Disciplinas Direito Penal Noções Fundamentais Questões de concursos sobre "Noções Fundamentais" | Direito Penal - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Noções Fundamentais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q328917 - CESPE Auditor Fiscal da Receita Estadual 2019
No que tange à aplicação da lei penal, a lei penal nova que
A)diminui a pena de crime contra a ordem tributária não retroage.
B)tipifica penalmente a conduta de deixar de cumprir alguma obrigação fiscal acessória retroage.
C)torna atípica determinada conduta aplica-se aos fatos anteriores, desde que ainda não decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
D)estabelece nova hipótese de extinção de punibilidade não se aplica aos fatos anteriores.
E)torna atípica determinada conduta cessa os efeitos penais da sentença condenatória decorrente dessa prática, ainda que já tenha transitado em julgado.
Responder
Q328921 - CESPE Juiz de Direito 2019
De acordo com a doutrina predominante no Brasil relativamente aos princípios aplicáveis ao direito penal, assinale a opção correta.
A)O princípio da taxatividade, ou do mandado de certeza, preconiza que a lei penal seja concreta e determinada em seu conteúdo, sendo vedados os tipos penais abertos.
B)O princípio da bagatela imprópria implica a atipicidade material de condutas causadoras de danos ou de perigos ínfimos.
C)O princípio da subsidiariedade determina que o direito penal somente tutele uma pequena fração dos bens jurídicos protegidos, operando nas hipóteses em que se verificar lesão ou ameaça de lesão mais intensa aos bens de maior relevância.
D)O princípio da ofensividade, segundo o qual não há crime sem lesão efetiva ou concreta ao bem jurídico tutelado, não permite que o ordenamento jurídico preveja crimes de perigo abstrato.
E)O princípio da adequação social serve de parâmetro ao legislador, que deve buscar afastar a tipificação criminal de condutas consideradas socialmente adequadas.
Responder
Q328957 - FUMARC Delegado de Polícia 2018
Acerca dos princípios que limitam e informam o Direito Penal, é CORRETO afirmar:
A)A responsabilidade pela indenização do prejuízo que foi causado pelo crime imputado ao agente não pode ser estendida aos seus herdeiros sem que haja violação do princípio da personalidade da pena.
B)Conforme o princípio da culpabilidade, a responsabilidade penal é subjetiva, pelo que nenhum resultado penalmente relevante pode ser atribuído a quem não o tenha produzido por dolo ou culpa, elementos finalisticamente localizados na culpabilidade.
C)O princípio da insignificância funciona como causa de exclusão da culpabilidade, sendo requisitos de sua aplicação para o STF a ofensividade da conduta, a ausência de periculosidade social da ação e a inexpressividade da lesão jurídica.
D)O princípio da legalidade, do qual decorre a reserva legal, veda o uso dos costumes e da analogia para criar tipos penais incriminadores ou agravar as infrações existentes, embora permita a interpretação analógica da norma penal.
Responder
Q328968 - VUNESP Investigador de Polícia Civil 2018
No que diz respeito ao lugar do crime, o CP adotou a teoria
A)do resultado, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
B)da ubiquidade, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte, bem como onde se produziu ou deveria produzir-se o resultado.
C)da atividade, ou seja, considera-se praticado o crime no lugar em que ocorreu a ação ou omissão, no todo ou em parte.
D)da extraterritorialidade, ou seja, considera-se praticado no Brasil o crime cometido no estrangeiro contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.
E)da territorialidade estendida, ou seja, considera-se praticado no Brasil o crime cometido a bordo de embarcações e aeronaves brasileiras, de natureza pública ou privada, onde quer que se encontrem.
Responder
Q328971 - FCC Defensor Público 2018
O afastamento da tipicidade, quando verificada lesão penalmente irrelevante decorrente de conduta formalmente incriminada, dá-se por:
A)princípio da adequação social.
B)princípio da intervenção mínima.
C)princípio da humanidade das sanções.
D)princípio da insignificância.
E)ineficácia absoluta do meio ou absoluta impropriedade do objeto (crime impossível).
Responder
Q328996 - VUNESP Defensor Público 2017
O Código Penal estabelece que é crime “praticar ato obsceno em lugar público, ou aberto ou exposto ao público” (CP, art. 233). Para interpretar o exato significado da expressão “ato obsceno”, deve o operador do Direito valer-se de elementos
A)analógicos.
B)autênticos.
C)sociológicos.
D)gramaticais.
E)sintáticos.
Responder
Q329001 - FEPESE Escrivão de Polícia Civil 2017
É correto afirmar sobre a infração penal:
A)A infração penal somente poderá ser cometida por pessoa física.
B)O Estado sempre será sujeito passivo formal de um crime.
C)Apenas os bens materiais poderão ser objeto de infração penal.
D)A infração penal não poderá ser praticada de forma isolada por um agente.
E)O sujeito ativo de uma infração penal é o titular do bem jurídico lesado.
Responder
Q329003 - FEPESE Escrivão de Polícia Civil 2017
É correto afirmar acerca dos princípios constitucionais do direito penal.
A)A fixação dos crimes e das respectivas penas não depende de lei formal.
B)Para beneficiar o réu, a lei penal poderá ser aplicada retroativamente.
C)A lei não poderá deixar de incriminar uma conduta já tipificada por legislação anterior.
D)As penas cruéis poderão ser aplicadas caso o delito cause grande comoção social.
E)Na impossibilidade de cumprimento da pena pelo réu, os seus familiares poderão ter a liberdade restringida.
Responder
Q329019 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2017
Sobre a aplicação da lei penal, é correto afirmar que
A)o Código Penal adotou o princípio da territorialidade, em relação à aplicação da lei penal no espaço. Tal princípio é absoluto, não admitindo qualquer exceção.
B)transitada em julgado a sentença condenatória, compete ao Juízo do Conhecimento a aplicação da lei mais benigna.
C)a lei aplicável para os crimes permanentes será aquela vigente quando se iniciou a conduta criminosa do agente.
D)quando a abolitio criminis se verificar depois do trânsito em julgado da sentença penal condenatória, extinguir-se-ão todos os efeitos penais e extrapenais da condenação.
E)a lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante a sua vigência.
Responder
Q329033 - IBADE Delegado de Polícia 2017
A sociedade pós-índustrial foi denominada por Ulrich Beck como uma “sociedade do risco”, ou uma “sociedade de riscos” (Risikogesellschaft). Com efeito, essa nova configuração social produz reflexos nas searas da teoria do bem jurídico-penal e dos princípios correlatos. Uma das consequências desse fenômeno é a chamada “administrativização” do direito penal, sobre a qual é correto falar que:
A)exclui do âmbito do direito penal os crimes contra a Administração Pública, cujas condutas lesivas doravante passam a ser regidas pelo direito sancionador.
B)reconhece a diferenciação entre os ilícitos penais e administrativos unicamente pelo aspecto quantitativo, sendo estes formas de injusto de menor reprovabilidade que aqueles.
C)tem como consequência a caracterização de diversos crimes como delitos de acumulação, ou seja, infrações penais que tutelam simultaneamente diferentes bens jurídicos decorrentes dos novos riscos sociais.
D)transforma tipos penais clássicos, como a desobediência e o desacato, em meros ilícitos administrativos.
E)é uma forma de expansão do direito penal, em que este, que normalmente reage a posteriori quanto ao fato lesivo individualmente delimitado, se converte em um direito de gestão punitiva de riscos gerais.
Responder