Questões de concursos sobre "Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos" | Pedagogia - página 13

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Plano Nacional de Educação (PNE) – Leis e seus objetivos que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65914 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016

Coloque V para VERDADEIRO, F para FALSO e assinale a alternativa correspondente.

Considerando algumas das Metas do Plano Nacional da Educação (PNE): 

(  ) - Meta 6: oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 90% (noventa por cento) das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 60% (sessenta por cento) dos(as) alunos(as) da educação básica, professores e pais de alunos.

(  ) - Meta 7: fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as seguintes médias nacionais para o IDEB: 6,0 nos anos iniciais do ensino fundamental; 5,5 nos anos finais do ensino fundamental; 5,2 no ensino médio.

(  ) - Meta 9: elevar a taxa de alfabetização da população com 30 (trinta) anos ou mais para 53,6% (cinquenta e três inteiros e seis décimos por cento) até 2019 e, até o final da vigência deste PNE, erradicar o analfabetismo absoluto e reduzir em 100% (cem por cento) a taxa de analfabetismo funcional.

(  ) - Meta 10: oferecer, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) das matrículas de educação de jovens e adultos, nos ensinos fundamental e médio, na forma integrada à educação profissional.

(  ) - Meta 11: duplicar as matrículas da educação jovens em adultos de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 90% (noventa por cento) da expansão no segmento público e privado.


Está CORRETO apenas a alternativa: 
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Q65916 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016

Em relação ao Plano Nacional da Educação (PNE), observa-se que a própria Constituição Federal de 1988 define os papéis de cada ente federativo no cenário da garantia do direito à educação. Em resumo:

“À União cabe organizar o sistema federal de ensino, financiar as instituições de ensino federais e exercer, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, para garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios. Os municípios devem atuar prioritariamente no ensino fundamental e na educação infantil; os estados e o Distrito Federal, prioritariamente nos ensinos fundamental e médio (Constituição Federal, art. 211, §§ 1º, 2º e 3º)”. 


Com base no texto em destaque acima, percebe-se que as diferentes esferas de governo apresentam compromissos comuns para que os resultados esperados sejam mais efetivos e recursos otimizados, observando, neste aspecto, o planejamento integrado das ações colaborativas. Além desses benefícios, ao realizarem essa tarefa, os gestores indicarão caminhos concretos para a regulamentação dos pactos federativos nacionais em torno da política pública educacional, estabelecendo o primeiro desenho para o Sistema Nacional de Educação. Para tanto, com base na assertiva acima, a primeira (1ª) meta, dentre as vinte metas, do Plano Nacional da Educação (PNE), garante:

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Q65934 - CEPERJ Secretário Escolar 2015

Segundo o PNE 2014-2024, “a Emenda Constitucional nº
59/2009 (EC nº 59/2009) mudou a condição do Plano Nacional de
Educação (PNE), que passou de uma disposição transitória da Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996)
para uma exigência constitucional com periodicidade decenal, o que
significa que planos plurianuais devem tomá-lo como referência.
Portanto, o PNE deve ser a base para a elaboração dos planos
estaduais, distrital e municipais que, ao serem aprovados em lei,
devem prever recursos orçamentários para a sua execução.” Entre
outras, o PNE definiu a seguinte meta:
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Q65992 - UFCG Assistente em Administração 2016

A meta 4 do Plano Nacional de Educação (2014-2024) tem por objetivo: 
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Q66052 - NC-UFPR Docente I 2016

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional e tem a
vigência de 10 anos. O último plano nacional aprovado é composto por 20 metas, que se desdobram em estratégias.
NÃO corresponde a uma das metas do último Plano Nacional de Educação: 
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Q66054 - NC-UFPR Docente I 2016

Com base em documentos legais que ordenam a Educação, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.


1. Educação básica, formada pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2. Alfabetização de todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do Ensino Fundamental.

3. A escola de Educação Básica como espaço em que se ressignifica e se recria a cultura herdada, reconstruindo-se as identidades culturais, em que se aprende a valorizar as raízes próprias das diferentes regiões do País.

4. No processo educacional, respeito aos valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a eles a liberdade da criação e o acesso às fontes de cultura.


( ) Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2010).

( ) Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (n.º 9.394/96).

( ) Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).

( ) Plano Nacional de Educação (2014).


Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

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Q66255 - IF-SC Técnico de Laboratório - Eletroeletrônica 2014

O Plano Nacional de Educação – PNE aprovado em 2014 ao se tratar especificamente da Educação Profissional, estabeleceu em sua Meta 11 - triplicar as matrículas da educação profissional técnica de nível médio, assegurando a qualidade da oferta e pelo menos 50% (cinquenta por cento) da expansão no segmento público. 

São estratégias para atingir a Meta 11 do PNE nos próximos 10 anos, EXCETO.
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Q66280 - PaqTcPB Técnico de enfermagem 2012

As alternativas abaixo referem-se a metas e objetivos previstos no Plano Nacional de Educação, EXCETO: 

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Q66300 - Instituto Excelência Nível Fundamental 2017

Os PCNs elegeram Os seguintes princípios
para orientar a educação escolar: dignidade da
pessoa humana; igualdade de direitos;
participação pela vida social, pois os PCNs estão
articulados com os propósitos do Plano Nacional
de Educação (PNE) do Ministério da Educação
(MEC) e, dessa forma, propõem uma educação
comprometida com a cidadania, elegendo,
baseados no texto constitucional, princípios para
orientar a educação escolar.
 Assinale a alternativa que indica o principal critério
desta proposta dos PCNs: 
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