Questões de concursos sobre "Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica - Decretos e Portarias" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Cursos de Graduação e Educação Profissional Tecnológica - Decretos e Portarias que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57604 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Considere a tabela:
Com base nos dados apresentados, assinale a assertiva que apresenta o maior percentual de
alunos concluintes.
Q57662 - CEPS-UFPA Técnico em Assuntos Educacionais 2018
Para o processo de regularização de um curso superior nas instâncias universitárias, é necessário que seja
elaborado seu Projeto Pedagógico do Curso. Este documento deverá respeitar as orientações advindas das
Diretrizes Curriculares Nacionais
Q57774 - IF-SP Técnico em Assuntos Educacionais 2018
A educação profissional e tecnológica, no
cumprimento dos objetivos da educação nacional,
integra-se aos diferentes níveis e modalidades de
educação e às dimensões do trabalho, da ciência
e da tecnologia. Assinale a alternativa CORRETA
que contém os tipos de cursos que são abrangidos
pela educação profissional e tecnológica:
Uma equipe de servidores da Pró-reitoria de
Ensino do IFSP, está organizando um documento
institucional com orientações aos Núcleos Docentes
Estruturantes (NDE) dos cursos superiores de
Tecnologia.
Considerando o disposto na Resolução CNE/CP nº
3, de 18 dezembro de 2002, que institui as Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a organização
e o funcionamento dos cursos superiores de
tecnologia, são informações importantes que devem
constar no referido documento que a equipe
está construindo:
I – Os cursos superiores de tecnologia são cursos
de qualificação profissional, com características
especiais, e conduzirão à obtenção de diploma de
técnico em nível superior;
II – A carga horária mínima dos cursos superiores
de tecnologia será acrescida, obrigatoriamente, de tempo destinado a estágio profissional supervisionado,
requerido pela natureza da atividade profissional,
bem como de tempo reservado para atividades
teórico-práticas.
III - Os cursos superiores de tecnologia poderão
ser organizados por módulos que correspondam a
qualificações profissionais identificáveis no mundo
do trabalho.
IV - É facultado ao aluno o aproveitamento de
competências profissionais anteriormente desenvolvidas,
para fins de prosseguimento de estudos
em cursos superiores de tecnologia.
Assim, das alternativas propostas:
João é discente em uma única instituição de
ensino, onde realiza o Ensino Médio no período
matutino e o Curso Técnico em Informática no período
noturno, possuindo duas matrículas distintas.
Nesse caso, considerando o disposto no artigo
4º, § 1º, inciso II, do Decreto nº 5.154, de 23 de
julho de 2004, o discente está realizando a educação
profissional técnica de nível médio articulada
na forma:
De acordo com o parecer CNE/CES n.° 776/97 que
orienta as Diretrizes Curriculares dos Cursos de
Graduação, visando assegurar a flexibilidade e a
qualidade da formação oferecida aos estudantes, as
Diretrizes Curriculares devem observar os
seguintes princípios, exceto:
Nos termos da Lei n.° 11.892, de 29 de dezembro
de 2008, que institui a Rede Federal de Educação
Profissional, Científica e Tecnológica e cria os
Institutos Federais de Educação, Ciência e
Tecnologia, assinale a alternativa correta:
Q57839 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Kuenzer e Grabowski (2006), ao ressaltarem as problemáticas da histórica dualidade entre ensino
profissional e propedêutico, destacam os princípios da gestão da educação profissional integrada à gestão
da educação nacional. A gestão dessa modalidade de educação, assentada em um viés crítico, deverá:
Q57847 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Conforme a Resolução CNE/CES 11/2002 que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de
Graduação em Engenharia, é correto afirmar que:
Q57859 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Marque a alternativa referente à Avaliação dos cursos de graduação.