Questões de concursos sobre "Tecnologias Educacionais" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tecnologias Educacionais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57135 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

Atente para o que se diz a seguir em relação à necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como meio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico atual para a promoção e construção do conhecimento:


I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

II. Os educadores podem fazer uso das TIC’s como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.

III. Inovando com o uso das TIC’s, a disciplina de Biologia, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.

É correto o que se afirma em:

Ver Comentários

Q57138 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula.


De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades.


Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.


I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais. 

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.


Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino-aprendizagem, como aqui focalizado.

Ver Comentários

Q57188 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

As metas do Plano Nacional de Cultura – PNC – consolidam o futuro que se almeja alcançar até 2020 e consistem na interseção entre as ações culturais demandadas pela sociedade, o compromisso de diferentes instâncias do poder público e a garantia de recursos materiais disponíveis para viabilizá-las. Tendo em vista essas metas, relacione-as corretamente com o que se diz a respeito delas, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


   Coluna I 

1. 37% dos municípios brasileiros com cineclube

2. 450 grupos, comunidades ou coletivos beneficiados com ações de comunicação para a cultura

3. 20 mil professores de Arte de escolas públicas com formação continuada

4. 110 territórios criativos reconhecidos


    Coluna II

( ) Objetiva incentivar e fomentar a comunicação da cultura e sua diversidade em várias mídias e ampliar a recepção pública e o reconhecimento das produções comunicacionais, artísticas e culturais alternativas não inseridas na indústria cultural.

( ) Além da difusão da produção audiovisual, podem também receber e exibir resultados de experimentações, manifestações de videoarte, videodança, arte digital, novas mídias, entre outros.

( ) A efetivação desta meta está baseada na cooperação firmada entre os Ministérios da Cultura e da Educação (Portaria Normativa Interministerial nº1, de 04 de outubro de 2007).

( ) As ações relacionadas a essa meta compreenderão uma rede virtual de interlocução, interação e de compartilhamento de experiências, ideias e melhores práticas para o desenvolvimento cultural e socioeconômico.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Ver Comentários

Q57266 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

As tecnologias e informação e comunicação, TIC, têm
enorme capacidade mediadora entre os processos de
ensino e aprendizagem. Podem mediar as relações
entre os participantes e os conteúdos de aprendizagem
e as interações e as trocas comunicacionais entre
os participantes. Entretanto, segundo Coll, o potencial
mediador das TIC somente se torna efetivo quando
essas tecnologias são
Ver Comentários

Q57370 - RBO Professor - Educação Física 2017

Sobre o uso das novas tecnologias na educação, é
INCORRETO afirmar que
Ver Comentários

Q57410 - FADESP Pedagogo 2018

Marco Silva, em seu texto “Internet na escola e inclusão” (disponível em
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 19 de julho de 2018), defende que os professores, para
promoverem inclusão na cibercultura, precisam potencializar a comunicação e a aprendizagem
utilizando interfaces da Internet. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e
software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e
significações como autoria e co-autoria, a exemplo do fórum , que é
Ver Comentários

Q57601 - FUMARC Professor - Matemática 2018

Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que 
Ver Comentários

Q57645 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Sobre a efetividade das articulações entre processos educativos e tecnologias educacionais, com base em
uma visão social e inclusiva, é correto afirmar que essas articulações
Ver Comentários

Q57646 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Sobre as diferentes formas de disponibilização e uso adequado das tecnologias de informação e comunicação
no âmbito educacional, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q57688 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

Sobre a importância e a incorporação das tecnologias da
informação e da comunicação nos processos educacionais,
assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários