Q31487 - PUC-PR Assistente social 2012
As análises de Netto (1990/1996) compreendem de forma madura a consolidação da vertente de ruptura com o conservadorismo e sua importância para a renovação teórico-cultural da profissão. Segundo o autor, é CORRETO afirmar que:
A)Na década de 1960, consolidou-se, no plano ideopolítico, a ruptura com o histórico conservadorismo do Serviço Social.
B)Foram as lutas sociais que transformaram a questão social em uma questão política e pública, transitando do domínio privado das relações entre capital e trabalho para a esfera pública, exigindo a intervenção do Estado no reconhecimento de novos sujeitos sociais.
C)Passada toda década de 1970, a maioridade do Serviço Social ganhou maior densidade, volume e complexidade nas ramificações e tendências de sua elaboração teórica.
D)O Serviço Social como profissão, em nove décadas de existência no Brasil, ampliou o seu raio ocupacional para todos os espaços onde a questão social tem repercussões, especialmente no campo dos direitos.
E)A vertente de ruptura realizou embate com o tradicionalismo profissional e seu lastro inovador, buscando adequar criticamente a profissão às exigências do seu tempo, qualificando-a academicamente.
Responder