Questões de concursos sobre "Educação e Serviço Social" | Serviço Social - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação e Serviço Social que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q24362 - COPESE - UFT Assistente social 2018

A educação reconhecida como direito humano e universal
revela-se como elemento fundamental na construção de uma
sociedade justa e igualitária, inclusive nas disputas sociais e
históricas que determinam os avanços e retrocessos no
processo de humanização. Se a educação tem sido utilizada
como estratégia para manter a hegemonia do capital, deve
servir, sobretudo de estratégia para possibilitar a sua contra-hegemonia.
Assim, o Assistente Social junto à política de
Educação, de acordo com o projeto de profissão com
referências legais de 1993, deve atuar na perspectiva de: 
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Q24380 - COPESE - UFT Assistente social 2018

A Constituição Federal de 1988 foi resultado da pressão de
diversos movimentos sociais e consolidou direitos sociais e
políticos reivindicados no processo de redemocratização.
Nessa carta Magna, a educação, ao lado de outras políticas
sociais, é reconhecida como direito social. Após mais de vinte
anos, foi implementado o Programa Nacional de Assistência
Estudantil (PNAES), por um decreto federal que trata-se de um
marco histórico para a política de assistência por definir suas
áreas de ação e ser o referencial para os programas e projetos
realizados nas diversas Ifes do Brasil. A partir do PNAES, a
assistência estudantil efetiva-se em articulação com atividades
de ensino, pesquisa e extensão visando o atendimento de
estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação
presencial, com foco principal na permanência desses
estudantes nos seus cursos de graduação. Para tanto, de
acordo com o PNAES as ações de assistência estudantil
envolvem as seguintes áreas:
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Q24487 - Instituto Acesso Assistente social 2018

O Serviço Social é uma profissão de caráter técnico/científico a qual, na perspectiva de fortalecimento de seu
projeto ético-político, pressupõe a referência a uma concepção de educação emancipadora, que possibilite aos
indivíduos sociais o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano. Assim, os
profissionais de Serviço Social inseridos no âmbito da Política de Educação poderão desenvolver diferentes
atividades técnicas, pertinentes ao seu fazer profissional, tais como:

I) Pesquisa de natureza socioeconômica e familiar para caracterização da população escolar. II) Articulação com instituições públicas, privadas, assistenciais e organizações comunitárias locais, com vistas ao encaminhamento de responsáveis e alunos para atendimento de suas necessidades. III) Participação em equipe multidisciplinar da elaboração de programas que visem prevenir a violência, bem como o uso e abuso de álcool e outras drogas. IV) Elaboração e desenvolvimento de programas específicos nas escolas onde existam classes especiais e criação destas classes em escolas que não as tenham. V) Elaboração e execução de programas de orientação sociofamiliar, visando prevenir a evasão e melhorar o desempenho e rendimento do aluno. A partir das afirmativas acima podemos considerar que:
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Q24491 - Instituto Acesso Assistente social 2018

Na perspectiva de atuação profissional no campo educacional, existem inúmeras possibilidades de intervenção para
o assistente social, intervenção esta que requisita cada vez mais a este profissional especificidades que podem lhe
garantir um olhar e um fazer diferenciados no cotidiano do trabalho. Sobre as dimensões de intervenção possíveis
ao assistente social no processo educacional, e em especial no contexto escolar "NÃO" é correto afirmar que:
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Q24493 - Instituto Acesso Assistente social 2018

Embora a escola seja considerada um dos principais equipamentos sociais, podemos identificar um número ainda
bem tímido de profissionais do Serviço Social atuando neste universo. É consenso, no entanto, que a área da
educação tem se constituído em mais um importante espaço sócio ocupacional para o assistente social,
inscrevendo-se na dinâmica contraditória das lutas societárias em torno dos processos de democratização e
qualidade da educação. 
Acerca das contribuições do Serviço Social no âmbito da Educação "NÃO" é correto afirmar que:
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Q24706 - IF-SP Assistente social 2018

Dentz (2015) afirma que os aspectos históricos
da relação entre Educação e Serviço Social
foram:
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Q24713 - IF-SP Assistente social 2018

De acordo com FLORENTINO ( 2015) o exercício profissional do assistente social, que a princípio está voltado para a garantia de acesso e da ________________ na educação escolar, assim não pode furtar-se à análise concreta dos discursos que envolvem as ações, programas e projetos educacionais e suas respectivas vinculações ________________ aos projetos educacionais em disputa na sociedade. Em outros termos, compreende-se que a inserção dos assistentes sociais nos estabelecimentos educacionais, seja na esfera da gestão ou da execução das ações, programas e projetos voltados à garantia do _____________ à educação escolar, historicamente, envolve determinadas disputas pela consolidação e alcance da educação pública, como um direito social.


Assinale a alternativa que completa, respectivamente, as lacunas do texto.

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Q24719 - IF-SP Assistente social 2018

Segundo Almeida (2003), pensar a atuação
do assistente social na área da educação requer
pensar a política educacional em sua dinâmica e
estrutura, o que significa dizer que o espaço escolar
é apenas uma das imensas possibilidades de
atuação deste profissional no campo educacional.
“Identifico que, talvez, pelo fato de que a escola represente simbólica e objetivamente de forma
mais completa a área de educação, muitas vezes
este privilegiamento do espaço escolar como locus
de atuação dos assistentes sociais conduz a
uma leitura”
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Q24851 - UFMG Assistente social 2018

Considerando as reflexões contidas no artigo “Refletindo Sobre a Diversidade de Gênero no Campo da Educação”, de Maria Helena Santana Cruz, relacione a primeira coluna com a segunda:


1. Diversidade 

2. Sexo 

3. Gênero

4. Rol de gênero 


( ) Entende-se a “ação socialmente objetivada” e institucionalizada pela qual cada indivíduo se comporta segundo um modelo preestabelecido com respeito a ser homem ou ser mulher.

( ) Consiste nas diferenças visíveis e invisíveis entre as pessoas, que incluem gênero, habilidades mentais e físicas, raça, etnia, identidade sexual, religião, nível educacional, idade, status conjugal, poder aquisitivo.

( ) Refere-se às características biológicas que nos fazem machos ou fêmeas, indivíduos diferenciados por nossos atributos sexuais. 

( ) Faz referência à mudança, à construção psicológica, social e cultural das características consideradas femininas ou masculinas, habitualmente adquiridas por homens e mulheres. É entendido como um conjunto de normas, valores, conceitos e praticas através das quais as diferenças biológicas entre homens e mulheres são cultural e simbolicamente significadas, surgindo como forma de distinguir as diferenças biológicas socioculturais construídas.


Assinale a opção que contém a sequência CORRETA:

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Q24860 - UFMG Assistente social 2018

Os estudos empreendidos pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS, 2011) sobre a inserção do Assistente Social na política educacional indicam, como elementos decisivos para a organização e a condução do trabalho deste profissional:


I. a identificação dos principais sujeitos políticos e de seus respectivos projetos educacionais em disputa na sociedade, assim como suas expressões no âmbito das principais legislações do campo educacional.

II. a construção de um projeto de intervenção que atualize o progressivo confronto teórico com a realidade.

III. o desenvolvimento e a aplicação das políticas educacionais, de acordo com critérios previamente definidos.

IV. a apropriação e o aprofundamento das produções teóricas sobre a realidade educacional brasileira.

V. a apreensão das tendências que hoje se afirmam nas instâncias de controle social da área de educação.


Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS:

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