Disciplinas Direito Constitucional Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução Questões de concursos sobre "Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução" | Direito Constitucional - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Espécies Normativas: Medida Provisória, Lei Delegada, Decreto Legislativo e Resolução que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q274341 - MPE-PR Promotor de Justiça 2019
Assinale a alternativa incorreta :
A)O processo legislativo compreende a elaboração de emendas à Constituição, leis complementares, leis ordinárias, leis delegadas, medidas provisórias, decretos legislativos e resoluções.
B)Os Deputados e Senadores não poderão, desde a posse, ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada.
C)Os subsídios do Prefeito, do Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais são fixados por lei de iniciativa do Chefe do Executivo.
D)A Câmara Municipal não gastará mais de setenta por cento de sua receita com folha de pagamento, incluído o gasto com o subsídio de seus Vereadores.
E)É vedada a reedição, na mesma sessão legislativa, de medida provisória que tenha sido rejeitada ou que tenha perdido sua eficácia por decurso de prazo.
Responder
Q274601 - FCC Defensor Público 2018
Segundo o texto da Constituição Federal,
A)se a medida provisória não for apreciada em até 30 (trinta) dias contados de sua publicação, entrará em regime de urgência, subsequentemente em cada uma das Casas do Congresso Nacional.
B)não cabe, ao Presidente da República, a iniciativa para propositura de emenda constitucional.
C)é possível editar medida provisória que trate sobre nacionalidade, a fim de acolher indivíduos que solicitam asilo político
D)a matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.
E)o veto parcial poderá abranger texto parcial de artigo, mas não de inciso, parágrafo ou alínea, quando deverá ser necessariamente total.
Responder
Q274719 - IDECAN Procurador 2018
Sobre as medidas provisórias, assinale a alternativa INCORRETA.
A)As medidas provisórias terão sua votação iniciada na Câmara dos Deputados ou no Senado Federal, a depender da iniciativa do Presidente da República.
B)Os requisitos constitucionais legitimadores da edição de medidas provisórias, consubstanciados nos conceitos jurídicos indeterminados de relevância e urgência, apenas excepcionalmente se submetem ao crivo do Poder Judiciário, por força do princípio da separação de poderes.
C)É vedada a edição de medida provisória sobre matéria de direito penal e processual penal.
D)Se a medida provisória não for apreciada em até quarenta e cinco dias contados de sua publicação, entrará em regime de urgência, subsequentemente, em cada uma das Casas do Congresso Nacional, ficando sobrestadas, até que se ultime a votação, todas as demais deliberações legislativas da Casa em que estiver tramitando.
Responder
Q275015 - FEPESE Procurador do Estado 2018
Em relação às medidas provisórias, é correto afirmar:
A)Os requisitos de relevância e urgência poderão ser dispensados quando a questão envolver matéria reservada à lei complementar.
B)Perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de cento e vinte dias, prorrogável uma única vez por igual período, devendo o Congresso Nacional disciplinar, por decreto legislativo, as relações jurídicas delas decorrentes.
C)Não existe qualquer vedação relacionada ao tipo de matéria que poderá ser objeto de medida provisória, a não ser aquelas relacionadas à competência legislativa da União.
D)É vedada sua edição para tratar de matérias relativas à nacionalidade, à cidadania, aos direitos políticos, aos partidos políticos, ao direito eleitoral; ao direito penal, processual penal e processual civil.
E)Após serem encaminhadas pelo Presidente da República ao Congresso Nacional, terão sua votação iniciada no Senado Federal. Posteriormente, serão remetidas à Câmara dos Deputados.
Responder
Q275110 - CESPE Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis 2018
As leis delegadas, elaboradas pelo presidente da República, são medidas que
A)serão apreciadas pelo Congresso Nacional — separadamente, em cada uma das casas que compõem esse órgão.
B)poderão ser estendidas para além do período da legislatura.
C)impedirão que o Congresso Nacional legisle acerca de matéria que já seja objeto de lei delegada.
D)poderão tratar dos planos plurianuais.
E)terão a forma de resolução do Congresso Nacional, que especificará seu conteúdo e os termos de seu exercício.
Responder
Q275117 - CESPE Analista de Controle Externo 2018
A Constituição Federal de 1988 veda expressamente a edição de medida provisória que
A)verse sobre a seguridade social.
B)trate das diretrizes e bases da educação nacional.
C)regulamente a concessão de serviços locais de gás canalizado.
D)implique a instituição ou majoração de impostos.
E)regulamente o regime de portos e a navegação lacustre, fluvial, marítima, aérea e aeroespacial.
Responder
Q275240 - CESPE Analista de Controle Externo 2018
As leis delegadas, elaboradas pelo presidente da República, são medidas que
A)terão a forma de resolução do Congresso Nacional, que especificará seu conteúdo e os termos de seu exercício.
B)serão apreciadas pelo Congresso Nacional — separadamente, em cada uma das casas que compõem esse órgão.
C)poderão ser estendidas para além do período da legislatura.
D)impedirão que o Congresso Nacional legisle acerca de matéria que já seja objeto de lei delegada.
E)poderão tratar dos planos plurianuais.
Responder
Q275588 - IADES Analista Jurídico 2018
Se o Brasil celebrar novo tratado sobre telecomunicações, estipulando regras para uso do espectro para exploração do serviço de banda larga móvel, após incorporação ao ordenamento jurídico, tal norma terá status de
A)emenda constitucional.
B)lei complementar.
C)lei ordinária.
D)formalmente lei complementar, mas materialmente lei ordinária.
E)decreto presidencial.
Responder
Q275672 - VUNESP Analista Jurídico 2018
O Presidente da República editou uma medida provisória (MP) disciplinando determinadas matérias sobre a carreira do Ministério Público e remete o texto da MP à Câmara dos Deputados, recebendo parecer contrário da Comissão Mista de Deputados e Senadores, sendo, em seguida, objeto de apreciação e votação em sessão conjunta do Congresso Nacional, acabando por ser aprovada depois de 65 dias de deliberação legislativa.
Considerando a situação hipotética, bem como as normas constitucionais que regem a matéria, é correto afirmar que a referida medida provisória é
A)inconstitucional, porque contém vício material e também vício formal, uma vez que deveria ser apreciada em sessão separada pelo plenário de cada uma das Casas Legislativas.
B)formal e materialmente constitucional, uma vez que obedeceu a todos os dispositivos constitucionais que disciplinam a medida provisória.
C)é materialmente constitucional, porém inconstitucional no aspecto formal em razão de que as medidas provisórias não devem ser encaminhadas à Câmara dos Deputados, mas ao Congresso Nacional.
D)inconstitucional em seu conteúdo, além de conter vício formal, porque o parecer contrário da referida Comissão deve implicar em seu obrigatório arquivamento.
E)constitucional no seu conteúdo, mas formalmente inconstitucional por ter sido ultrapassado o prazo improrrogável de 60 dias para sua apreciação e aprovação.
Responder
Q275727 - VUNESP Procurador 2018
A respeito do Processo Legislativo, é correto afirmar que
A)a Constituição poderá ser emendada mediante proposta de um terço das Assembleias Legislativas das unidades da Federação.
B)a sanção tácita ao projeto de lei ocorre quando o Presidente da República não o sanciona expressamente, mas também não o veta, no prazo de 10 dias úteis.
C)o veto parcial somente abrangerá texto integral de artigo, de parágrafo, de inciso ou de alínea, pois não existe a possibilidade de vetar apenas palavras ou expressões de projeto de lei.
D)prorrogar-se-á uma única vez por igual período a vigência de medida provisória que, no prazo de trinta dias, contado de sua publicação, não tiver a sua votação encerrada nas duas Casas do Congresso Nacional.
E)o veto deverá ser apreciado em sessão conjunta, impreterivelmente, dentro de quinze dias a contar de seu recebimento, só podendo ser rejeitado pelo voto da maioria absoluta dos Deputados e Senadores.
Responder