Questões de concursos sobre "Portadores de Necessidades Especiais" | Psicologia - página 5

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Portadores de Necessidades Especiais que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q139411 - FCC Analista Judiciário - Psicologia 2009

Na perspectiva do construcionismo social pode-se muitas vezes estimular pessoas rotuladas como "deficientes" a reconstruírem suas narrativas pessoais. Com isso, há indicativos de que possam
Ver Comentários

Q139551 - CESGRANRIO Profissional Básico - Psicologia 2009

No Brasil, a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7o, inciso XXXI, determina a "proibição de qualquer discriminação no tocante a salário e critérios de admissão do trabalhador portador de deficiência". Assim, uma organização deve fazer adaptações que sejam precisas para dar condições de uma pessoa com necessidades especiais realizar um trabalho. Tal contexto remete ao conceito de
Ver Comentários

Q140248 - PUC-PR Psicólogo 2010

Ainda a respeito do tema sobre empregados portadores de necessidades especiais, a integração desses indivíduos à organização deve atender a alguns cuidados. 
Assinale abaixo a alternativa CORRETA em relação a esse tema:
Ver Comentários

Q140250 - PUC-PR Psicólogo 2010

As organizações têm uma grande capacidade de influenciar o comportamento das pessoas. Suas decisões levam muitas vezes a sociedade a repensar seus comportamentos e conceitos. Como exemplo temos as práticas de inclusão social. A participação de pessoas portadoras de necessidades especiais no mercado de trabalho, além de ser uma exigência legal, também tem sido uma constante no nosso dia a dia. Analise as assertivas abaixo a respeito dos benefícios dessa questão e assinale a alternativa CORRETA: 

I. As organizações que adotam programas de contratação e de integração de trabalhadores portadores de necessidades especiais se beneficiam com um reforço de sua imagem na sociedade.

II. Os trabalhadores com necessidades especiais acabam integrando-se melhor no âmbito social, adquirem maior autonomia, desenvolvem competências e melhoram sua qualidade de vida.

III. Os grupos sociais internos adquirem maior sensibilidade, atenuando o preconceito, o que proporciona maior equidade e coesão cultural.

IV. As organizações também são beneficiadas com um clima mais positivo e com a motivação dos outros empregados.
Ver Comentários