Disciplinas Pedagogia Lei 9.131/1995 - Conselho Nacional de Educação Questões de concursos sobre "Lei 9.131/1995 - Conselho Nacional de Educação" | Pedagogia - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Lei 9.131/1995 - Conselho Nacional de Educação que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57331 - CCV-UFC Administrador 2013
Assinale a alternativa que indica a missão do Conselho Nacional de Educação.
A)Organizar e manter o sistema de informações e estatísticas educacionais.
B)Acompanhar a conjuntura da economia internacional e de economias estratégicas para o Brasil.
C)Definir e propor parâmetros, critérios e mecanismos para a realização de exames de acesso ao ensino
superior.
D)Prestar assistência técnica e financeira e executar ações que contribuam para uma educação de
qualidade.
E)Assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da
educação nacional de qualidade.
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Q57458 - FCC Consultor Legislativo 2018
As atribuições do Conselho Nacional de Educação estão reguladas
A)por artigos não revogados da Lei no 4.024/1961.
B)pela Lei no 9.394/1996 (LDB).
C)pela Constituição Federal de 1988.
D)pelo Regimento Interno do Conselho Nacional de Educação.
E)pela Lei no 13.490/2017.
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Q57816 - IF-TO Técnico - Educação 2018
De acordo com o parecer CNE/CES n.° 776/97 que
orienta as Diretrizes Curriculares dos Cursos de
Graduação, visando assegurar a flexibilidade e a
qualidade da formação oferecida aos estudantes, as
Diretrizes Curriculares devem observar os
seguintes princípios, exceto :
A)Evitar o prolongamento desnecessário da
duração dos cursos de graduação.
B)Indicar os tópicos ou campos de estudos e
demais experiências de ensino-aprendizagem
que comporão os currículos, evitando ao
máximo a fixação de conteúdos específicos
com cargas horárias pré-determinadas, as quais
não poderão exceder 50% da carga horária total
dos cursos.
C)Estimular práticas de estudos independentes,
visando uma progressiva autonomia
profissional e intelectual do aluno.
D)Encorajar o reconhecimento de conhecimentos,
habilidades e competências adquiridas fora do
ambiente escolar, inclusive as que se referiram
à experiência profissional julgada relevante
para a área de formação considerada.
E)Controlar as instituições de Ensino Superior na
restrição da carga horária a ser cumprida para a
integralização dos currículos, assim como na
especificação das unidades de estudos a serem
ministradas.
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Q57847 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Conforme a Resolução CNE/CES 11/2002 que Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de
Graduação em Engenharia, é correto afirmar que:
A)é opcional o trabalho final de curso como atividade de síntese e integração de conhecimento.
B)a formação do engenheiro incluirá, como etapa integrante da graduação, estágios curriculares
opcionais sob supervisão direta da instituição de ensino, através de relatórios técnicos e
acompanhamento individualizado durante o período de realização da atividade.
C)o núcleo de conteúdos profissionalizantes se constitui em extensões e aprofundamentos dos conteúdos
do núcleo de conteúdos básicos, bem como de outros conteúdos destinados a caracterizar
modalidades. Esses conteúdos, consubstanciando o restante da carga horária total, serão propostos
exclusivamente pela IES.
D)todo o curso de Engenharia, independente de sua modalidade, deve possuir em seu currículo um
núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos
específicos que caracterizem a modalidade.
E)nos conteúdos de Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania, é obrigatória a existência de atividades
de laboratório. Nos demais conteúdos básicos, deverão ser previstas atividades práticas e de
laboratórios, com enfoques e intensividade compatíveis com a modalidade pleiteada.
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Q57849 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Marque a alternativa que melhor traduz o conceito de Diretrizes, conforme a compreensão do Parecer
CNE/CES 583/2001.
A)São referenciais curriculares detalhados e não obrigatórios, uma proposta de conteúdos que incluem
conhecimentos, procedimentos, valores e atitudes no interior de disciplinas, áreas e matérias
articulados em temas que se vinculam às várias dimensões da cidadania.
B)São orientações mandatórias, que devem contemplar: Perfil do formando/egresso/profissional;
Competência/habilidades/atitudes; Habilitações e ênfases; Conteúdos curriculares; Organização do
curso; Estágios e Atividades Complementares; Acompanhamento e Avaliação.
C)É um conjunto de regras estabelecidas por um grupo para regulamentar o seu funcionamento.
Podendo ser usado em diversas atividades, nos mais variados campos, seja do Poder Público, seja na
iniciativa privada, tem uma importância bastante destacada nos tribunais.
D)É um conjunto normas jurídicas, acordada pelos sócios ou fundadores, que regulamenta o
funcionamento de uma pessoa jurídica, quer seja uma sociedade, uma associação ou uma fundação. Em
geral, é comum a todo o tipo de órgãos colegiados, incluindo entidades sem personalidade jurídica.
E)É o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica que deve ser assinado e datado, deve conter o
nome e o registro do profissional, emitido por um especialista (por exemplo, advogado, médico ou
psicólogo) sobre determinada situação que exija conhecimentos técnicos.
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Q57852 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017
Conforme o Parecer do Conselho Nacional de Educação, n˚ 776/1997, marque a alternativa correta sobre
os princípios a serem observados pelas diretrizes curriculares .
A)Estimular práticas de estudo vinculada ao docente, evitando uma progressiva autonomia profissional e
intelectual do aluno.
B)As avaliações devem ser somativas utilizando provas e testes e que sirvam para informar a docentes e
a discentes acerca do rendimento do aluno.
C)Incentivar o prolongamento da duração dos cursos de graduação afim de que o aluno possa
permanecer mais tempo em seu curso de formação.
D)Fortalecer a articulação da teoria com a prática, valorizando a pesquisa individual e coletiva, assim
como os estágios e a participação em atividades de extensão.
E)Assegurar às instituições de ensino superior o cumprimento da carga horária a ser cumprida para a
integralização dos currículos, especificando as unidades de estudos a serem ministradas, e o máximo
de disciplinas obrigatórias.
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Q58058 - DEPSEC Pedagogo 2018
As competências para as funções de
regulação, supervisão e avaliação no sistema
federal de ensino serão exercidas por quais
órgãos? Marque a opção CORRETA.
A)pelo Conselho Superior das Instituições de
Educação superior (IES), pelo Conselho Nacional
de Educação - CNE, pelo Instituto Nacional de
Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira
- Inep e pela Comissão Nacional de Avaliação da
Educação Superior – Conaes.
B)pelo Ministério da Educação, pelo Fórum
Nacional de Educação - FNE, pela Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
(Capes) e pela Comissão Nacional de Avaliação
da Educação Superior – Conaes.
C)pelo Ministério da Educação, pelo Conselho
Nacional de Educação - CNE, pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira - Inep e pela Comissão de
Avaliação da Educação Superior – Conaes.
D) pelo Ministério da Educação, pelo Conselho
Nacional de Educação - CNE, pelo Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira - Inep e pela Comissão Própria de
Avaliação das IES - CPA.
E)pelo Ministério da Educação, pelo Conselho
Nacional de Educação - CNE, pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pela
Comissão Nacional de Avaliação da Educação
Superior – Conaes.
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Q58525 - IBADE Professor - Matemática 2017
Em geral, as normas sobre conselhos de ensino
referem-se a funções deliberativa, consultiva,
normativa, mediadora, mobilizadora, fiscal, recursal,
entre outras. A função mobilizadora é assim
entendida quando:
A)revestida de poder de mudar ou confirmar, a
decisão anterior.
B)situa o conselho numa ação efetiva de mediação
entre o governo e a sociedade, estimulando e
desencadeando estratégias de participação.
C)requer do conselho competência para deliberar,
em grau de recurso, sobre decisões de instâncias
precedentes.
D)a lei atribui ao conselho competência específica
para decidir, em instância final, sobre
determinadas questões.
E)interpreta a legislação ou propõe medidas e
normas para o aperfeiçoamento do ensino.
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Q58816 - IBADE Professor - Língua Portuguesa 2017
Em geral, as normas sobre conselhos de ensino
referem-se a funções deliberativa, consultiva,
normativa, mediadora, mobilizadora, fiscal, recursal,
entre outras. A função mobilizadora é assim
entendida quando:
A)requer do conselho competência para deliberar, em grau de recurso, sobre decisões de instâncias
precedentes.
B)situa o conselho numa ação efetiva de mediação entre o governo e a sociedade, estimulando e
desencadeando estratégias de participação.
C)a lei atribui ao conselho competência específica para decidir, em instância final, sobre
determinadas questões.
D)interpreta a legislaçáo propoe medidas e
normas para o aperfeiçoamento do ensino.
E)revestida de poder de mudar, ou confirmar, a
decisão anterior.
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Q59799 - ACAFE Administrador Escolar 2017
“Que tipo de cidadãos queremos formar? Em que direção a nossa escola deve ir? Que atividades e
disciplinas devem ser organizadas para que se chegue neste lugar? Como devem ser distribuídos o
tempo e os espaços de ensino e de aprendizagem? Quais os critérios de aprovação ou reprovação dos
alunos nas suas séries?” O documento que comporta estas definições é o/a:
A) Plano Estadual de Educação.
B)Plano Nacional de Educação.
C)Projeto Político Pedagógico.
D)Resolução do Conselho Estadual de Educação.
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