O ambiente físico pode ser organizado de diferentes formas. Uma delas é a organização em “áreas” ou
“centros de interesse”. Essas áreas podem ter diversas denominações, sendo sugeridas por Santos (2004)
as seguintes: Área Silenciosa ou de Leitura, Área de Blocos, Área de Brinquedo Dramático, Área de
Ciências, Área de Artes, Área de Brinquedo Manipulativo e Área Externa Coberta e Descoberta. De posse
dessas informações, relacione as colunas abaixo:
1 - Área Silenciosa ou de Leitura
2 - Área de Blocos
3 - Área de Brinquedo Dramático
4 - Área de Ciências
5 - Área de Brinquedo Manipulativo
( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de
encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a
coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio.
( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em
miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por
objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais.
( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a
curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução
de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.
( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam,
cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades
mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da
criança para ouvir e contar histórias.
( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de
forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser
utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento
lógico-matemático.
A sequência CORRETA é: