Disciplinas Direito do Consumidor Tutela Processual do Consumidor Questões de concursos sobre "Tutela Processual do Consumidor" | Direito do Consumidor - página 8 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tutela Processual do Consumidor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q316155 - CESPE Procurador 2006
Leonardo firmou contrato de compra e venda de imóvel residencial com a construtora Construl Empreendimentos Imobiliários Ltda. Posteriormente, constatou que a piscina do imóvel apresentava infiltrações e vazamentos que comprometiam o imóvel, causando-lhe danos materiais e morais. Em razão disso, provocou a construtora a se manifestar quanto aos vícios do imóvel e os danos experimentados, mas a mencionada pessoa jurídica quedou-se inerte acerca das solicitações de Leonardo. Tendo como referência a situação hipotética acima, assinale a opção correta, acerca de direitos do consumidor.
A)Havendo ação de reparação de danos proposta contra a construtora mencionada, Leonardo estará incumbido, em qualquer caso, de provar os fatos constitutivos do seu direito.
B)Se as prestações assumidas em razão do contrato de compra e venda do imóvel se tornarem excessivamente onerosas por fatos supervenientes à data da celebração da avença, Leonardo poderá pleitear a modificação das cláusulas contratuais, mas as alterações somente terão validade após homologação judicial.
C)A referida construtora somente estará obrigada a reparar os danos porventura experimentados por Leonardo se provada a sua culpa na causação dos mencionados danos.
D)No curso de processo judicial, o juízo competente poderá desconsiderar a pessoa jurídica Construl Empreendimentos Imobiliários Ltda. se a sua personalidade for obstáculo à reparação dos prejuízos porventura causados a Leonardo.
Responder
Q316251 - CESPE Promotor de Justiça 2010
Assinale a opção correta com relação ao direito do consumidor.
A)Segundo doutrina e jurisprudência pacificada do STJ, a responsabilidade civil objetiva estabelecida no CDC é a do risco integral, razão pela qual o caso fortuito e a força maior não excluem a responsabilidade do fornecedor.
B)O recall, expressamente previsto no CDC, é um instrumento por meio do qual o fornecedor busca impedir que o consumidor sofra algum dano ou perda em função de vício que o produto ou o serviço tenha apresentado após sua comercialização.
C)A defensoria pública, assim como o MP e outros legitimados, é parte legitimada para propor ação civil pública na defesa coletiva dos direitos dos consumidores, conforme previsão expressa do CDC.
D)O direito à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço decai em cinco anos, a partir do conhecimento do dano e de sua autoria.
E)A tutela específica em uma ação envolvendo relação consumerista, bem como o cumprimento de obrigação de fazer e não fazer, pode ser obtida por meio de tutela inibitória (astreintes ), desde que requerida pelo autor.
Responder
Q316372 - FCC Juiz de Direito 2009
A)O fornecedor deverá realizar o "recall", abrangendo a mídia e divulgação do produto, sempre que constatado defeito em produto já colocado no mercado de consumo.
B)A defesa dos interesses e direitos dos consumidores poderá ser exercida em juízo individualmente, quando se tratar de interesses ou direitos difusos, assim entendidos, os transindividuais, de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.
C)Os interesses dos condôminos de um edifício são classificados como interesses ou direitos coletivos, em sentido estrito, para efeitos de tutela coletiva em face do condomínio.
D)Na ação de responsabilidade do fornecedor é admitida hipótese de intervenção de terceiro.
E)A imposição judicial de multa diária pelo não cumprimento da obrigação de fazer pelo fornecedor deverá ser requerida pelo autor, considerado o princípio processual da inércia do Judiciário.
Responder
Q316392 - FCC Juiz de Direito 2010
Nas ações de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços
A)o valor da causa deve ser limitado a 40 (quarenta) salários mínimos.
B)não é permitido ao réu requerer o chamamento ao processo de sua seguradora, cabendo a este apenas a posterior ação de regresso no juízo cível visto não tratar-se de relação de consumo sujeita às regras do CDC.
C)o foro do local do dano é o único competente para o conhecimento da ação.
D)a inversão do ônus da prova depende da demonstração cabal da hipossuficiência do consumidor no caso concreto, não podendo o juiz fundamentar a sua decisão em regras ordinárias de experiência.
E)se o réu for declarado falido e o síndico confirmar a existência de seguro de responsabilidade, é facultado aos consumidores o ajuizamento de ação de indenização diretamente contra o segurador, cuja responsabilidade ficará limitada ao valor do seguro contratado.
Responder
Q316439 - FUNDEC Juiz do trabalho 2003
De acordo com o que prescreve o Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar que: I- Foi adotada, no que diz respeito à responsabilização do fornecedor pelo fato do produto, a teoria do risco integral. II- A responsabilidade pessoal dos profissionais liberais será apurada mediante a verificação de culpa. III- Na conceituação dos interesses ou direitos difusos , optou-se pelo critério da indeterminação dos titulares e da inexistência entre eles de relação jurídica base, no aspecto subjetivo, e pela indivisibilidade do bem jurídico, no aspecto objetivo. IV- A inversão do ônus da prova somente será cabível quando forem satisfeitos, concomitantemente, dois pressupostos: a verossimilhança da alegação e a hipossuficiência econômica do consumidor. V- A homogeneidade e a origem comum são requisitos necessários à tutela de direitos individuais a título coletivo. Assinale a alternativa correta:
A)Há apenas uma proposição correta
B)Há apenas duas proposições corretas
C)Há apenas três proposições corretas
D)Há apenas quatro proposições corretas
E)Todas as proposições estão corretas
Responder