Q65084 - CETRO Supervisor Escolar 2008
Hernández (1998) propõe o desafio de se repensar o saber escolar e a função da Escola, colocando no centro das reflexões a situação social em processo de mudança, característica do denominado pós-modernismo, que manifesta a existência de uma nova consciência artística, cultural e que provoca radicais transformações em nossa existência e em suas condições históricas. Com esse argumento, o autor justifica sua tese de que
A)a organização do currículo por disciplina traz dificuldades à escola de Ensino Fundamental e de Ensino Médio, pois a demanda de professores especialistas, nas diferentes áreas, é maior do que o número de profissionais existentes, resultando em um déficit de conhecimentos para os alunos da educação básica.
B)ainda que a organização do currículo por disciplinas, no Ensino Médio, favoreça a preparação do aluno para prosseguir os estudos superiores ou para o trabalho, falha no que se refere à promoção da cultura geral, no sentido de permitir ao jovem interpretar as opções ideológicas e de configuração do mundo.
C)a organização do currículo por disciplinas é a que melhor responde à necessidade de preparar o aluno para o futuro e para cursar níveis sucessivos de ensino, desde que garanta o fundamental: a seqüência dos conteúdos e a promoção de atividades que ampliem a vivência social dos jovens.
D)a composição do currículo precisa ser repensada incluindo novas disciplinas, selecionadas a partir de problemáticas da atualidade, de modo a facilitar a inclusão de conteúdos que respondam aos desafios colocados aos nossos alunos no que se refere a problemas tecnológicos, sociais e multiculturais.
E)o currículo escolar organizado por disciplinas ou sua transmutação em conhecimento escolar através de didáticas especiais, não pode ser a única resposta às necessidades educativas; impõe à escola atentar, entre outras coisas, ao internacionalismo e o que traz de valores de respeito, solidariedade e tolerância.
Responder