Para explicar a influência que os meios de comunicação
exercem sobre a construção social da realidade, muitas
teorias foram criadas por semiólogos e estudiosos de diversas
áreas. Uma dessas teorias preconizava que uma mesma
mensagem midiática destinada a um público de massa
afetava, da mesma forma, todos os indivíduos, com efeitos
uniformes e homogêneos. Com base no exposto, é correto
afirmar que se trata da teoria
Uma outra teoria formulada para estudar de que forma os
meios de comunicação atuam sobre a sociedade foi a
chamada teoria crítica. Acerca da referida teoria, é correto
afirmar que ela surgiu no(a)
A respeito do conceito de indústria cultural, é correto afirmar
que ele foi formulado a partir dos estudos dos seguintes
sociólogos, integrantes da Escola de Frankfurt:
O jornalista Nilson Lage, no livro Controle da Opinião
Pública: um ensaio sobre a verdade conveniente (1988),
analisa os efeitos sociais dos meios de comunicação de
massa sobre os indivíduos. Na obra, ele menciona o papel
fundamental da Escola de Frankfurt – e dos respectivos
estudos acerca da indústria cultural – para a compreensão dos
paralelismos entre comunicação e sociedade, cultura e as
respectivas representações sociais. Surgida nas duas
primeiras décadas do século passado, na Alemanha, a Escola
de Frankfurt notabilizou-se por analisar os efeitos que os
meios de comunicação de massa tiveram sobre as sociedades
europeias da época e mesmo o mundo na primeira metade do
século 20, embora os ecos desses efeitos perdurem e sejam
perpetuados ainda hoje.
Considerando essas informações, no que se refere à indústria
cultural, assinale a alternativa correta.
Em uma pesquisa com entrevistas para uma amostragem com milhares de participantes, normalmente são usados formulários
ou questionários. Nessas situações, é possível que se necessite coletar informações em temas que gerem, no entrevistado,
medo ou receio de responder, se as perguntas forem formuladas diretamente ou, até mesmo, de forma indiscreta. Por exemplo:
ao perguntar “você é favorável à preservação do meio ambiente?”, as respostas podem ser, por obviedade, sempre sim, mesmo
que não correspondam à realidade. Em casos como esse, a melhor alternativa para coletar dados precisos, quantificáveis e
comparáveis entre si é
Em consonância ao que demonstramos no livro Relações Públicas no Modo de Produção Capitalista, em sua essência, as
Relações Públicas nas empresas se juntam a outras estratégias político-organizacionais com a finalidade de harmonizar as
relações capital-trabalho, estabelecer clima propenso ao aumento da cooperação e da produtividade do trabalhador, além de
angariar o consentimento em torno das estratégias empresariais.
(PERUZZO, Cicilia M. K.: Relações Públicas no Capitalismo Cognitivo. In: Redes.Com, n. 5, p. 330)
A partir da análise de Cicilia Peruzzo, não apenas no âmbito da organização, mas considerando o conjunto da sociedade,
valendo-se da mediação de organizações da sociedade civil e governos, zelando pela boa reputação das instituições, as Relações
Públicas criam ou reproduzem
Em uma crítica para uma revista de opinião, um jornalista escreveu que a maioria dos administradores pensa que a batalha entre as marcas baseia-se em qualidade, estilo, atributos e preço. Ele citava uma das consagradas leis do marketing para argumentar que, no entanto, o que determina o sucesso de uma marca é a(o)
Nos últimos anos, as mudanças nas formas como são concebidos e comercializados os produtos e serviços trazem consigo novas questões éticas com as quais as organizações têm de aprender a lidar. PORQUE Cada vez mais as novas tecnologias de informação e oportunidades comerciais e empresariais, abertas pela globalização, tendem a levar todas as organizações a seguir padrões globais de operação. Analisando as afirmações, conclui-se que
Desde a 1a Grande Guerra Mundial (1914-1918), os meios de difusão surgem como instrumentos indispensáveis para a gestão governamental das opiniões. Supondo que a mídia tenha efeito ou impacto direto sobre os indivíduos, a derrota das forças alemães pode ser creditada ao eficiente trabalho de propaganda dos Aliados. Essa forma de entender a mídia começa a gerar uma crescente preocupação, a partir da década de 1920, com o(a)