Disciplinas Pedagogia Tendências Pedagógicas Questões de concursos sobre "Tendências Pedagógicas" | Pedagogia - página 1 Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Tendências Pedagógicas que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Q57172 - UECE-CEV Professor - Língua Portuguesa 2018
A teoria crítica de currículo, nos anos de 1980,
no Brasil, compreende duas vertentes que
caracterizam a produção pedagógica brasileira da
época, quais sejam:
A)Educação Popular e Abordagens de Cunho
Tecnicista.
B)Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos e
Educação Popular.
C)Neo-marxismo e Teorias da Reprodução.
D)Teorias da Reprodução e Marxismo Culturalista.
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Q57235 - CESPE Professor 2017
Na prática pedagógica embasada na tendência progressista crítico
social ou histórico-crítica, reconhecida pelos PCN, os estudantes
A)desconsideram o conhecimento da realidade concreta e
valorizem informações enciclopédicas.
B)são estimulados a desenvolver a capacidade de processar
informações e a lidar com estímulos do ambiente, a fim de
organizar os dados disponíveis da experiência.
C)aprendem graças a motivações e estímulos proporcionados pela
resolução de problemas.
D)aprendem de maneira informal com o grupo de colegas e com
o professor, sendo-lhes facultada a realização de avaliações
escritas.
E)comprovam que aprenderam os conteúdos ensinados quando
reproduzem as informações transmitidas pelo professor.
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Q57239 - CESPE Professor 2017
No que se refere às tendências pedagógicas e aos aspectos
históricos a elas relacionados, assinale a opção correta.
A)A concepção pedagógica progressista postula que a educação
é um bem de produção e um bem de consumo cuja importância
está relacionada ao processo de desenvolvimento econômico.
B)Atualmente, o lema aprender a aprender, diferentemente do
ideal da Escola Nova, relaciona-se à exigência de constante
atualização decorrente da necessidade de ampliar a esfera da
empregabilidade.
C)Denominam-se tendências pedagógicas renovadas aquelas
denominadas pelo amplo movimento de contraposição à
pedagogia tradicional que se desenvolveu a partir do final
do século XIX e se estendeu às primeiras duas décadas do
século XX.
D)A pedagogia da Escola Nova surgiu no contexto da década de
60 do século passado, que, marcada pela crítica à ordenação
vigente e pela rebelião dos jovens, propiciou o surgimento das
pedagogias não diretivas.
E)Denominam-se contra-hegemônicas as pedagogias que,
orientadas e subsidiadas pelo Banco Mundial, buscam
intencional e sistematicamente colocar a educação a serviço
das forças vigentes.
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Q57240 - CESPE Professor 2017
Os pressupostos das tendências pedagógicas determinam as
concepções de educação, ensino e escola que orientam a prática
educativa e docente. De acordo com o ideário libertário,
A)o objeto da educação desconsidera a identificação dos
elementos culturais cuja assimilação faz dos indivíduos seres
humanos, bem como a descoberta das formas mais adequadas
para atingir esse objetivo.
B)o mais importante é ensinar para que o aluno assimile
determinados conhecimentos, aprenda a estudar e a reproduzir
conhecimentos, para lidar com situações novas.
C)a educação se expressa em movimento concomitante de crítica
à educação burguesa e de formulação da própria concepção
pedagógica, que se materializa na criação de escolas
autônomas e autogeridas.
D)o processo educativo deve ser reordenado, com base no
pressuposto da neutralidade científica, inspirado nos princípios
de racionalidade, eficiência e produtividade, para tornar-se
objetivo e operacional.
E)a educação é uma exigência do mercado e para o processo de
trabalho humano em geral.
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Q57242 - CESPE Professor 2017
Assinale a opção correta no que se refere à relação entre saberes e
práticas pedagógicas.
A)Conforme a corrente pedagógica progressista, a prática docente
deve pautar-se por programas e currículos determinados
previamente por uma política de Estado
B)Os saberes decorrem da práxis social, histórica, intencionada,
realizada por um sujeito histórico, na qual sujeito e realidade
estão dissociados pelo fazer pedagógico.
C)O saber pedagógico em uma escola crítica só pode se constituir
a partir de um programa da escola, que realizará a mobilização
de saberes.
D)Em uma escola crítica, deve-se privilegiar os procedimentos
didático-metodológicos, evitando-se qualquer aspecto
subjetivo.
E)A transformação ideológica e narcísica dos educadores pode
impulsionar uma mudança na escola e nas práticas
pedagógicas.
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Q57243 - CESPE Professor 2017
A tendência pedagógica que considera que democratizar a escola
consiste em auxiliar a construção da personalidade social do
estudante, possibilitando-lhe se expressar bem, se comunicar de
diversas formas, desenvolver o gosto pelo estudo e dominar o saber
escolar, é denominada
A)crítico-social.
B)libertária.
C)tradicional.
D)tecnicista.
E)liberal.
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Q57244 - CESPE Professor 2017
Conforme a educação libertadora,
A)o aprender é significativo se decorre de imposição ou
memorização.
B)o processo de aprendizagem compreende
codificação-decodificação e a problematização da situação
concreta, por meio da troca de experiência em torno da prática
social.
C)a escola é instrumento de apropriação do saber a serviço dos
interesses da classe dominante, podendo contribuir para
amenizar a seletividade social.
D)há uma subordinação entre a cultura erudita e a cultura
popular.
E)os conteúdos são constituídos de realidades exteriores ao
aluno, sendo um saber artificial.
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Q57245 - CESPE Professor 2017
Acerca do posicionamento das tendências pedagógicas diante da
realidade e da prática social, assinale a opção correta.
A)A tendência da pedagogia renovada não diretiva propõe
superar as pedagogias tradicional e renovada ao valorizar a
ação pedagógica inserida na prática social concreta.
B)Tanto a tendência pedagógica libertadora quanto a libertária
são antiautoritarismo, valorizando a experiência vivida como
base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica.
C)A educação tradicional questiona a realidade das relações do
homem com a natureza e com os outros homens, com vistas à
transformação das condições sociais.
D)As tendências renovadas extraem os conteúdos de ensino,
denominados temas geradores, da problematização da prática
de vida dos educandos.
E)Para as tendências pedagógicas liberais, as realidades sociais
sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da
educação, devendo ser analisadas criticamente.
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Q57246 - CESPE Professor 2017
A aprendizagem como método ativo, em que se aprende fazendo,
valorizando-se as tentativas experimentais, a pesquisa, a descoberta,
o estudo do meio natural e social, bem como a estratégia
pedagógica de solução de problemas, é defendida pela tendência
pedagógica
A)renovada não diretiva.
B)liberal tradicional.
C)progressista.
D)liberal renovada progressivista.
E)tecnicista.
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Q57247 - CESPE Professor 2017
Para a tendência pedagógica liberal tecnicista,
A)a aprendizagem acontece de modo exploratório, para que o
aluno responda a situações de modo criativo e inovador.
B)a escola deve atender às experiências do aluno de educar-se em
um processo ativo de construção e reconstrução do
conhecimento.
C)a pedagogia está orientada para os objetivos de
autorrealização, que visam o desenvolvimento pessoal, e para
as relações interpessoais.
D)a educação está subordinada à sociedade, tendo como função
a preparação de recursos humanos, com vistas à maximização
da produção.
E)na relação professor/aluno, predomina a autoridade do
professor, detentor da verdade a ser aprendida.
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