Q46746 - IADES Comunicação Social 2017
O jornalista Nilson Lage, no livro Controle da Opinião
Pública: um ensaio sobre a verdade conveniente (1988),
analisa os efeitos sociais dos meios de comunicação de
massa sobre os indivíduos. Na obra, ele menciona o papel
fundamental da Escola de Frankfurt – e dos respectivos
estudos acerca da indústria cultural – para a compreensão dos
paralelismos entre comunicação e sociedade, cultura e as
respectivas representações sociais. Surgida nas duas
primeiras décadas do século passado, na Alemanha, a Escola
de Frankfurt notabilizou-se por analisar os efeitos que os
meios de comunicação de massa tiveram sobre as sociedades
europeias da época e mesmo o mundo na primeira metade do
século 20, embora os ecos desses efeitos perdurem e sejam
perpetuados ainda hoje.
Considerando essas informações, no que se refere à indústria
cultural, assinale a alternativa correta.
A)Seu conceito se presta a uma análise de como uma
sociedade gera e proporciona a massificação do
indivíduo pela mídia. A partir desses estudos, os
sociólogos Theodor Adorno e Max Horkheimer
comprovaram que regimes como o fascismo e o
nazismo não teriam tanto alcance caso não tivessem se
beneficiado dos conceitos relativos à manipulação da
informação e à comunicação de massa. Para tais
teóricos, a cultura constitui a ferramenta que cria e
perpetua formas de controle da sociedade: é ela quem
promove necessidades não existentes e propicia o
advento de uma sociedade consumista e infensa a suprir
as carências reais de seus indivíduos.
B)Os meios de comunicação têm uma influência
primordial em como os indivíduos se veem e
enxergam os fatos que os rodeiam, mas a mídia
necessita de um princípio autorregulador, embora seja
nada mais do que o puro reflexo de uma sociedade. A
partir dessa compreensão, os teóricos Leo Löwenthal e
Ernst Bloch concluíram que a indústria cultural é
apenas uma maneira com que tal princípio
autorregulador se apresenta, mas que foi confundido
com censura e uma forma de mascarar a realidade de
uma sociedade exposta aos meios de comunicação.
C)O princípio basilar de compreensão da indústria
cultural sedimenta-se na própria procura de entender
e suprir as carências da sociedade, considerando o
bem-estar do indivíduo como o objetivo primeiro de
sua existência. Todavia, segundo Herbert Marcuse e
Martin Heidegger, o conceito da indústria cultural foi
mal-compreendido e utilizado com fins totalitários,
embora na própria essência esteja o embrião de uma
sociedade ideal, até utópica.
D)A compreensão de seu conceito decorre do
entendimento de que a comunicação de massa só
existe porque as carências individuais exigem os
meios para a remediação delas. Partindo dessa
constatação, Erich Fromm e Jürgen Habermas
definem que a indústria cultural pode ser (ou não)
uma ferramenta a serviço ou a desserviço da
sociedade, a depender de como é apreendida por
governos e governantes, que podem se apropriar da
máquina pública como bem entenderem. Para tais
teóricos, só o controle social realizado pelo Estado
pode servir de efetivo meio de coibir tais abusos.
E)Ela surgiu no advento do fordismo e da produção em
massa de bens para consumo na sociedade industrial.
Para Martin Heidegger e Erich Fromm, a acepção
máxima da indústria cultural se daria no apogeu de
uma sociedade em que não houvesse pobreza nem
iniquidades, mas cujo conceito essencial se perdeu
no desenrolar do capitalismo e de uma sociedade de
mercado, como bem previa Adam Smith, na famosa
obra A Riqueza das Nações (1776).
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