Disciplinas Direito Eleitoral Convenção partidária Questões de concursos sobre "Convenção partidária" | Direito Eleitoral - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Convenção partidária que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q319754 - CESPE Técnico Judiciário - Área Administrativa 2017
Os partidos deverão escolher os candidatos e deliberar sobre as coligações no período de
A)vinte de julho a cinco de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
B)dezesseis de julho a cinco de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
C)cinco de julho a cinco de agosto, um ano antes de se realizarem as eleições.
D)dezesseis de julho a quinze de agosto do ano em que se realizarem as eleições.
E)vinte de julho a quinze de agosto, dois anos antes de se realizarem as eleições.
Responder
Q320011 - FCC Técnico Judiciário - Administrativo 2015
As convenções partidárias
A)somente poderão deliberar a respeito da escolha dos candidatos às eleições majoritárias ou proporcionais.
B)poderão deliberar a respeito da escolha dos candidatos às eleições majoritárias ou proporcionais e a respeito de coligações.
C)somente poderão deliberar a respeito de coligações.
D)deverão ser realizadas em qualquer data do mês de agosto do ano das eleições.
E)deverão constar de termo interno do partido, dispensada a rubrica da Justiça Eleitoral e a respectiva publicação em qualquer meio de comunicação.
Responder
Q320444 - FCC Técnico Judiciário - Área Administrativa 2012
As convenções partidárias para escolha de candidatos
A)não poderão, por falta de atribuição legal, deliberar sobre coligações.
B)poderão ser realizadas gratuitamente em prédios públicos, responsabilizando-se os partidos políticos pelos danos causados com a realização do evento.
C)poderão ser substituídas por indicações do órgão de direção nacional.
D)deverão ser feitas no período de 02 a 12 de julho do ano em que se realizarem as eleições.
E)não terão suas deliberações lançadas em ata em livro aberto e rubricado pela Justiça Eleitoral, em razão do princípio da autonomia partidária.
Responder
Q320627 - IESES Analista Judiciário - Área Judiciária 2015
Em relação as convenções para escolha de candidatos assinale a alternativa correta:
A)Para a realização das convenções de escolha de candidatos, os partidos políticos só poderão usar prédios públicos se for realizado o pagamento antecipado do valor correspondente a utilização do prédio.
B)As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas na lei eleitoral, sendo vedado ao estatuto dos partidos políticos tratar desse tema.
C)Se a convenção partidária de nível inferior se opuser, na deliberação sobre coligações, às diretrizes legitimamente estabelecidas pelo órgão de direção nacional, nos termos do respectivo estatuto, poderá esse órgão anular a deliberação e os atos dela decorrentes.
D)A escolha dos candidatos pelos partidos e a deliberação sobre coligações deverão ser feitas no período de 12 de Junho a 05 de julho do ano em que se realizarem as eleições, devendo ser lavrada ata com assinatura do presidente do partido e todos os candidatos escolhidos.
Responder
Q320628 - FCC Técnico Judiciário - Área Administrativa 2010
Na hipótese do partido ou coligação não requerer o registro de seus candidatos aprovados em convenção,
A)os candidatos escolhidos em convenção pelo partido ou coligação omissa não poderão concorrer às eleições.
B)estes poderão interpor recurso para o órgão da Justiça Eleitoral competente, no prazo de cinco dias.
C)o registro dos candidatos será promovido pelo órgão do Ministério Público Eleitoral.
D)estes poderão requerer a anulação da lista dos candidatos divulgada pela Justiça Eleitoral.
E)estes poderão fazê-lo perante a Justiça Eleitoral, observado o prazo máximo de quarenta e oito horas seguintes à publicação da lista dos candidatos pela Justiça Eleitoral.
Responder
Q320776 - VUNESP Advogado 2015
Se a convenção partidária de nível inferior se opuser, na deliberação sobre coligações, às diretrizes legitimamente estabelecidas pelo órgão de direção nacional, nos termos do respectivo estatuto, poderá esse órgão anular a deliberação e os atos dela decorrentes, sendo que as anulações de deliberações dos atos decorrentes de convenção partidária, na condição estabelecida,
A)deverão ser comunicadas à Justiça Comum, no prazo de 15 (quinze) dias, após a decisão.
B)deverão ser comunicadas à Justiça Eleitoral, no prazo de 30 (trinta) dias, após a data limite para o registro de candidatos.
C)deverão ser comunicadas à Justiça Eleitoral, no prazo de 15 (quinze) dias, após a data limite para o registro de candidatos.
D)não poderão ser objeto de apreciação pela Justiça Comum ou Eleitoral.
E)não serão objeto de comunicação ou apreciação da Justiça Eleitoral, exceto no caso de nulidade formal, que poderá ser arguida na Justiça Comum.
Responder
Q321132 - FGV Procurador 2013
Sobre o tema "Convenções para a Escolha de Candidatos" , assinale a afirmativa correta.
A)As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações serão estabelecidas no estatuto do partido, observadas as disposições da Lei n. 9.504/97.
B)As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações são estabelecidas na Constituição Federal.
C)As normas para a escolha e substituição de candidatos e para a formação de coligações são estabelecidas pelo Código Civil.
D)As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações são estabelecidas no Código Eleitoral.
E)As normas para a escolha e substituição dos candidatos e para a formação de coligações são estabelecidas na Lei Complementar n. 64/90.
Responder
Q321467 - TJ-SC Juiz de Direito 2013
Assinale a alternativa correta:
A)É da Justiça Eleitoral a competência para decidir sobre questões relativas a intervenções de órgãos partidários superiores em órgãos inferiores.
B)Pelos princípios federativo e da autonomia partidária , o diretório municipal de partido político tem liberdade para deliberar sobre coligações sem se ater a diretrizes do diretório nacional.
C)Os detentores de mandato no Poder Legislativo nas três esferas da federação têm direito de registro de candidatura para o mesmo cargo pelo partido a que estejam filiados, pelo princípio da candidatura nata .
D)A irregularidade em convenção partidária pode ser alegada por coligação ou partido adversário, para fins de impugnação do registro das candidaturas .
E)Candidato a vereador com registro indeferido, mas sub judice , pode fazer campanha normalmente, porém seus votos serão nulos se declarado inelegível após a eleição.
Responder
Q321709 - FCC Analista Judiciário - Área Judiciária 2012
Num determinado município, a convenção partidária realizada no último dia do prazo legal deliberou a respeito da formação de coligação, deliberação esta contrária às diretrizes legitimamente estabelecidas pelo órgão de direção nacional, que, por isso, anulou a deliberação e todos os atos dela decorrentes. Em vista disso, houve necessidade de escolha de candidatos. Nesse caso, observadas as demais exigências legais,
A)deverá ser realizada nova convenção partidária para esse fim nos quinze dias posteriores à anulação.
B)deverá ser realizada nova convenção partidária para esse fim nos trinta dias posteriores à anulação da deliberação.
C)o partido ficará sem candidatos para esse pleito eleitoral, por já ter esgotado o prazo legal para realização das convenções.
D)o pedido de registro de novos candidatos deverá ser apresentado à Justiça Eleitoral nos dez dias seguintes à deliberação relativa à anulação.
E)o pedido de registro de candidatos só poderá ser feito por estes pessoalmente, diretamente à Justiça Eleitoral, nos quinze dias seguintes ao ato de anulação.
Responder
Q322630 - FCC Analista Judiciário - Área Administrativa 2012
A convenção partidária do partido Alpha de um Estado da Federação se opôs, na deliberação sobre coligações, às diretrizes legitimamente estabelecidas pelo órgão de direção nacional, nos termos do respectivo estatuto. Em tal situação, esse órgão
A)não poderá anular, nem pleitear junto à Justiça Eleitoral a anulação da deliberação e dos atos dela decorrentes, em razão da independência existente entre o órgão de direção nacional e os diretórios estaduais.
B)não terá legitimidade para anular a deliberação e os atos dela decorrentes, devendo formular requerimento nesse sentido à Justiça Eleitoral, no prazo de quinze dias contados da data da realização da convenção.
C)poderá anular a deliberação e os atos dela decorrentes, comunicando à Justiça Eleitoral no prazo de trinta dias após a data limite para o registro de candidatos.
D)não terá legitimidade para anular a deliberação e os atos dela decorrentes, devendo formular requerimento nesse sentido à Justiça Eleitoral, até a data limite para o registro de candidatos.
E)só poderá pleitear junto à Justiça Eleitoral a anulação da deliberação e dos atos dela decorrentes se, além das diretrizes estabelecidas pelo órgão de direção nacional, também tiver ocorrido ofensa a dispositivo de lei federal.
Responder