços que garantam o exerclcio do direito do transito seguro, deles respondendo subjetivamente os orgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito.
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