Q65610 - IBADE Professor - Séries Iniciais 2016
A avaliação da aprendizagem baseia-se na
concepção de educação que norteia a relação
professor - estudante - conhecimento - vida em
movimento, devendo ser um ato reflexo de
reconstrução da prática pedagógica avaliativa,
premissa básica e fundamental para se questionar o
educar, transformando a mudança em ato, acima de
tudo, político. Nessa perspectiva, assinale a
alternativa correta.
A)Em todos as séries da Educação Infantil, adota-se uma estratégia de progresso individual
e contínuo, sem avaliações que impeçam o
acesso do educando à etapa seguinte.
B)Em nível operacional, a avaliação da aprendizagem tem, como referência, o conjunto
de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores
e emoções que os sujeitos do processo educativo
projetam para si de modo integrado e articulado
com aqueles princípios definidos para a
Educação Básica, redimensionados para cada
uma de suas etapas, assim como no projeto
político-pedagógico da escola.
C) Para o avanço nos cursos e nas séries há isenção
de verificação do aprendizado, para se evitar
constrangimentos e burocracias que emperrem o
processo.
D)A validade da avaliação, na sua função
diagnóstica, liga-se à aprendizagem, apontando
para uma avaliação individual, que se atém ao
quantitativo do aprendizado porque identifica o
desenvolvimento dependente do estudante, que,
apesar de indissociavelmente ético, é carente.
E)A avaliação na Educação Infantil é realizado mediante acompanhamento e registro do
desenvolvimento da criança, objetivando
promoção, mesmo em se tratando de acesso ao
Ensino Fundamental.
Responder