Q65744 - Instituto Excelência Auxiliar de Desenvolvimento 2016
A Educação Infantil, é um lugar de
aprendizagem, portanto deve-se organizar os
espaços da creche e da pré-escola e integrá-los à
rotina pedagógica.
Dentro desse contexto assinale a alternativa
CORRETA que condiz com as crianças entre os 4
e os 5 anos:
A)São capazes de executar muitas tarefas
sozinhas, inclusive as de autocuidado, ainda que
demorem um pouco mais para realizá-las. O
tempo de orientação individual diminui e o
professor pode investir muito em atividades que
façam com que a criança entre de vez no jogo
simbólico, desenvolver tarefas fora da sala pelo
menos duas vezes ao dia, de 40 minutos a uma
hora. As atividades de linguagem oral e escrita,
assim como a exploração de ambientes, também
são importantíssimas.
B)As evidências do pensamento sincrético - que
mescla realidade à fantasia para construir o
conhecimento - são cada vez maiores. O
professor tem de orientar os pequenos para que
definam melhor as noções de tempo e espaço e
comecem a solucionar problemas e encontrar
explicações para os fenômenos naturais. A rotina
na escola tem de ser flexível o bastante para que o professor tome decisões sobre a duração de
cada atividade. Todos os cantos das salas podem
ser explorados para estimular a interação e criar
atividades complementares - para garantir a
autonomia do ritmo de cada criança.
C)É caracterizado pela formadora como "a
adolescência da infância". É quando as crianças
começam a entrar no jogo simbólico, se apropriam
da palavra "não", passam a controlar os
esfíncteres e fazem suas primeiras escolhas. Vale
aproveitar o ímpeto dos pequenos e contar com a
ajuda deles para que organizem espaços e criem
bons hábitos. As atividades com ‘ melecas’ -
massinha ou tintas de pigmentos naturais -, os
desenhos e as garatujas são altamente
exploráveis, assim como as brincadeiras e os
desafios corporais e linguísticos.
D)As brincadeiras que reproduzem os fazeres
adultos - casinha, escritório, médico - são
importantes e causam fascínio nos pequenos.
Percursos de corrida ou de obstáculos também
proporcionam boas experiências. Nessa fase, as
crianças já dominam os movimentos corporais
básicos e precisam aprimorar a corrida, os pulos e
as cambalhotas. As sonecas ao longo do dia
também diminuem, assim como os banhos na
escola.
Responder