Questões de concursos sobre "As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57135 - UECE-CEV Professor - Biologia 2018

Atente para o que se diz a seguir em relação à necessidade do uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação como meio de acompanhamento do desenvolvimento tecnológico atual para a promoção e construção do conhecimento:


I. Televisão e vídeo combinam a comunicação sensorial-cinestésica com a audiovisual, a intuição com a lógica, a emoção com a razão, promovendo uma integração que começa pelo sensorial, pelo emocional e pelo intuitivo, para atingir posteriormente o racional.

II. Os educadores podem fazer uso das TIC’s como um sistema diferenciado de aprendizagem que permita o respeito à individualidade, abrindo espaço para debates e discussões, que sejam de caráter não só informativo como também formativo, garantindo o desenvolvimento de cidadãos capazes de ações condizentes e inseridos no contexto social vigente.

III. Inovando com o uso das TIC’s, a disciplina de Biologia, deixará de ser uma transmissão de conhecimentos restritos a memorização passando a ser investigativo e um meio de verificar a estrutura, as causas e as relações dos conteúdos entre si, assim como os mistérios da natureza.

É correto o que se afirma em:

Ver Comentários

Q57138 - UECE-CEV Professor - Matemática 2018

A tecnologia informática tem-se tornado presente no quotidiano das escolas e no desenvolvimento do processo ensino–aprendizagem. Diversos estudiosos constataram que a inserção desta tecnologia contribui para a expansão das formas habituais de utilização de recursos materiais no trabalho dos professores em sala de aula.


De todos os tópicos presentes no currículo da Matemática Básica, a geometria é o que tem experimentado as maiores e mais profundas transformações da tecnologia informática. O termo Geometria Dinâmica tem sido comumente usado para designar softwares geométricos, utilizando programas interativos que permitem a criação e a manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades.


Atente para o que se afirma a seguir sobre aspectos da tecnologia informática, com especial atenção na geometria dinâmica.


I. A geometria dinâmica deve ser vista como referência para uma nova geometria.

II. O manuseio dos softwares da geometria dinâmica pode ser usado para instigar os alunos a explicar o porquê da verdade de certas conjecturas, de forma intuitiva, tornando desnecessárias as demonstrações formais. 

III. A integração de métodos visuais com métodos geométricos formais, comuns nos programas de geometria dinâmica, contribui para a construção e domínio do conhecimento geométrico pelo aluno.

IV. As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica são algumas das mais importantes características, contribuindo para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem da geometria, bem como com a valorização do conhecimento matemático e sua construção.


Assinale a opção que corresponde ao número de afirmações, dentre as quatro apresentadas acima, apropriadas e adequadas no contexto do uso de tecnologias informáticas no processo de ensino-aprendizagem, como aqui focalizado.

Ver Comentários

Q57266 - VUNESP Professor de Educação Básica 2015

As tecnologias e informação e comunicação, TIC, têm
enorme capacidade mediadora entre os processos de
ensino e aprendizagem. Podem mediar as relações
entre os participantes e os conteúdos de aprendizagem
e as interações e as trocas comunicacionais entre
os participantes. Entretanto, segundo Coll, o potencial
mediador das TIC somente se torna efetivo quando
essas tecnologias são
Ver Comentários

Q57370 - RBO Professor - Educação Física 2017

Sobre o uso das novas tecnologias na educação, é
INCORRETO afirmar que
Ver Comentários

Q57410 - FADESP Pedagogo 2018

Marco Silva, em seu texto “Internet na escola e inclusão” (disponível em
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/2sf.pdf. Acesso em 19 de julho de 2018), defende que os professores, para
promoverem inclusão na cibercultura, precisam potencializar a comunicação e a aprendizagem
utilizando interfaces da Internet. Cada interface reúne um conjunto de elementos de hardware e
software destinados a possibilitar aos internautas trocas, intervenções, agregações, associações e
significações como autoria e co-autoria, a exemplo do fórum , que é
Ver Comentários

Q57645 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Sobre a efetividade das articulações entre processos educativos e tecnologias educacionais, com base em
uma visão social e inclusiva, é correto afirmar que essas articulações
Ver Comentários

Q57646 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Sobre as diferentes formas de disponibilização e uso adequado das tecnologias de informação e comunicação
no âmbito educacional, é correto afirmar que
Ver Comentários

Q57688 - COPESE - UFT Pedagogo 2018

Sobre a importância e a incorporação das tecnologias da
informação e da comunicação nos processos educacionais,
assinale a alternativa CORRETA.
Ver Comentários

Q57723 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Observe a tira.



A tira expressa uma preocupação com
Ver Comentários

Q57724 - CS-UFG Técnico em Assuntos Educacionais 2018

Leia o texto.


É preciso considerar que as tecnologias, sejam elas novas (como o computador e a Internet), sejam velhas (como o giz e a lousa), condicionam os princípios, a organização e as práticas educativas e impõem profundas mudanças na maneira de organizar os conteúdos a serem ensinados, as formas como serão trabalhadas e acessadas as fontes de informação, e os modos, individuais e coletivos, como irão ocorrer as aprendizagens.

SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Anais do XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande: CBC, set. 2001. (Adaptado).


Com base no excerto, é possível inferir que

Ver Comentários