O Plano de Cultura Infância do Ceará define os
rumos da política cultural, organiza, regula e norteia a
execução da Política Estadual de Cultura Infância,
assim como estabelece estratégias, metas, prazos e
recursos necessários à sua implementação.
Considerando os objetivos do Plano de Cultura
Infância do Ceará, atente para os itens listados a
seguir:
I. promover a infância enquanto categoria
social e cultural;
II. contemplar as crianças dos municípios com
mais de 15.000 habitantes;
III. ampliar as referências artísticas e culturais
das crianças;
IV. valorizar atitudes de repúdio a ações de
apoio a diferentes grupos étnicos e culturais
que compõem a sociedade brasileira.
Faz parte dos objetivos do Plano de Cultura Infância
do Ceará somente o que consta em
O Plano de Cultura Infância do Ceará organiza,
regula e norteia a execução da Política Estadual de
Cultura Infância. Para os fins desse plano, entende-se
por Cultura Infância
Atente para o seguinte enunciado: O Plano de
Cultura Infância do Ceará, instituído pela
Lei Nº 122/2017, prioriza a interface entre a educação
e a cultura como elemento fundamental para o
desenvolvimento integral da criança. Em seu capítulo
VII, da Educação e Cultura, o Plano apresenta como
metas e ações
I. promover editais para publicações de livros
escritos por crianças;
II. recensear as crianças no ensino fundamental
e zelar pela frequência à escola;
III. coletar, analisar e disseminar informações
sobre educação e cultura;
IV. desenvolver e fomentar programas e
iniciativas de interações estéticas e formativas
entre artistas e comunidade escolar.
Com base no teor do capítulo citado, estão corretas
somente as complementações contidas em
Nos últimos anos, o estado do Ceará tem-se
destacado, no cenário da educação nacional, pela
busca insistente de alcançar o desenvolvimento de
uma educação pública efetivamente de qualidade.
Nessa perspectiva, implantou uma política voltada
para a garantia da construção da qualidade
educacional, logo nos primeiros anos do ensino
fundamental, que serviu de referência para o País.
Essa política é denominada
A música folclórica pode ser usada na Educação
Infantil como instrumento de valor próprio e
significativo. Diverge-se dessa concepção quando se
afirma que esse tipo de música
Para orientar as escolas na elaboração, no planejamento,
na execução e na avaliação de sua proposta pedagógica
e curricular, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a
Educação Infantil estabelecem princípios, fundamentos
e procedimentos. Nesse sentido, currículo da Educação
Infantil, pelas Diretrizes, é concebido como um conjunto
de
A ideia de infância como uma estrutura social não existiu
na Idade Média; surgiu no século XVI e está desaparecendo
agora, segundo Postman. Para o autor, a infância
não foi inventada pela alfabetização, mas apenas
descoberta, e o novo ambiente informacional não a está
fazendo desaparecer, mas apenas a reprimindo. Nesse
sentido, é correto afirmar que os estágios observáveis do
desenvolvimento da criança são governados