Questões de concursos sobre "Portadores de Necessidades Especiais" | Psicologia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Portadores de Necessidades Especiais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q129593 - COMPERVE Psicólogo Escolar 2018

Visando trabalhar a temática da inclusão de pessoas com necessidades especiais, uma
instituição educacional implantou um projeto pedagógico que consistiu em instituir que, a
cada dia, diferentes estudantes utilizassem uma cadeira de rodas para se locomover. A ideia
baseou-se na concepção de que, ao experimentar essa condição, os estudantes que não
precisam de cadeira de rodas poderiam compreender melhor os colegas cadeirantes
matriculados na instituição. Considerando as discussões referentes à prática de inclusão, o
psicólogo escolar e educacional foi convidado a contribuir com o projeto. Nesse contexto
espera-se que esse profissional se posicione no seguinte sentido:
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Q129813 - IF-SP Psicólogo 2018

De acordo com Kadlec e Glat (1989), citado
por RANGÉ (2011), destacam-se diversos modelos
de intervenção junto a pessoas com deficiência,
os quais variam do enfoque clínico (centrado no
sujeito) ao enfoque educacional (centrado no ambiente).
São eles:
    1. Modelo Centrado na Criança
    2. Modelo Psicodinâmico
    3. Modelo Compensatório
    4. Modelo Comportamental
    5. Modelo de interação
    6. Modelo ecológico

I. Preocupação com as causas, focaliza a influência do ambiente sobre o sujeito e a deficiência, acreditando ser possível analisar e intervir no problema a partir de um trabalho de modificação do meio e treinamento de habilidades básicas. Visa compensar os déficits acarretados pela deficiência e, assim, adaptar o sujeito para que conviva melhor em seu meio. II. Tem como pressuposto básico a localização da deficiência na criança, devendo-se investigar as causas, sempre de origem orgânica, do problema e as possibilidades de remediação. III. Tem como preocupação as causas da deficiência. Considera-se que a deficiência pode ser causada por experiências inadequadas do sujeito com a família, a escola e o grupo social em que está inserida. IV. Não há preocupação com a busca pelas causas da deficiência; mas a busca pela otimização do desempenho atual do sujeito, trabalhando diretamente sobre o seu comportamento. Está mais direcionado ao enfoque educacional, dada sua relação direta com a aprendizagem, uma vez que, tem como objetivo intervir, por meio da modificação do comportamento, de forma a eliminar os comportamentos inadequados e ensinar comportamentos mais adaptativos e funcionais. V. Tem como principal enfoque a análise do sujeito em interação com seu ambiente. A ênfase recai sobre a escola e o professor, cujas habilidade e competência julgarão quais crianças tem problemas. VI. Considera amplo o universo do sujeito excepcional e analisa todas as dimensões em que ele se insere, as quais influenciarão seu desempenho, tais como a família, a escola/professor, comunidade, serviços de atendimento, todos os grupos sociais em que vive.
Relacione o modelo com sua descrição e indique a alternativa correta.
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Q129816 - IF-SP Psicólogo 2018

Considerando o documento do CFP (2009),
Educação inclusiva: experiências profissionais em
psicologia, analise:
I. As Diretrizes Nacionais para Educação Especial
na Educação Básica consideram público alvo da
Educação Especial apenas alunos que apresentam
deficiências; condutas típicas de síndromes e quadros
neurológicos ou psiquiátricos, bem como altas
habilidades/ superdotação.
II. Na perspectiva da Educação Especial, quando
falamos em necessidades educativas especiais,
consideram-se pessoas com dificuldades de aprendizagem
relacionadas a dificuldades cognitivas,
psicomotoras e de comportamento, bem como
categorias comportamentais frequentemente relacionadas
à negligência e destituição de apoios
escolares.
III. O Atendimento Educacional Especializado
deve garantir os serviços de apoio especializado
voltados a eliminar as barreiras que possam obstruir
o processo de escolarização de estudantes
com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento
e altas habilidades ou superdotação, trabalhando
independente da proposta pedagógica
da escola.

Estão corretas apenas as afirmações elencadas na alternativa:
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Q129853 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

O tema da inclusão tem sido alvo de inúmeros debates e produções acadêmicas e dispositivos legais. O
Conselho Federal de Psicologia (CFP) também produziu eventos, debates, textos e mesmo premiou e
divulgou experiências exitosas sobre esse tema. Acerca da relação psicologia e inclusão educacional,
marque a opção incorreta.
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Q129854 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

Em 2005, o Ministério da Educação – MEC, por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu e da
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI, implementa o
Programa Incluir (Acessibilidade nas Universidades Federais brasileiras) com objetivo de impulsionar o
desenvolvimento de políticas institucionais de acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior. Sobre a
inclusão educacional, marque a opção incorreta.
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Q129855 - CCV-UFC Psicólogo Educacional 2017

Uma das temáticas cada vez mais frequentes na atuação do psicólogo escolar/educacional é a inclusão. O
psicólogo que atua na educação deve possuir referenciais teóricos, técnicas e estratégias de ação para
efetivar as propostas inclusivas. A Teoria Histórico-Cultural tem sido uma das referências teóricas de
destaque nos últimos anos. Leia as afirmações abaixo e marque a alternativa correta.
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Q129948 - FGV Psicólogo 2018

Gabriel, 09 anos, apresenta um quadro de paralisia cerebral com limitações motoras e de comunicação verbal. A mãe de Gabriel, Ângela, está reivindicando na Justiça que o ensino de Gabriel seja ministrado por ela, por meio de educação domiciliar.


Sobre o caso apresentado, de acordo com o Estatuto da Pessoa com Deficiência e com o Estatuto da Criança e do Adolescente, assinale a opção que apresenta o encaminhamento correto. 

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Q129991 - CEPS-UFPA Psicólogo Educacional 2018

Desde 2008, com a publicação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Inclusão, tem-se
discutido a inclusão educacional de pessoas com deficiência buscando não só o acesso, mas a
permanência e a qualidade de ensino. Contudo, segundo dados do Inep (2016), a evasão de pessoas com
deficiência é de 31,5% na rede privada e de 19,1% na rede pública de ensino superior. Com base nos dados
apresentados, é correto afirmar:  
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Q130046 - VUNESP Psicólogo 2018

Jovem deficiente, em situação de curatela, que tem um
impedimento de longo prazo de natureza intelectual e
sensorial, é trazido para atendimento em um serviço de
atenção básica em saúde. Ele precisa submeter-se a um
tratamento prolongado, em função de um comprometimento
de sua saúde física. Nesse caso, o consentimento
prévio, livre e esclarecido para a realização desse tratamento
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Q130159 - CESPE Psicólogo 2018

No que se refere a necessidades especiais na aprendizagem e à
educação inclusiva, assinale a opção correta.
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