Questões de concursos sobre "História da Educação Brasileira" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História da Educação Brasileira que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57155 - COMPERVE Técnico em Assuntos Educacionais 2018

A formação de estudantes no ensino superior pressupõe que estes tenham, futuramente, a capacidade de resolver, com sucesso, problemas relativos a sua área de atuação durante o exercício profissional. Para tal propósito, os técnicos em assuntos educacionais devem ter um conhecimento profissional que lhes permita assessorar professores nesse empenho. Sobre essa temática, considere as afirmações abaixo.


I O uso de atividades para resolver problemas permite a construção, pelos estudantes, de modos de agir que estimulam o pensamento divergente assim como a formação de valores e atitudes próprios da profissão.

II O problema representa o desconhecido, enquanto a situação problema, como pergunta bem definida, representa o procurado.

III A solução de problemas se fundamenta, em sua essência, no uso de técnicas e estratégias conhecidas, como algoritmos bem definidos.

IV Fazer tentativa por meio de ensaio e erro é uma das etapas de procedimento heurístico na solução de problemas.


Das afirmações, estão corretas 

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Q57179 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

No Brasil, desde os anos 30, as políticas culturais vêm sofrendo processos de continuidade e descontinuidade de programas e de instituições. A história da Política Cultural no Brasil pode ser analisada através de cinco momentos históricos. Considerando os diferentes períodos da história apresentados a seguir, relacione-os corretamente aos respectivos eventos ou circunstâncias, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.


    Coluna I

1. Era Vargas (1930-1945)

2. De Dutra ao Golpe Militar (1945-1964)

3. Regime Militar (1964-1985)

4. De Sarney a Itamar Franco (1985-1994)

5. De FHC a Lula (1995-2009)


   Coluna II

( ) Criação da Fundação Nacional de Arte (Funarte), como instrumento para que o governo pudesse cumprir sua função de criar condições para o povo exercitar sua vocação artística, sem intervir na arte.

( ) Profissionalização da figura do intermediário e estímulo à integração de setores como as artes, o patrimônio e a cultura popular, como mercado cultural.

( ) A cultura passou a ter maior visibilidade, com a organização de movimentos populares. Foi criado o Ministério da Cultura.

( ) Institucionalização de formas modernas de administração cultural, redefinição de conteúdos culturais que se constituíram como alicerce para a chamada “verdadeira revolução na relação do poder público com a cultura”.

( ) Havia duas concepções de cultura popular: a dos folcloristas e dos cepecistas. A visão dos folcloristas estava associada à tradição, e a visão dos cepecistas estava relacionada à transformação.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

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Q57181 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

As Políticas Culturais no Brasil provêm das mais
diversas áreas disciplinares como História, Sociologia,
Comunicação, Antropologia, Educação etc. São
experimentos que inauguraram as políticas culturais
no Brasil a
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Q57204 - UECE-CEV Analista - Pedagogia 2018

O marco histórico inicial da educação no Brasil
se dá com a instituição do sistema de governo geral.
Em 1549, o primeiro governador geral Tomé de Sousa
desembarcou em Salvador, acompanhado por quatro
padres e dois irmãos jesuítas, que foram nossos
primeiros educadores. A educação jesuítica, em sua
primeira fase, orientava-se pelo plano de estudo
concebido por 
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Q57462 - FCC Consultor Legislativo 2018

As reformas de ensino dos anos de 1990 no Brasil tiveram por característica comum a
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Q57463 - FCC Consultor Legislativo 2018

As reformas na educação propostas pelo governo empresarial-militar de 1964/1984 estão contidas
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Q57471 - FCC Consultor Legislativo 2018

Visa-se à maior produtividade possível, a baixo custo, mediante o preparo de uma mão-de-obra numerosa, com qualificação
puramente técnica, disciplinada e dócil, adequada ao atendimento das necessidades do sistema econômico. A ideologia
tecnocrática do período pratica um autoritarismo disciplinar intrínseco ao processo de engenharia social que deve comandar
todos os aspectos da vida da sociedade. (...) ao mesmo tempo que, investindo pesado nos meios de comunicação, desenvolve
um intenso programa de indústria cultural destinado à formação da opinião pública, banalizando ainda mais os conteúdos do
conhecimento disponibilizado para as massas.
 
O contexto descrito acima faz referência ao momento histórico da educação brasileira
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Q57507 - FCC Pedagogo 2018

São Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional as 
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Q57541 - FGV Pedagogo 2018

Leia o fragmento a seguir.


Um grupo de intelectuais, devido à descontinuidade das políticas educacionais, da falta de visão global do problema e das reformas parciais periódicas feitas sem unidade e mal encaminhadas, se organizou em prol de um movimento que propunha bases pedagógicas renovadas e a reformulação da política educacional brasileira.”


Assinale a opção que apresenta o documento elaborado por esse grupo como uma resposta às questões educacionais. 

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Q57555 - FGV Pedagogo 2018

O movimento Escola Nova, que transformou o cenário educacional brasileiro, reconfigurou os modelos educativos vigentes até então.


Sobre esse movimento e suas características, analise as afirmativas a seguir.


I. O centro do processo de aquisição do conhecimento está no ensino e no papel por ele desempenhado.

II. A escola é vista como um local em que o aluno, a partir da observação e da experimentação, elabora seu próprio saber.

III. A escola é vista como um grande laboratório em que o aluno deve observar fatos e objetos com a finalidade de conhecer suas características.


Está correto o que se afirma em  

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