Conforme a Resolução CNE/CES 11/2002 que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, é correto afirmar que:
é opcional o trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimento.
a formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares opcionais sob supervisão direta da instituição de ensino, através de relatórios técnicos e acompanhamento individualizado durante o período de realização da atividade.
o núcleo de conteúdos profissionalizantes se constitui em extensões e aprofundamentos dos conteúdos do núcleo de conteúdos básicos, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar modalidades. Esses conteúdos, consubstanciando o restante da carga horária total, serão propostos exclusivamente pela IES.
todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade.
nos conteúdos de Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania, é obrigatória a existência de atividades de laboratório. Nos demais conteúdos básicos, deverão ser previstas atividades práticas e de laboratórios, com enfoques e intensividade compatíveis com a modalidade pleiteada.