Q311261 - FCC Defensor Público 2018
Em relação aos dispositivos penais previstos no Código de Defesa do Consumidor, é correto afirmar:
A)Os legitimados para a propositura da ação civil pública, desde que pessoas jurídicas de direito público, podem ingressar como assistentes do Ministério Público nas denúncias oferecidas por seus membros.
B)São circunstâncias que agravam a pena o fato de o crime ser cometido em período de grave crise econômica ou por ocasião de calamidade.
C)Não há previsão de pena alternativa à privativa de liberdade, com exceção da prestação de serviços a comunidade.
D)A fiança deve observar os limites previstos no Código de Defesa do Consumidor, não podendo ser aumentada ou diminuída em atenção a capacidade financeira do sujeito ativo.
E)A pena de multa será fixada entre cem e duzentas mil vezes o valor do Bônus do Tesouro Nacional (BTN), ou índice equivalente que venha a substituí-lo.
Responder
Q311347 - IADES Analista Jurídico 2018
Com relação às relações de consumo disciplinadas no Código de Defesa do Consumidor e ao empresário, assinale a alternativa correta.
A)A pessoa jurídica de direito público e a integrante dos serviços sociais autônomos não são consideradas fornecedores, de modo que possuem imunidade ante o consumidor.
B)A pessoa jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatária final é considerada consumidor.
C)A pessoa jurídica de direito público não se submete às disposições do Código de Defesa do Consumidor, e os litígios que a envolvam deverão ser tratados nos termos da lei civil.
D)Uma empresa não poderá litigar com outra invocando o Código de Defesa do Consumidor, sob pena de ofensa ao princípio da hipossuficiência técnica e econômica.
E)Em litígios que envolvam relações de consumo, a personalidade jurídica da sociedade não poderá ser desconsiderada, sob pena de ofensa ao princípio da preservação da empresa.
Responder
Q311529 - VUNESP Delegado de Polícia 2018
Assinale a alternativa em que todos os crimes descritos da Lei no 8.078/1990 (Código de Defesa do Consumidor) possuem modalidade culposa.
A)Impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros / Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços.
B)Deixar de organizar dados fáticos, técnicos e científicos que dão base à publicidade / Empregar na reparação de produtos, peça ou componentes de reposição usados, sem autorização do consumidor.
C)Deixar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo / Fazer ou promover publicidade que sabe ou deveria saber ser enganosa ou abusiva.
D)Empregar na reparação de produtos, peça ou componentes de reposição usados, sem autorização do consumidor / Impedir ou dificultar o acesso do consumidor às informações que sobre ele constem em cadastros, banco de dados, fichas e registros.
E)Omitir dizeres ou sinais ostensivos sobre a nocividade ou periculosidade de produtos, nas embalagens, nos invólucros, recipientes ou publicidade / Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços.
Responder
Q311583 - CESPE Juiz de Direito 2018
A respeito das infrações penais tipificadas no CDC, assinale a opção correta.
A)Enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, constitui infração penal.
B)Praticar crime tipificado no CDC em detrimento de operário ou rurícola não constitui circunstância agravante.
C)Permitir o ingresso em estabelecimento comercial de clientes em quantidade superior à fixada pela autoridade administrativa como quantidade máxima constitui crime.
D)Deixar de entregar ao consumidor o termo de garantia adequadamente preenchido e com especificação clara de seu conteúdo caracteriza conduta atípica.
E)Empregar na reparação de produtos peça ou componente de reposição usado, ainda que se tenha a autorização prévia e expressa do consumidor, constitui crime.
Responder
Q311685 - VUNESP Procurador Jurídico 2018
Constitui infração penal prevista pelo Código de Defesa do Consumidor:
A)recusar a venda de bens ou a prestação de serviços, diretamente a quem se disponha a adquiri-los mediante pronto pagamento.
B)permitir o ingresso em estabelecimentos comerciais ou de serviços de um número maior de consumidores que o fixado pela autoridade administrativa como máximo.
C)condicionar o fornecimento de produto ou serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço.
D)exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.
E)colocar no mercado produtos nocivos ou perigosos, ainda que devida e ostensivamente identificados como tal.
Responder
Q311802 - CESPE Delegado de Polícia 2018
Acerca dos crimes previstos no CDC, assinale a opção correta.
A)Em razão do princípio da especialidade, as infrações penais descritas no CDC excluem outras que digam respeito a qualquer relação de consumo.
B)A pena de interdição temporária de direitos somente poderá ser aplicada isoladamente, sendo vedada sua cumulação com pena privativa de liberdade ou multa.
C)No processamento dos crimes de propaganda enganosa ou abusiva, é cabível a transação penal.
D)Nos crimes que envolvam as relações de consumo, a ofensa a indivíduo analfabeto constitui circunstância agravante das penas.
E)Os crimes contra a relação de consumo são, em sua maioria, de perigo concreto, sendo exigida a efetiva ocorrência do dano.
Responder
Q311822 - CESPE Defensor Público 2018
De acordo com o CDC, o fornecedor de serviços que utilizar peças de reposição ou produtos usados, sem a expressa autorização do consumidor, cometerá
A)crime cuja consumação independe de dano efetivo.
B)crime que admite modalidade culposa, conforme previsão legal.
C)prática costumeira admitida nas relações de consumo.
D)ilícito civil, irrelevante no direito penal.
E)contravenção penal.
Responder
Q311903 - FCC Fiscal de Defesa do Consumidor 2017
Constitui infração penal prevista no Código de Defesa do Consumidor:
A)Omitir dizeres ou sinais ostensivos sobre a nocividade ou periculosidade de produtos, nas embalagens, nos invólucros, recipientes ou publicidade.
B)Deixar de prestar, por três vezes, socorro ao consumidor que reclama por serviço técnico autorizado.
C)Prestar serviço em residência sem identificar-se com crachá ou carta de apresentação.
D)Vender produto estragado, sem a devida indicação sobre o vencimento do produto para uso, na respectiva embalagem.
E)Indicar serviço que possa ser prestado no prazo de vinte e quatro horas e não respeitar o limite indicado.
Responder
Q311974 - CESPE Defensor Público 2017
A respeito das infrações penais previstas no CDC, assinale a opção correta.
A)O fornecedor que, na reparação de produtos, emprega peça ou componentes de reposição usados, sem a autorização do consumidor, comete ilícito civil, e não crime contra as relações de consumo.
B)A realização de publicidade enganosa configura crime contra as relações de consumo, com pena de detenção de três meses a um ano e multa.
C)A exposição do consumidor, de forma injustificada, a ridículo ou a situação que prejudique seu trabalho, em razão de cobrança de dívida, embora configure dano moral indenizável, não configura crime contra as relações de consumo.
D)Impedir ou dificultar o acesso do consumidor a informações que sobre ele constem de cadastros, banco de dados, fichas e registros configura ilícito civil, remediado mediante habeas data e sem repercussão na seara penal.
E)Qualquer violação do dever de informação constitui crime contra as relações de consumo, por ofensa ao princípio da transparência.
Responder