Q57150 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018
P. Freire é um dos teóricos que tem contribuído, de forma significativa, para discussões sobre a educação brasileira. Em relação às ideias desse teórico, é correto afirmar:
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Principais Autores que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
P. Freire é um dos teóricos que tem contribuído, de forma significativa, para discussões sobre a educação brasileira. Em relação às ideias desse teórico, é correto afirmar:
Paulo Freire é mundialmente reconhecido, dentre outras razões, pelo pioneirismo das experiências que realizou no âmbito da alfabetização de jovens e adultos. A utilização de temas geradores, proposta por ele, visa um ensino articulado às experiências de vida e comprometido com a transformação da realidade dos educandos. Essa prática proposta por Freire
O psicólogo russo Lev Vigotsky denomina o espaço entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela fará a partir da mediação do professor de
Jean Piaget ordenou o desenvolvimento cognitivo da criança em quatro estágios. O primeiro, que vai do nascimento até os dois anos de idade, é o estágio
Paulo Freire ensina que educação e pedagogia dizem respeito à formação cultural. O trabalho pedagógico precisa favorecer a experiência com o conhecimento científico e com a cultura, entendida tanto na sua dimensão de produção nas relações sociais cotidianas, como na produção historicamente acumulada, presente na literatura, na música, na dança, no teatro, no cinema, na produção artística, histórica e cultural que se encontra nos museus. Essa visão do pedagógico ajuda a pensar sobre a creche e a escola em suas dimensões
Para Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a
É neste sentido que se pode afirmar ser tão errado separar prática de teoria, pensamento de ação, linguagem de ideologia, quanto separar ensino de conteúdos de chamamento ao educando para que se vá fazendo sujeito do processo de aprendê-los. Numa perspectiva progressista o que devo fazer é experimentar a unidade dinâmica entre o ensino do conteúdo e o ensino de que é e de como aprender. É ensinando matemática que ensino também como aprender e como ensinar, como exercer a curiosidade epistemológica indispensável à produção do conhecimento (FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, p. 141).
O Programa de Iniciação Científica Júnior é um programa que visa ao desenvolvimento de projetos de educação científica para estudantes da Educação Básica. Esse programa permite aos estudantes aprenderem todos os aspectos do desenvolvimento de um projeto científico, contando com a supervisão de um professor orientador. O apoio à inserção do corpo discente se dá por meio de concessão de bolsa, por período pré-determinado (Colégio Pedro II. PPPI 2018, p. 101).
O programa de Iniciação Científica Júnior apresentado no PPPI do Colégio Pedro II relaciona-se com o trecho de Paulo Freire
Freire (1997) dizia que o trabalho do professor é o trabalho do ______________com os ____________ e não do _____________ consigo mesmo. Para o autor, o papel do educador, em suas intervenções, é o de __________, __________ e _________.
Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas acima.
As contribuições de estudiosos como Piaget, Paulo Freire, Vygotsky, Wallon e Freinet influenciaram as teorias psicológicas e pedagógicas. Ao discutirem o processo de aprendizagem, apresentam um ponto em comum, que pode ser sintetizado na seguinte afirmativa:
O termo “educação bancária” foi cunhado pelo educador