Disciplinas Direito do Consumidor Tutela Processual do Consumidor Questões de concursos sobre "Tutela Processual do Consumidor" | Direito do Consumidor - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tutela Processual do Consumidor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q311206 - VUNESP Procurador Jurídico 2017
Se uma decisão judicial determinar que uma cláusula de um contrato bancário seja excluída e não mais utilizada, por ter sido considerada abusiva, o contrato de todos os futuros clientes será beneficiado. Em razão dessa hipótese, está-se diante de um direito
A)individual.
B)individual homogêneo.
C)coletivo.
D)difuso
E)transindividual e indivisível.
Responder
Q311358 - VUNESP Procurador 2018
Quanto à convenção coletiva de consumo, nos termos do Código de Defesa do Consumidor, assinale a alternativa correta.
A)Entidades públicas e civis e fornecedores podem regular, por convenção escrita, relações de consumo com objetivo de estabelecer as condições dos produtos colocados no mercado.
B)A convenção obriga a todos os fornecedores que produzam os produtos ou prestem os serviços regulados na convenção.
C)O fornecedor que se desliga da entidade que firmou a convenção coletiva de consumo antes do registro do instrumento, se exime do seu cumprimento.
D)A convenção coletiva de consumo se torna obrigatória aos que dela tomarem parte a partir da data de sua publicação no diário oficial ou em jornais de grande circulação.
E)A eficácia erga omnes da convenção coletiva do consumo depende de homologação pelo Poder Judiciário.
Responder
Q311405 - VUNESP Juiz Leigo 2018
Assinale a alternativa que traz o conteúdo correto de uma súmula do STF em matéria consumerista.
A)O Código de Defesa do Consumidor é aplicável aos empreendimentos habitacionais promovidos pelas sociedades cooperativas.
B)As instituições de ensino superior respondem objetivamente por danos suportados pelo aluno/consumidor na realização de curso não reconhecido pelo Ministério da Educação, sobre o qual não lhe tenha sido dada prévia e adequada informação.
C)O Ministério Público tem legitimidade ativa para atuar na defesa de direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos dos consumidores, ainda que decorrentes da prestação de serviço público.
D)O Ministério Público tem legitimidade para promover ação civil pública cujo fundamento seja a ilegalidade de reajuste de mensalidades escolares.
E)A cláusula contratual de plano de saúde que prevê carência para utilização dos serviços de assistência médica nas emergências ou de urgência é considerada abusiva se ultrapassado o prazo máximo de 24 horas contado da data da contratação.
Responder
Q311429 - FCC Procurador Legislativo 2018
Constatado dano de âmbito regional, a competência para conhecimento e julgamento da demanda cabe ao juízo
A)do local do dano.
B)do Distrito Federal ou da capital do Estado.
C)que primeiro a conhecer ou do Distrito Federal.
D)que primeiro a conhecer, pois estará prevento.
E)da capital do Estado, desde que concorde o réu
Responder
Q311446 - FCC Promotor de Justiça 2018
Promotor de Justiça único de determinada comarca foi convidado para conhecer empresa sediada no local. Lá constatou que a mesma está despejando substância poluente em rio da cidade, na qual, inclusive, ele reside. Nesse caso, presente interesse
A)difuso na espécie, deverá se considerar suspeito e encaminhar a notícia a seu substituto legal.
B)coletivo stricto sensu na espécie, deverá se considerar suspeito e encaminhar a notícia a seu substituto legal.
C)individual homogêneo na espécie, deverá se considerar suspeito e encaminhar a notícia a seu substituto legal.
D)difuso na espécie, não há falar em suspeição, porquanto se está frente a interesse cuja dispersão atinge toda a coletividade local, o que o legitima a atuar.
E)coletivo stricto sensu na espécie, não há falar em suspeição, porquanto se está frente a interesse cuja dispersão atinge toda a coletividade local, o que o legitima atuar.
Responder
Q311450 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
“Explosão em shopping de Osasco mata pelo menos 39 pessoas e fere 380”.
“Uma explosão na praça de alimentação do Osasco Plaza Shopping, em Osasco (12 km a oeste de São Paulo), matou pelo menos 39 pessoas, segundo a Defesa Civil, e feriu cerca de 380.”
(Folha de S.Paulo , 12.06.1996, Cotidiano. Adaptado)
Essa matéria jornalística relata ocorrência de dano que atingiu múltiplas vítimas. Nessa hipótese, considerando os conceitos de direitos ou interesses coletivos latu senso , é correto afirmar que se trata de situação jurídica que se enquadra no conceito de
A)direitos difusos.
B)direitos coletivos em sentido estrito.
C)interesses individuais homogêneos.
D)interesses individuais indeterminados.
E)direitos individuais simples.
Responder
Q311478 - VUNESP Procurador Municipal 2018
Verificou-se que determinada escola, com 500 (quinhentos) alunos, estava com sérios problemas de qualidade de ensino, principalmente em razão de falhas no material didático e corpo docente mal qualificado. Os alunos, portanto, estavam sendo prejudicados pela escola. Em relação aos direitos desses alunos, é correto afirmar que estão, especificamente, no campo
A)dos direitos difusos
B)dos direitos individuais homogêneos.
C)dos direitos coletivos, em sentido estrito.
D)do direito meramente individual.
E)dos direitos especiais.
Responder
Q311624 - FCC Defensor Público 2018
Com relação à defesa do consumidor em juízo, é correto afirmar:
A)É incabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam tributos.
B)A estipulação de multa diária pelo juiz depende de pedido expresso do autor, sob pena de nulidade por configurar decisão ultra petita .
C)A Defensoria Pública tem legitimação extraordinária para defesa coletiva em matéria consumerista, salvo no caso de proteção a direitos individuais homogêneos.
D)É vedado, em se tratando de direitos coletivos lato sensu , que a liquidação e a execução da sentença sejam propostas por substituto processual diverso do autor da ação de conhecimento.
E)É imprescindível à Defensoria Pública a demonstração de pertinência temática ou de hipossuficiência econômica do grupo de eventuais beneficiados individuais.
Responder
Q311692 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Promotor de Justiça 2018
Analise as proposições a seguir a respeito das prescrição nos processos coletivos para tutela de direitos individuais homogêneos e assinale a opção INCORRETA :
A)O despacho que ordena a citação do réu na ação coletiva interrompe a prescrição para as ações individuais dos titulares de direitos individuais homogêneos que atenderem ao edital de que trata o artigo 94 do Código de Defesa do Consumidor e ingressarem como litisconsortes do autor.
B)O despacho que ordena a citação do réu na ação coletiva interrompe a prescrição para as ações individuais dos titulares de direitos individuais homogêneos que não atenderem ao edital de que trata o artigo 94 do Código de Defesa do Consumidor e não ingressarem como litisconsortes do autor.
C)Uma vez interrompida pelo despacho que ordena a citação do réu em ação coletiva, a prescrição para as ações dos titulares de direitos individuais homogêneos retoma o curso com o trânsito em julgado da sentença que a encerra, exclusivamente nos casos em que houver enfrentamento do mérito.
D)Após o trânsito em julgado da decisão que encerrou a demanda coletiva, o prazo prescricional da pretensão do titular do direito individual retoma seu curso pela totalidade.
Responder
Q311814 - CESPE Defensor Público 2018
Acerca da responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços, assinale a opção correta de acordo com as regras e os princípios previstos no CDC.
A)O comerciante responde pelo vício do produto que comercializa, mesmo que não tenha conhecimento da existência de falha de adequação que tenha surgido no momento de sua fabricação.
B)O CDC veda que o fornecedor provoque, nas ações propostas pelo consumidor, a intervenção de terceiro por intermédio da denunciação da lide ou do chamamento ao processo.
C)O consumidor pode pleitear a nulidade do contrato quando, por fato superveniente, determinada cláusula contratual se tornar excessivamente onerosa.
D)A informação ou a comunicação publicitária parcialmente falsa, apta a induzir o consumidor a erro, deve ser considerada publicidade abusiva e caracteriza ato ilícito do fornecedor.
E)Independentemente de o consumidor ser pessoa física ou jurídica, será considerada nula de pleno direito a cláusula que atenue a responsabilidade do fornecedor, mesmo diante de situação justificável.
Responder