Questões de concursos sobre "Evasão Escolar: causas e conseqüências" | Pedagogia - página 2

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Evasão Escolar: causas e conseqüências que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q59985 - COPEVE-UFAL Pedagogo 2016



A taxa de frequência escolar por idade é importante para a Educação de Jovens e Adultos como indicativo da 

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Q61033 - IBADE Psicólogo 2016

O fracasso escolar pode ser compreendido como a: 
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Q64748 - CESPE Analista Judiciário - Pedagogia 2012



A partir dessa situação hipotética, assinale a opção correta acerca da relação professor-aluno.
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Q64830 - CONSULPLAN Analista Judiciário - Pedagogia 2012

Numa relação professor-aluno cujo contrato didático seja construído a partir de laços de confiança, são atributos imprescindíveis 

I. contar com os conhecimentos e as contribuições dos alunos, tanto no início das atividades quanto durante sua realização.

II. ajudar os estudantes a encontrar sentido no que estão pesquisando e estudando.

III. promover um clima, no qual a autoestima e o autoconceito fiquem minimizados.

IV. potencializar progressivamente a autonomia e a dependência dos estudantes na definição de objetivos para o trabalho.

Assinale
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Q65269 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2017

Leia atentamente os textos a seguir para responder à questão.


                                       TEXTO I

           GRAVIDEZ É RESPONSÁVEL POR 18% DA EVASÃO

                          ESCOLAR ENTRE MENINAS


      “Questões familiares, trabalho e gravidez: esses são os três principais elementos que afastam as jovens brasileiras dos estudos, segundo pesquisa sobre evasão escolar feita em parceria com Ministério da Educação, a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI) e a Faculdade Latino-Americana de Ciências (Flacso).

      O estudo perguntou aos jovens de 15 a 29 anos por que pararam de estudar e o que havia motivado tal decisão. Entre as meninas, 18,1% indicaram a gravidez como o principal motivo. Já entre os meninos da mesma faixa etária, somente 1,3% declararam que interromperam os estudos pela mesma razão.

      Outras 23,1% das jovens brasileiras afirmaram que saíram da escola “por questões familiares”, enquanto o índice entre os garotos foi de 16,4%. Embora o estudo não explore quais são essas questões, limitando-se apenas a afirmar que se relacionam com o ambiente da casa do estudante, entende-se que as tarefas de cuidado (do domicílio ou de crianças e idosos), geralmente delegadas às mulheres, também possuem um peso importante na evasão escolar das meninas.

      A necessidade de trabalhar também tem peso. O estudo mostra que do total de adolescentes que abandonou o ensino formal, 36,1% dos meninos declararam que o motivo foi a necessidade de trabalho. O índice é de 20,9% entre as jovens brasileiras. [...]”

Fonte: Centro de Referências em Educação Integral. http://educacaointegral.org.br/reportagens/gravidez-e-responsavel-por-18-da-evasao-escolas-entre-meninas/



Com base nas questões suscitadas pelos textos, é correto afirmar que:

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