Questões de concursos sobre "Estado e Território: delimitação territorial, aquisição e perda de território, jurisdição e competência" | Direito Internacional Público - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Estado e Território: delimitação territorial, aquisição e perda de território, jurisdição e competência que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q327126 - IADES Advogado 2016

No que se refere à condição do Estado como sujeito de direito internacional, é correto afirmar que a doutrina
Ver Comentários

Q327171 - TRT 21R (RN) Juiz do trabalho 2015

Considerando o tema relativo às Relações Diplomáticas e Consulares entre Estados, é incorreto afirmar:
Ver Comentários

Q327206 - CESPE Juiz federal 2015

Ao realizar um cruzeiro turístico, uma embarcação de pavilhão do Estado A parou em área situada na zona econômica exclusiva do Estado B e lá permaneceu. Após dez dias, autoridades do Estado B apreenderam a embarcação sob a alegação de que esta deveria ter informado que permaneceria parada naquela área, sendo a ausência de informação motivo para suspeitar de seu engajamento em atividade ilícita. 

Nessa situação hipotética, a atitude do Estado B violou
Ver Comentários

Q327208 - CESPE Juiz federal 2015

No que se refere à regulação internacional do espaço aéreo e do espaço extra-atmosférico, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q327243 - PGR Procurador da República 2015

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
Ver Comentários

Q327266 - CESPE Juiz federal 2015

É corrente o entendimento de que o Estado constitui uma junção de elementos: uma base territorial, uma dimensão humana e um governo efetivamente estabelecido. Considerando o primeiro desses elementos, costuma-se identificar o elemento territorial ou espacial do Estado. Com relação a essa temática, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q327348 - TRF - 2ª Região Juiz federal 2014

Leia as assertivas e, depois, assinale a opção correta: 

I - O auxílio direto é espécie do gênero cooperação jurídica internacional e consiste na assistência que a autoridade nacional presta à autoridade estrangeira requerente por meio de um procedimento nacional. Como regra, deve estar previsto em tratado internacional e prescinde da concessão de exequatur pelo Superior Tribunal de Justiça;
II - Seguindo jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justiça tem negado exequatur a todas as cartas rogatórias de natureza executória, ao fundamento de que sua concessão burla a necessária homologação da sentença estrangeira.
III - Concedido o exequatur pelo Superior Tribunal de Justiça, a Carta Rogatória será cumprida por juiz federal de primeiro grau, independentemente da matéria de que cuide.
Ver Comentários

Q327362 - FCC Juiz do trabalho 2014

Sobre os sujeitos de Direito Internacional, é INCORRETO afirmar:
Ver Comentários

Q327379 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2012

Dadas as assertivas abaixo, assinale a alternativa correta. 

I. A sentença arbitral estrangeira é obrigatória, porém, por si só, não possui força executória no Brasil.
II. Ao contrário das normas de jus cogens, as normas de soft law não são obrigatórias, nem influenciam a formação de costumes internacionais, dado o seu caráter eminentemente político.
III. A regra segundo a qual os navios em alto-mar devem submeter-se à jurisdição exclusiva do Estado do pavilhão não comporta exceção.
IV. O estatuto pessoal de um refugiado será regido pela lei do país de seu domicílio, ou, na falta de domicílio, pela lei do país de sua nacionalidade.
Ver Comentários

Q327381 - TRF - 4ª REGIÃO Juiz federal 2012

Assinale a alternativa correta.
Ver Comentários