Questões de concursos sobre "Crimes contra a relação de consumo" | Direito do Consumidor - página 6

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Crimes contra a relação de consumo que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q316256 - MPE-MG Promotor de Justiça 2010

Nos termos da ordem jurídica de proteção do consumidor, considere as seguintes afirmativas. 

I. A facilitação da defesa dos direitos do consumidor, com a inversão do ônus da prova, a seu favor, no processo civil, enquanto direito básico, pode se fundar em critério judicial de verossimilhança e pode ser realizada, inclusive, de ofício pelo Juiz.

II. Em ação de ressarcimento fundada em responsabilidade pelo fato do produto, o ônus da prova da inexistência do defeito incumbe ao fabricante, ao construtor, ao produtor ou ao importador.

III. A responsabilidade civil solidária é imposta tanto em relação aos defeitos de concepção quanto aos defeitos de produção, o que não ocorre nos casos de defeitos de informação ou apresentação de produtos ou serviços.

IV. Para a configuração do crime de exposição ou depósito de mercadoria destinada à venda com prazo de validade vencido, é dispensável a realização de perícia para atestar a efetiva impropriedade do produto para consumo.

Pode-se concluir que estão CORRETAS
Ver Comentários

Q316264 - MPE-PB Promotor de Justiça 2010

Analise as proposições abaixo e, após, marque a alternativa correta. 

I - De acordo com as disposições legais do Código de Defesa do Consumidor, a responsabilidade dos profissionais liberais, em se tratando de vício do serviço, será apurada mediante a verificação de culpa.

II - Enquanto fonte principal de referência estatística, necessita o Governo do registro civil de pessoas naturais como base para decisão de medidas administrativas e de política jurídica, configurando crime a omissão na remessa bimestral dos mapas de nascimento, casamento e óbitos pelo oficial do registro civil ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

III - Além do registro civil, há necessidade de averbação no registro do comércio dos pactos e declarações antenupciais do empresário, dos títulos de doação, herança ou legado de bens gravados com a cláusula de incomunicabilidade ou inalienabilidade.
Ver Comentários

Q316335 - CESPE Promotor de Justiça 2010

A respeito do direito do consumidor, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q316425 - ESAF Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental 2008

Considere a seguinte defi nição para uma conduta considerada infração à ordem econômica:

"Os compradores de determinado bem ou serviço se comprometem a adquiri-lo com exclusividade de determinado vendedor (ou vice-versa), ficando, assim, proibidos de comercializar os bens dos rivais".

Essa definição refere-se a:
Ver Comentários

Q316469 - FCC Analista - Processual 2007

O emprego, na reparação de produtos, de peças ou componentes de reposição usados
Ver Comentários

Q316662 - FCC Promotor de Justiça 2008

NÃO é crime contra as relações de consumo:
Ver Comentários