Questões de concursos sobre "A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57286 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

Madalena Freire, ao descrever um relatório de atividades
desenvolvidas com crianças na faixa de 4 anos, enfatiza
que o principal objetivo é o desenvolvimento do grupo
como um todo, do que deve resultar que as crianças se
descubram como membros. Segundo a autora, é através
da rotina no desenvolvimento das atividades diárias que
se desenvolve a
Ver Comentários

Q58689 - CESPE Professor 2017

A respeito da importância do espaço na educação infantil, assinale
a opção correta. 
Ver Comentários

Q58690 - CESPE Professor 2017

Com relação à rotina na educação infantil, assinale a opção correta.
Ver Comentários

Q59017 - UFV Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O ambiente físico pode ser organizado de diferentes formas. Uma delas é a organização em “áreas” ou “centros de interesse”. Essas áreas podem ter diversas denominações, sendo sugeridas por Santos (2004) as seguintes: Área Silenciosa ou de Leitura, Área de Blocos, Área de Brinquedo Dramático, Área de Ciências, Área de Artes, Área de Brinquedo Manipulativo e Área Externa Coberta e Descoberta. De posse dessas informações, relacione as colunas abaixo:

1 - Área Silenciosa ou de Leitura 

2 - Área de Blocos 

3 - Área de Brinquedo Dramático

4 - Área de Ciências 

5 - Área de Brinquedo Manipulativo

( ) Compõe-se de mesas e cadeiras, comportando jogos de encaixe, agrupamento e combinação. O objetivo é desenvolver a coordenação motora, a percepção visual e o raciocínio. 

( ) Compõe-se de um mobiliário básico de uma casa, porém em miniatura, podendo-se disponibilizar outros acessórios e tem por objetivo possibilitar a dramatização de diferentes papéis sociais. 

( ) Compõe-se de armários, mesa e cadeiras. Deve estimular a curiosidade e o espírito de observação da criança, a resolução de problemas, ampliando o conhecimento físico, o lógico-matemático e o social.

( ) Compõe-se de armários e livros. É onde as crianças conversam, cantam e interagem socialmente, são desenvolvidas atividades mais calmas ou que requeiram relaxamento e tranquilidade da criança para ouvir e contar histórias.

( ) Compõe-se de armários e um tapete, carpete ou outro tipo de forro. Possui blocos de madeira ou espuma que podem ser utilizados para construções diversas e favorece o conhecimento lógico-matemático.  

A sequência CORRETA é:

Ver Comentários

Q59084 - IBADE Professor 2017

Considerando que o ambiente das instituições de educação infantil deve favorecer o desenvolvimento da criança, é correto afirmar que o ambiente estruturado para a criança deveria promover:


1. a identidade pessoal.

2. evitar o contato social, mantendo-se a privacidade.

3. desenvolvimento de competências.

4. oportunidades para o crescimento.

5. transmitir sensações de confiança e segurança.


Estão corretos apenas:

Ver Comentários

Q59097 - IBADE Professor 2017

O espaço na instituição de educação infantil deve:


I. ser versátil e permeável à sua ação.

lI. sujeito às modificações propostas pelas crianças e pelos professores.

III. possuir ambientes para jogos, artes, faz-de-conta, leitura, dentre outros.


Está correto o que se afirma em:

Ver Comentários

Q59198 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Ao narrar o processo de planejamento das ações a serem realizadas com pequenos grupos durante o estágio na creche e o
processo de reflexão a partir dos registros da ação, Cristina Dias Rosa e Elisandra Silva Lopes destacaram como aspectos de
dificuldade ou desafio para tomar decisões durante o trabalho, o grau de diretividade/mediação do professor e o controle do
tempo sobre as experiências propostas às crianças em cada experiência e constataram que 
Ver Comentários

Q59201 - FCC Coordenador Pedagógico 2011

Segundo Maria Carmen Barbosa, o espaço físico da escola na educação infantil pode operar favorecendo a construção das
estruturas cognitivas e subjetivas das crianças quando 
Ver Comentários

Q59314 - IBFC Professor de Educação Básica 2015

O Professor dos anos iniciais, com base no perfil dos seus alunos, nos objetivos curriculares e nas metas da Secretaria de Estado de Educação (SEE) planeja e desenvolve o processo de ensino. Nesse contexto, são verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes opções:


( ) Promove a integração de conhecimentos através de diversas oportunidades de leitura, escrita, escuta, observação e representação

( ) Avalia com uma programação de atividades apropriadas ao ritmo e interesse aos alunos

( ) Torna a aprendizagem significativa e acessível.

( ) Define metas e objetivos para seus planos de ensino em dissonância com as metas e objetivos da Secretaria e do Projeto Pedagógico da Escola.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:

Ver Comentários

Q59699 - PUC-PR Professor 2017

 A organização funcional da sala de aula é cenário de uma revolução na funcionalidade do lugar e do planejamento
da Educação Infantil. O termo ”espaço” faz referência ao espaço físico, mas ao substituir esse termo por ambiente,
passa-se a tratar do espaço físico e também do conjunto de relações que se estabelecem. Os elementos do espaço representam componentes curriculares, e um dos critérios a serem considerados é a decoração. Sobre o tema,
assinale a alternativa CORRETA
Ver Comentários