Questões de concursos sobre "História da Educação Brasileira" | Pedagogia - página 14

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre História da Educação Brasileira que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65570 - UFES Tradutor Intérprete de Libras 2014

De acordo com o trabalho de Pagura (2010), utilizavam o trabalho dos
intérpretes em territórios conquistados os
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Q65631 - IBADE Professor - Séries Iniciais 2016

O Ratio Studiorum, que versa sobre a formação nos
colégios jesuíticos e, portanto, não se refere ao
período de alfabetização das crianças, prevê: 
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Q65768 - IF-PE Auxiliar em Assuntos Educacionais 2014

São inúmeras as contribuições da educação para a sociedade, e é patente a influência da
sociedade sobre a educação. Muito embora se saiba que a formação do indivíduo se dá através
de processos variados, inclusive fora da escola, é a ela que a sociedade relega a formação
sistematizada do cidadão. Assinale a alternativa CORRETA: 
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Q65798 - FUNRIO Assistente de Alunos 2016

A construção de uma sociedade democrática no Brasil apresenta várias frentes de ação, desde a proteção e inclusão de pessoas portadoras de deficiência em todos os espaços socioculturais e laborais, até a construção de mecanismos de visibilização das diferenças, buscando empoderar aqueles que historicamente foram colocados em lugares subalternos. São ações que podem ser consideradas de visibilização e empoderamento:

I – murais escolares que representem todos os tipos de família e todas as origens etnicoraciais;

II – circulação de literaturas, entre os estudantes, que tenham afro-brasileiros e povos originários (os chamados “índios”) como protagonistas;

III – divulgação da história, mitologia, religiosidade dos povos africanos e ameríndios

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Q65895 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016

No Brasil durante o período colonial, ou seja, do ano de 1500 a 1822, a estrutura educacional se nutria
de uma ampla organização heterogênea, dividida em três fases específicas. Tínhamos uma primeira
fase que tratava educação como elemento da essência e origem das coisas em Deus; depois uma
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segunda fase que articulava o processo educativo com as características filosóficas do positivismo e do
iluminismo; e por último, uma terceira fase, que definia estrutura educacional ao pragmatismo. Diante
do exposto, essas fases foram denominadas, respectivamente, de:
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Q66026 - FEPESE Auxiliar de Sala 2016

A década de 1980 passou por um momento
de ampliação do debate a respeito das funções das
instituições infantis para a sociedade brasileira.
 
A partir desse período, as instituições passaram a ser pensadas e reivindicadas como lugar de:
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