O Ratio Studiorum, que versa sobre a formação nos
colégios jesuíticos e, portanto, não se refere ao
período de alfabetização das crianças, prevê:
Q65768 - IF-PE Auxiliar em Assuntos Educacionais 2014
São inúmeras as contribuições da educação para a sociedade, e é patente a influência da
sociedade sobre a educação. Muito embora se saiba que a formação do indivíduo se dá através
de processos variados, inclusive fora da escola, é a ela que a sociedade relega a formação
sistematizada do cidadão. Assinale a alternativa CORRETA:
A construção de uma sociedade democrática no Brasil apresenta várias frentes de ação, desde a proteção e inclusão de
pessoas portadoras de deficiência em todos os espaços socioculturais e laborais, até a construção de mecanismos de
visibilização das diferenças, buscando empoderar aqueles que historicamente foram colocados em lugares subalternos.
São ações que podem ser consideradas de visibilização e empoderamento:
I – murais escolares que representem todos os tipos de família e todas as origens etnicoraciais;
II – circulação de literaturas, entre os estudantes, que tenham afro-brasileiros e povos originários (os chamados “índios”)
como protagonistas;
III – divulgação da história, mitologia, religiosidade dos povos africanos e ameríndios
Q65895 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016
No Brasil durante o período colonial, ou seja, do ano de 1500 a 1822, a estrutura educacional se nutria
de uma ampla organização heterogênea, dividida em três fases específicas. Tínhamos uma primeira
fase que tratava educação como elemento da essência e origem das coisas em Deus; depois uma
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segunda fase que articulava o processo educativo com as características filosóficas do positivismo e do
iluminismo; e por último, uma terceira fase, que definia estrutura educacional ao pragmatismo. Diante
do exposto, essas fases foram denominadas, respectivamente, de:
A década de 1980 passou por um momento
de ampliação do debate a respeito das funções das
instituições infantis para a sociedade brasileira.
A partir desse período, as instituições passaram a ser
pensadas e reivindicadas como lugar de: