Questões de concursos sobre "Evasão Escolar: causas e conseqüências" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Evasão Escolar: causas e conseqüências que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57205 - FCC Sociólogo 2018

Considere a hipótese de que a Secretaria de Educação de Macapá define como meta a redução dos índices de evasão escolar nos anos finais do Ensino Fundamental. O acesso às unidades escolares foi identificado pelo órgão como um dos fatores que impactam a permanência dos estudantes. A área técnica responsável pela gestão do transporte escolar desenvolve então uma política pública para estudantes da rede municipal, com a concessão de gratuidade universal.


Dados o ciclo de formulação de políticas públicas, as instâncias de tomada de decisão e o programa em questão, o caminho adequado para sua implementação é: 

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Q57481 - FCC Pedagogo 2018

Considere o relato de atividades de aula abaixo.


A professora cumpre sua obrigação realizando diariamente um ritual, sempre o mesmo, destituído de vida e de significado que a mortifica; obediente, mas descrente, coloca as sílabas na lousa, passa mecanicamente entre as carteiras, constata sempre os mesmos erros, que aponta com maior ou menor irritação, para começar de novo no dia seguinte, no mês seguinte, no semestre seguinte.


Numa concepção crítica de educação, o crescente desinteresse da criança, afastando-a da escola, ou determinando o fracasso escolar traduzido pela reprovação e/ou evasão e sua gradativa exclusão, pode se dar quando o 

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Q57588 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Segundo Candau (2012), em relação ao direito à educação escolar:

“num primeiro momento a ênfase foi posta na ampliação dos anos de obrigatoriedade escolar, na perspectiva da universalização do ensino fundamental. [...]. No entanto, a expansão do sistema e a presença dos diversos grupos sociais e culturais que passaram a frequentá-lo colocaram em evidência a heterogeneidade dos resultados, os altos índices de evasão e fracasso escolar, a distorção idade-série, particularmente de determinados sujeitos e grupos, colocando no centro dos debates e das preocupações a questão da qualidade da educação. [...]”

(CANDAU, Vera Maria Ferrão. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educ. Soc., Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-726, jul.-set. 2012)

A partir da discussão sobre universalização e qualidade da educação escolar no Brasil, apresentada pela autora, pode-se afirmar que

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Q58278 - VUNESP Professor de Educação Básica 2018

Marta Ide (In: Kishimoto, 2009), em seus estudos sobre
avaliação da capacidade de inteligência e a questão do
fracasso escolar, explica que a maioria das crianças da
escola pública, principalmente aquelas que frequentam
as classes especiais para deficientes mentais leves,
provém de ambientes pobres de estímulos cognitivos:
ninguém conversa nem estimula o raciocínio dessas
crianças. Esse quadro, de acordo com a autora, pode ser
revertido com
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Q59657 - ACAFE Orientador Educacional 2017

Os problemas de evasão e de repetência estão presentes em nossas escolas há muito tempo.
Estudos sobre a evasão mostram que esse fenômeno aparece estreitamente articulado com a repetência.
No documento do CONSED - Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? - p.32 e 33 estão listadas algumas ações que a escola deve fazer para ajudar
a combater evasão e repetência. São elas, exceto:
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Q59775 - COMPERVE Pedagogo 2017

Uma professora deve realizar uma investigação sobre a evasão de estudantes de um curso da UFRN. Para esse propósito, toma algumas decisões a serem apresentadas a um grupo de outros professores com o qual será desenvolvida a pesquisa. As decisões tomadas estão presentes no quadro a seguir.


I- Definir o problema de pesquisa e formulá-lo como uma afirmação que sintetize a problemática em questão.

II- Definir a metodologia da pesquisa antes da formulação das questões de estudo.

III- Definir o problema após uma aprofundada revisão do estado da questão o qual se refere ao objeto de estudo.

IV- Subordinar a metodologia à natureza do objeto de estudo.


São consideradas INADEQUADAS as decisões presentes nos itens 

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Q59858 - CESPE Psicologia 2017

A respeito da evasão, repetência e do fracasso escolar, assinale a opção correta.
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Q59859 - CESPE Psicologia 2017

Considerando as causas relacionadas aos aspectos macrossistêmicos
associados à evasão escolar, assinale a opção correta.
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Q59865 - CESPE Psicologia 2017

No que se refere ao papel do psicólogo na identificação das causas
da evasão e da repetência no ensino superior, assinale a opção
correta.
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Q59866 - CESPE Psicologia 2017

    Apesar do aumento de cerca de 130% nos últimos treze anos no número de matrículas nas instituições de ensino superior (IES) brasileiras, públicas e privadas, um fator é bastante preocupante: as taxas de evasão, que, no ensino presencial geral, é de 24,9% e, no ensino a distância, chega a 28,8%.

                                    SEMESP. Mapa do ensino superior 2015. Internet:

                                       <http://convergenciacom.net>   (com adaptações).


Tendo as informações do texto precedente como referência e considerando as possíveis causas da evasão no ensino superior bem como o papel do psicólogo nesse contexto, assinale a opção correta.

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