Disciplinas Direito Administrativo Poderes da Administração Questões de concursos sobre "Poderes da Administração" | Direito Administrativo - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Poderes da Administração que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q248714 - INAZ do Pará Advogado 2018
Suponhamos que um veículo fora abordado drasticamente por um policial militar para a devida abordagem do condutor e a documentação do veículo foi exigida. Diante deste fato, o condutor sentiu-se vítima de crime de abuso de autoridade e o policial replicou sustentando que, nesta situação, o agente público atua com base no tipo de poder:
A)Legislativo.
B)De polícia.
C)Judiciário.
D)Interventivo.
E)Executivo.
Responder
Q248827 - FUNCAB Perito Criminal 2013
Quanto aos poderes da Administração Pública, assinale a alternativa correta.
A)O poder regulamentar permite aos chefes do Poder Executivo editar atos administrativos gerais para dar cumprimento às leis, sendo-lhes lícito criar obrigações não dispostas previamente em lei.
B)O poder hierárquico é poder interno e permanente que visa distribuir e escalonar as funções dos órgãos do Poder Executivo, sendo aplicável também aos particulares.
C)O poder disciplinar é o poder interno e discricionário que não pode ser exercido em relação a particulares em razão de atender a necessidades de controle intrínseco.
D)O poder de polícia é atividade estatal restritiva dos interesses privados que se limita à atuação estatal no âmbito da segurança pública e das corporações policiais.
E)A autoridade administrativa municipal dispõe apenas dos poderes administrativos hierárquico, disciplinar e regulamentar, pois as Guardas Municipais não são corporações policiais formais.
Responder
Q248857 - FCC Defensor Público 2018
A respeito da atividade de polícia administrativa da Administração Pública, é correto afirmar ser sua característica:
A)incidir sobre pessoas, individual e indiscriminadamente.
B)manifestar-se por atos administrativos, não envolvendo atos concretos.
C)ser de competência exclusiva, em regra, podendo ser concorrente, caso a atividade seja de interesse simultâneo às três esferas da federação.
D)a discricionariedade, sem possibilidade de limitação de ordem legal, mas pautando-se, quando possível, pelos princípios da Administração Pública.
E)constituir represália a ilícito penal.
Responder
Q248928 - CESPE Técnico Tributário 2018
Um técnico tributário da secretaria de fazenda de determinado estado, no exercício de suas atividades regulares, verificou, em um veículo transportador, carga sem o devido documento fiscal obrigatório para o seu transporte. Por esse motivo, descarregou todas as mercadorias que estavam no veículo, para averiguar se havia outras irregularidades.
Nessa situação, o servidor público exerceu o poder
A)disciplinar, que consiste em atos preventivos, de caráter concreto e de natureza vinculada, e que se caracteriza pela coercibilidade.
B)de polícia, que consiste em atos repressivos, normativos e gerais, e que se caracteriza pela coercibilidade.
C)disciplinar, que consiste em atos repressivos, normativos e concretos, e que se caracteriza pela coercibilidade e pela autoexecutoriedade.
D)de polícia, que consiste em atos preventivos e repressivos, normativos e concretos, e que se caracteriza pela autoexecutoriedade e pela coercibilidade.
E)de polícia, que consiste em atos repressivos, concretos e discricionários, e que se caracteriza pela delegabilidade.
Responder
Q248955 - CESPE Técnico Tributário 2018
O fenômeno conhecido como deslegalização consiste
A)no excesso de decretos regulamentares existentes.
B)na edição indiscriminada de medidas provisórias.
C)na possibilidade de o Poder Executivo editar normas de caráter geral.
D)na permissão do Poder Legislativo ao Poder Executivo de editar normas de caráter técnico, de maneira inovadora.
E)na edição de ato regulamentar que extrapole a norma regulamentada.
Responder
Q249133 - COMPERVE Juiz Leigo 2018
Maria, estudante do último período de direito, ouviu comentários de que o reitor de sua universidade não entregaria os diplomas para os concluintes do curso naquele ano, diante da crise econômica nacional e do superlotado mercado de trabalho jurídico. Intrigada com o conteúdo das fofocas, Maria mandou mensagem de WhatsApp para o grupo da turma e logo recebeu inúmeros links de notícias corroborando com o conteúdo dos comentários. O pavor, então, se tornou generalizado naquela instituição de ensino superior. Aflitos, os estudantes montaram comissão para pesquisar o tema e logo descobriram que a entrega de diplomas é
A)ato discricionário, o que realmente permite tal postura do reitor, porém, sem inviabilizar o seu controle judicial.
B)ato discricionário, o que realmente permite tal postura do reitor bem como inviabiliza o seu controle judicial.
C)ato vinculado, o que impede o reitor de se negar a entregar tais documentos pelos motivos citados, fato que pode ser controlado em via judicial e também na esfera administrativa.
D)ato vinculado, o que impede o reitor de se negar a entregar tais documentos pelos motivos citados, fato que não pode ser controlado em via judicial, mas, sim, na esfera administrativa.
Responder
Q249245 - CESPE Analista de Controle Externo - Direito 2018
No exercício da sua função, o analista de controle externo
A)poderá, motivadamente, invocar a reserva administrativa do possível quando não puder fazer determinado empreendimento.
B)levará o ato administrativo à anulação caso o tenha realizado com abuso de poder.
C)terá de restituir diretamente o particular contra o qual tiver cometido ato caracterizado como abuso de poder.
D)tem a opção de utilizar ou dispensar o poder administrativo para agir.
E)poderá renunciar, em caso concreto, ao poder-dever de agir na hipótese de omissão específica.
Responder
Q249250 - CESPE Analista de Controle Externo - Direito 2018
O regulamento editado por autoridade competente da administração pública, em atendimento a norma legal, para prover matéria reservada a lei é um regulamento
A)subordinado.
B)autônomo.
C)executivo.
D)delegado.
E)independente.
Responder
Q249251 - CESPE Analista de Controle Externo - Direito 2018
Caso deixe de emitir ato obrigatório no prazo fixado em lei, o analista de controle externo
A)terá o prazo de até noventa dias para se manifestar.
B)deverá aguardar que seja proferida decisão judicial para que se manifeste.
C)cometerá abuso de poder pelo descumprimento do poder-dever de agir.
D)estará necessariamente declarando a aceitação tácita de eventual pedido formulado.
E)não incidirá em qualquer penalidade, porque o silêncio administrativo não produz efeitos jurídicos.
Responder
Q249381 - FCC Analista Técnico 2018
As prerrogativas e poderes conferidos à Administração direta e indireta para a consecução de suas funções, tipicamente executivas,
A)admitem a prática de atos que exteriorizam o exercício de parcela de funções atípicas, a exemplo da edição de decreto que extingue cargos vagos em determinado órgão cujas funções foram absorvidas por outro departamento da estrutura administrativa.
B)não se exteriorizam de forma equânime, considerando que o controle exercido pelo Legislativo e Tribunais de Contas sobre os atos e negócios realizados pelos entes que integram a Administração indireta e que possuem natureza jurídica de direito privado restringe-se ao exame do cumprimento da legalidade.
C)não excluem o exercício de funções atípicas pelos seus diversos entes, como judicante e normativa, esta última que abrange a edição de decretos autônomos pelo Chefe do Executivo, Superintendentes de autarquias e de fundações integrantes da Administração indireta.
D)incluem o exercício do poder de polícia, função tipicamente atribuída ao Poder Judiciário, para, em caráter excepcional, limitar os direitos dos administrados com vistas à garantia da segurança pública.
E)restringem a incidência de controle externo sobre seus atos, cabendo, exclusivamente, ao Judiciário o exame de legalidade e ao Legislativo, por meio do Tribunal de Contas, o exame da discricionariedade e de seus limites.
Responder