Disciplinas Direito do Consumidor Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor Questões de concursos sobre "Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor" | Direito do Consumidor - página 12 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Disposições Gerais do Código de Defesa do Consumidor que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q316581 - FGV Juiz de Direito 2008
No sistema que tutela o consumidor, é correto afirmar que:
A)é garantido o direito de modificação ou de revisão das cláusulas contratuais.
B)a reparação dos danos materiais e morais é limitada de acordo com leis especiais reguladoras de setores das relações de consumo.
C)os serviços públicos são excluídos da tutela, por serem objeto de leis próprias.
D)o ônus probatório será sempre invertido em benefício do consumidor, por sua presumida hipossuficiência.
E)o acesso ao Judiciário é sempre gratuito aos consumidores.
Responder
Q316661 - FCC Defensor Público 2009
Considere os seguintes enunciados: I. Quem eventualmente pratica atos envolvendo um bem, por exemplo a venda de uma casa de seu patrimônio pessoal, não se sujeita à responsabilidade prevista no Código de Defesa do Consumidor. II. As pessoas que não participam do negócio de transmissão e aquisição de um produto e venham a sofrer lesão pelo uso deste devem buscar reparação em face do adquirente. III. Os danos causados aos consumidores no caso de contratos que contenham cláusula com tarifação para lesões devem ser ressarcidos conforme os modos e valores estipulados. IV. Tanto a responsabilidade pelo fato do produto quanto a por vícios do produto prescindem da perquirição de culpa. A reparação cabe, principalmente, ao fabricante, produtor ou importador, salvo se não puderem ser identificados e quando o comerciante não houver conservado adequadamente o produto. V. Eximem-se de responsabilidade fabricantes, produtores ou importadores quando demonstram não ter colocado o produto no mercado, a inexistência de defeitos ou a culpa do comerciante ou do consumidor. Estão corretos SOMENTE
A)I, II e V.
B)I, IV e V.
C)II e III.
D)III e V.
E)IV e V.
Responder
Q316695 - VUNESP Procurador 2018
Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, a Política Nacional das Relações de Consumo se rege pelo seguinte princípio, dentre outros:
A)racionalização e melhoria dos serviços públicos.
B)ação governamental no sentido de proteger o fornecedor e o consumidor, garantindo assim o equilíbrio do mercado de consumo.
C)coibição e repressão da utilização indevida de inventos e criações industriais das marcas, que possam causar prejuízos aos consumidores e fornecedores.
D)ação governamental no sentido de proteger efetivamente o mercado de consumo.
E)estudo constante das modificações do mercado de produção.
Responder
Q316698 - IBFC Juiz federal 2018
Sob a ótica do ordenamento jurídico brasileiro e a jurisprudência do STJ, marque a opção correta:
A)O Código de Defesa do Consumidor não é aplicável às instituições financeiras.
B)O Código de Defesa do Consumidor não é aplicável à relação jurídica entre a entidade de previdência privada e seus participantes.
C)As instituições de ensino superior respondem subjetivamente pelos danos suportados pelo aluno/consumidor pela realização de curso não reconhecido pelo Ministério da Educação, sore o qual não lhe tenha sido dada prévia e adequada informação.
D)Aplica-se o Código de Defesa do Consumidor aos contratos de plano de saúde, salvo os administrados por entidades de autogestão.
E)O Código de Defesa do Consumidor é aplicável aos empreendimentos habitacionais, exceto os promovidos pelas sociedades cooperativas.
Responder
Q316747 - FCC Defensor Público 2014
De acordo com o Sistema Nacional de Proteção ao Consumidor, é correto afirmar:
A)É admitido o corte ou a interrupção da prestação de serviços públicos essenciais, como o de fornecimento de energia elétrica, em face de inadimplemento do consumidor, ainda que haja contestação judicial do referido débito e independentemente de sua prévia notificação.
B)Informações relativas a inadimplemento de débitos pelos consumidores deverão ser excluídas dos bancos de dados de proteção ao crédito no prazo de 03 (três) anos.
C)Não é considerada prática abusiva o envio de cartão de crédito bloqueado à residência do consumidor, ainda que sem prévia e expressa solicitação deste, já que ficará a critério do consumidor a sua utilização.
D)O CDC admite a desconsideração da personalidade da pessoa jurídica em prol dos interesses dos consumidores mesmo em casos em que não há abuso de direito, sempre que a sua personalidade jurídica for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores.
E)O consumidor cobrado em quantia indevida tem direito à repetição do indébito, por valor igual ao dobro do que pagou, salvo se tal cobrança houver sido feita apenas extrajudicialmente.
Responder
Q316754 - CESPE Juiz de Direito 2014
Assinale a opção correta com base no entendimento doutrinário e nos julgados do STJ acerca do CDC.
A)Dada a necessidade de atendimento ao princípio da continuidade, é ilegítima a interrupção por inadimplemento do serviço público essencial prestado por concessionária, ainda que o consumidor seja previamente notificado por débito atual.
B)A relação estabelecida entre locador não profissional e locatário no contrato de locação urbana é de consumo, da mesma forma que na relação entre condômino e condomínio que envolva a cobrança de encargos condominiais.
C)Nos procedimentos cirúrgicos com fins estéticos, a obrigação assumida pelo médico cirurgião é de resultado; por isso, sua responsabilidade é objetiva.
D)No CDC, assim como no Código Civil, é estabelecida a distinção entre responsabilidade civil contratual e extracontratual.
E)Admite-se a discussão da culpa concorrente pelo fornecedor em ação de responsabilidade objetiva fundada no CDC.
Responder