Q248716 - INAZ do Pará Advogado 2018
De acordo com o texto constitucional, considerando que um governador crie uma nova Secretaria de Atendimento Social, tal ato jurídico é:
A)Legítimo, em face da violação ao princípio da moralidade.
B)Legal, podendo contemplar a extinção de órgãos públicos e cargos vagos.
C)Legal, desde que não represente criação ou extinção de órgãos públicos.
D)Ilegítimo, eis que nossa Constituição admite preceito autônomo para matéria de organização administrativa.
E)Ilegal apenas se decorrente de delegação expressa do Poder Executivo.
Responder
Q248749 - SIPROS Técnico em Procuradoria - Direito 2018
Sobre as parcerias do Poder Público com as Organizações da Sociedade Civil (OSC), marque a resposta CORRETA, segundo a legislação em vigor:
A)As parcerias entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil terão como objeto a execução de atividade ou projeto e deverão ser formalizadas por meio de Termo de Fomento, Termo de Colaboração ou Acordo de Cooperação, quando envolverem transferência financeira de recursos. A celebração de qualquer modalidade de parceria será precedida de chamamento público, sendo vedada dispensa ou inexigibilidade.
B)As parcerias entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil terão como objeto a execução de atividade ou projeto e deverão ser formalizadas por meio de Termo de Fomento ou Termo de Colaboração, quando envolverem transferência financeira de recursos, ou, ainda, Acordo de Cooperação, quando não envolverem transferência financeira de recursos entre os partícipes. A celebração das parcerias será precedida de chamamento público, dispondo a lei sobre hipóteses de dispensa ou inexigibilidade.
C)As parcerias entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil terão como objeto a execução de atividade ou projeto e deverão ser formalizadas por meio de Convênios e Termos de Fomento, quando envolverem transferência financeira de recursos, ou, ainda, Termo de Colaboração ou Acordo de Cooperação, quando não envolverem transferência de recursos financeiros entre os partícipes. A celebração das parcerias será precedida de chamamento público, dispondo a lei sobre hipóteses de dispensa ou inexigibilidade.
D)As parcerias entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil terão como objeto a execução de atividade ou projeto e deverão ser formalizadas por meio de Termo de Fomento ou Termo de Colaboração, quando envolverem transferência financeira de recursos, ou, ainda, Acordo de Cooperação, quando não envolverem transferência financeira de recursos entre os partícipes. A celebração de qualquer modalidade de parceria será precedida de chamamento público, dispondo a lei sobre a hipótese de dispensa ou inexigibilidade exclusivamente para os termos de colaboração ou de fomento que envolvam recursos destinados à execução de emendas parlamentares impositivas às leis orçamentárias anuais.
E)As parcerias entre o Poder Público e as Organizações da Sociedade Civil terão como objeto a prestação de serviços sociais delegados pelo Estado e deverão ser formalizadas por meio de Convênios e Termos de Fomento, quando envolverem transferência financeira de recursos, ou, ainda, Termo de Colaboração ou Acordo de Cooperação, quando não envolverem transferência de recursos financeiros entre os partícipes. A celebração das parcerias será precedida de chamamento público, dispondo a lei sobre hipóteses de dispensa ou inexigibilidade.
Responder
Q248845 - FGV Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental 2018
O Município Norte-Sul qualificou a associação "Mar Sem Fim", dedicada à proteção e preservação do meio ambiente e de ecossistemas marinhos, como Organização Social (OS).
Considerando a referida qualificação,
A)o Município Norte-Sul pode realizar contratação direta com a Organização Social, por inexigibilidade de licitação, para a prestação de serviços de limpeza e de restauro de uma lagoa, com vistas à preservação do meio ambiente.
B)o Município Norte-Sul não pode realizar qualquer forma de contratação com a associação por ele qualificada como Organização Social, embora possa com ela celebrar um convênio.
C)qualquer município localizado no mesmo estado em que está situado o Município Norte-Sul pode realizar contratação direta com a Organização Social, para a prestação de serviços relacionados à proteção e à preservação do meio ambiente.
D)o Município Norte-Sul pode celebrar contrato com a associação por ele qualificada como Organização Social, mas sempre precedido de licitação.
E)o Município Norte-Sul pode realizar contratação direta com a Organização Social, por dispensa de licitação, para a prestação de serviços de limpeza e de restauro de uma lagoa, com vistas à preservação do meio ambiente.
Responder
Q248851 - FCC Defensor Público 2018
Os consórcios administrativos
A)são acordos firmados por entidades públicas de qualquer espécie, ou entre estas e organizações particulares, para realização de objetivos de interesse comum dos partícipes.
B)são contratos em que as partes têm interesses diversos e opostos.
C)não adquirem personalidade jurídica, permanecendo como simples aquiescência dos partícipes para a prossecução de objetivos comuns.
D)são acordos firmados entre entidades estatais, autárquicas, fundacionais ou paraestatais, sempre da mesma espécie, para realização de objetivos de interesse comum dos partícipes.
E)são cooperações associativas firmadas por entidades públicas de qualquer espécie, de utilidade geral e com interesses predominantemente comuns.
Responder
Q248946 - CESPE Técnico Tributário 2018
A propósito da administração indireta, assinale a opção correta.
A)As empresas públicas gozam de privilégio fiscal, uma vez que são extensões do ente político instituidor.
B)A CF permite que uma pessoa ocupe função administrativa em uma sociedade de economia mista e, concomitantemente, outra em empresa pública, desde que haja compatibilidade de horário.
C)Não depende de autorização legislativa a criação de subsidiárias de sociedade de economia mista.
D)Depende de autorização legislativa a participação de sociedade de economia mista em empresa privada.
E)Sociedades de economia mista são isentas da obrigação de realizar procedimento licitatório.
Responder
Q248949 - CESPE Técnico Tributário 2018
As agências reguladoras possuem
A)poder normativo técnico, que consiste na possibilidade de editar atos regulamentares, desde que não criem obrigação nova.
B)autonomia decisória, com a possibilidade de recursos hierárquicos próprios e impróprios.
C)independência administrativa, mas são submetidas a supervisão ministerial.
D)responsabilidade civil subjetiva com culpa presumida.
E)regime especial de autarquias, mas também podem constituir-se em fundações de direito público.
Responder
Q248957 - CESPE Técnico Tributário 2018
Os serviços sociais autônomos
A)integram a administração indireta.
B)não dependem de lei autorizativa para serem criados.
C)não recebem recursos derivados de contribuições compulsórias.
D)podem visar ao lucro.
E)são submetidos a supervisão ministerial.
Responder