Questões de concursos sobre "Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos" | Pedagogia - página 1
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
A Educação Integral é uma política educacional
brasileira que vem ganhando destaque ultimamente.
Estabelecida no Plano Nacional da Educação (PNE - 2014/2024),
volta-se para a busca da melhoria da
qualidade da educação e para o envolvimento da
totalidade das dimensões humanas do aluno. Nesse
sentido, prevê como atividade essencial
O Plano Nacional de Educação 2014 – 2024 propõe, em sua meta 4, universalizar o acesso à
educação básica e ao atendimento educacional especializado para a população de quatro a
dezessete anos de idade com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas
habilidades ou superdotação. O psicólogo escolar e educacional pode contribuir para a
promoção da educação inclusiva por meio de algumas ações. Sobre essa temática, analise as
ações apresentadas abaixo.
I
Mobilização de encontros e participação em reuniões com os profissionais que
atendem o estudante de inclusão no contexto escolar, auxiliando a compreensão dos
professores acerca das necessidades especiais.
II
Emissão de laudos psicológicos acerca do nível intelectual dos estudantes com
necessidades educacionais especiais, explicitando as limitações de cada um em
função das especificidades de sua deficiência.
III Reflexão e adequação do processo de avaliação psicopedagógica.
IV Participação na articulação de serviços para o atendimento do estudante com deficiência.
Estão em consonância com as metas da educação inclusiva as ações presentes nos itens
A educação é vista como a estratégia mais eficaz de
combate à exclusão, pelo poder que o conhecimento e
as habilidades desenvolvidas fornecem à pessoa na sua
inserção e participação social. Assim, a Constituição
Federal de 1988, em seu artigo 214, cria o Plano Nacional
de Educação que
Q57294 - CCV-UFC Professor - Técnica de Linguagem de Sinais 2018
Sobre o atual Plano Nacional de Educação, é correto afirmar que:
Q57341 - FCC Professor - Anos Iniciais do Ensino Fundamental 2018
O Plano Nacional de Educação no Tema Alfabetização da população de 15 anos ou mais apresenta metas para a erradicação do
analfabetismo absoluto e para a redução do analfabetismo funcional. Analfabetismo absoluto e analfabetismo funcional são,
respectivamente:
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado em 2007, tem relevante significado no processo de análise do
desempenho do sistema educacional brasileiro; o Plano Nacional de Educação definiu metas para o Ideb a cada biênio até 2021,
conforme quadro a seguir:
Considere o gráfico e as afirmativas abaixo, que mostram os resultados do Ideb nacional por biênio, de 2005 a 2015.
I. Os anos iniciais do Ensino Fundamental do país têm média 5,5, mostrando sucessivos aumentos no índice superando a
meta prevista
II. O Ensino Médio do país demonstra tendência positiva para o alcance das metas, porém com menor velocidade.
III. Os anos finais do Ensino Fundamental do país têm média muito próxima à meta apesar de não a ter alcançado em 2015.
IV. No Ensino Médio, última etapa da trajetória escolar obrigatória, o índice ficou estagnado de 2005 a 2009.
Está correto o que se afirma APENAS em
A Lei Federal no 13.005/2014, aprovou o Plano Nacional de Educação, com vigência de 10 anos a partir de sua publicação. Esta
Lei é composta por 20 Metas, cada qual com suas respectivas estratégias. Fazem parte das Metas previstas no Plano Nacional
de Educação (PNE):
Para financiar as metas do Plano Nacional de Educação (2014-2024), em acréscimo aos recursos vinculados na Constituição,
além de outros recursos inscritos em lei, está previsto, na meta 20, da Lei n° 13.005/2014, ampliar o investimento público de
forma a atingir o equivalente a
A Meta 1, do Plano Nacional de Educação (PNE) trata da universalização, até 2016, da educação infantil na pré-escola e a
ampliação do atendimento em creches para 50% das crianças de até três anos até o final da vigência do PNE, em 2014. Para
dar atendimento a populações do campo e das comunidades indígenas e quilombolas na educação infantil, a estratégia 1.10
propõe, dentre outras coisas:
I. Atendimento nas respectivas comunidades.
II. Adensamento e redução da distribuição do atendimento.
III. Limitação do deslocamento de crianças.
IV. Participação das comunidades para atendimento às especificidades.
V. Instalação da educação infantil nas escolas de ensino fundamental.
Está correto o que se afirma APENAS em
Q57593 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017
O Capítulo III da Constituição Federativa do Brasil trata da promoção da educação, da garantia dos direitos culturais e do
fomento às práticas esportivas.
Em seu art. 214, a Constituição Federal estabelece que o Plano Nacional de Educação, de duração decenal, tem o objetivo
de