Questões de concursos sobre "Educação Infantil" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação Infantil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57182 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O Plano de Cultura Infância do Ceará define os rumos da política cultural, organiza, regula e norteia a execução da Política Estadual de Cultura Infância, assim como estabelece estratégias, metas, prazos e recursos necessários à sua implementação.


Considerando os objetivos do Plano de Cultura Infância do Ceará, atente para os itens listados a seguir:


I. promover a infância enquanto categoria social e cultural;

II. contemplar as crianças dos municípios com mais de 15.000 habitantes;

III. ampliar as referências artísticas e culturais das crianças;

IV. valorizar atitudes de repúdio a ações de apoio a diferentes grupos étnicos e culturais que compõem a sociedade brasileira.


Faz parte dos objetivos do Plano de Cultura Infância do Ceará somente o que consta em 

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Q57183 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O Plano de Cultura Infância do Ceará organiza,
regula e norteia a execução da Política Estadual de
Cultura Infância. Para os fins desse plano, entende-se
por Cultura Infância
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Q57189 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Atente para o seguinte enunciado: O Plano de Cultura Infância do Ceará, instituído pela Lei Nº 122/2017, prioriza a interface entre a educação e a cultura como elemento fundamental para o desenvolvimento integral da criança. Em seu capítulo VII, da Educação e Cultura, o Plano apresenta como metas e ações


I. promover editais para publicações de livros escritos por crianças;

II. recensear as crianças no ensino fundamental e zelar pela frequência à escola;

III. coletar, analisar e disseminar informações sobre educação e cultura;

IV. desenvolver e fomentar programas e iniciativas de interações estéticas e formativas entre artistas e comunidade escolar.


Com base no teor do capítulo citado, estão corretas somente as complementações contidas em

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Q57191 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

Nos últimos anos, o estado do Ceará tem-se
destacado, no cenário da educação nacional, pela
busca insistente de alcançar o desenvolvimento de
uma educação pública efetivamente de qualidade.
Nessa perspectiva, implantou uma política voltada
para a garantia da construção da qualidade
educacional, logo nos primeiros anos do ensino
fundamental, que serviu de referência para o País.
Essa política é denominada 
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Q57218 - UECE-CEV Analista - Letras 2018

A música folclórica pode ser usada na Educação
Infantil como instrumento de valor próprio e
significativo. Diverge-se dessa concepção quando se
afirma que esse tipo de música 
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Q57233 - CESPE Professor 2017

Acerca de alfabetização, assinale a opção correta.
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Q57236 - CESPE Professor 2017

As orientações metodológicas dos PCN a respeito do processo de
avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
recomendam que 
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Q57238 - CESPE Professor 2017

No que se refere à organização curricular dos anos iniciais do
ensino fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
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Q57262 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Para orientar as escolas na elaboração, no planejamento,
na execução e na avaliação de sua proposta pedagógica
e curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil estabelecem princípios, fundamentos
e procedimentos. Nesse sentido, currículo da Educação
Infantil, pelas Diretrizes, é concebido como um conjunto
de
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Q57268 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

A ideia de infância como uma estrutura social não existiu
na Idade Média; surgiu no século XVI e está desaparecendo
agora, segundo Postman. Para o autor, a infância
não foi inventada pela alfabetização, mas apenas
descoberta, e o novo ambiente informacional não a está
fazendo desaparecer, mas apenas a reprimindo. Nesse
sentido, é correto afirmar que os estágios observáveis do
desenvolvimento da criança são governados
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