Questões de concursos sobre "Educação, Trabalho, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio" | Pedagogia - página 1

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Educação, Trabalho, Formação Profissional e as Transformações do Ensino Médio que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q57572 - FGV Pedagogo 2018

Leia o fragmento a seguir.


A LDB atual define como finalidades do Ensino Médio a preparação para a _______________, a preparação básica para o trabalho e o exercício da___________. Determina, ainda, uma base nacional comum e uma _______________ para a organização do currículo escolar.


Assinale a opção cujos termos completam, adequadamente, o fragmento acima. 

Ver Comentários

Q57582 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

De acordo com o artigo 4º (§ 1
o
), do Decreto Nº 5.154 de julho de 2004, que regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a
41 da Lei nº 9.394/96, a articulação entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio poderá se dar
de forma integrada, concomitante e subsequente.

Sobre as características de cada uma delas, analise as afirmativas a seguir:
I. A integrada pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental. O curso é planejado para levar o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada aluno.
II. A subsequente pode ser oferecida somente para aqueles que já tenham concluído o ensino médio no prazo máximo de 2 anos.
III. A concomitante pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental ou esteja cursando o ensino médio, na qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.
IV. A concomitante pode ocorrer em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projetos pedagógicos unificados.
Estão corretas
Ver Comentários

Q57585 - Colégio Pedro II Técnico em Assuntos Educacionais 2017

A Educação Profissional Técnica visa à qualificação do estudante para o mercado de trabalho. Para isso, precisa ter seus
currículos construídos considerando as diferentes especializações profissionais e as suas atribuições.
No artigo 14 da Resolução Nº 6/2012, NÃO HÁ previsão de que os currículos dos cursos de Educação Profissional Técnica
de Nível Médio devem proporcionar aos estudantes 
Ver Comentários

Q57612 - IF-SC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC, pretende ofertar
um curso de formação Profissional Técnica integrada ao Ensino Médio, cujo Catálogo Nacional de
Cursos Técnicos prevê uma carga horária mínima para formação técnica do referido curso de 1.000
(mil) horas. Desta forma, qual seria a carga horária mínima para o Projeto Pedagógico unificado? 
Ver Comentários

Q57622 - FGV Técnico de Nível Superior - Pedagogo 2014

Com relação às características das políticas implementadas, nos últimos anos, para o Ensino Médio, analise as afirmativas a seguir.


I. A partir de 2004, o ENEM passou a ser utilizado como critério para a seleção de bolsistas do Programa Universidade para Todos (PROUNI).

II. No ano de 2009 foi publicado o Programa Ensino Médio Inovador, estabelecendo uma nova política nacional para o Ensino Médio.

III. O governo federal utiliza o ENEM como certificação para a conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos, desde 2009.


Assinale:

Ver Comentários

Q57783 - IF-SP Psicólogo 2018

(FRIGOTO, 2012) O ensino médio integrado
é aquele possível e necessário em uma realidade
conjunturalmente desfavorável – em que os
filhos dos trabalhadores precisam obter uma profissão
ainda no nível médio, não podendo adiar
este projeto para o nível superior de ensino”.


Com base nas ideias contidas na obra, assinale a alternativa correta sobre o ensino médio integrado ao ensino técnico:
Ver Comentários

Q57790 - IF-SP Pedagogo 2018

Conforme Resolução nº 163/2017, de 28 de
novembro de 2017, Art. 4º. “São princípios norteadores
das propostas de cursos e ações desenvolvidas
no âmbito dos Técnicos de Nível Médio na
forma integrada ao Ensino Médio do IFSP”. Analise
as seguintes afirmativas:
I- Articulação entre Educação Básica e Educação
Profissional, com ênfase na segunda em detrimento
da primeira, com vistas à formação integral do
estudante e para sua emancipação.
II- O trabalho como princípio educativo, considerado
em suas dimensões ontológica, histórica e
ética-política, integrado à Ciência, à Tecnologia e
à Cultura.
III- Organização curricular e práticas pedagógicas
que assegurem a integração, a interdisciplinaridade,
a diversidade de componentes curriculares e a
indissociabilidade entre teoria e prática, conferindo
maior valorização à prática, no caso da Educação
Profissional.
IV- O atendimento das efetivas demandas de natureza
econômico-social dos setores e arranjos socioprodutivos
locais, bem como a articulação ao
desenvolvimento socioeconômico e ambiental da
região.

Considerando o disposto no Art. 4º. da referida Resolução, estão INCORRETAS apenas as afirmações:
Ver Comentários

Q57799 - IF-SP Pedagogo 2018

João é discente em uma única instituição de
ensino, onde realiza o Ensino Médio no período
matutino e o Curso Técnico em Informática no período
noturno, possuindo duas matrículas distintas.
Nesse caso, considerando o disposto no artigo
4º, § 1º, inciso II, do Decreto nº 5.154, de 23 de
julho de 2004, o discente está realizando a educação
profissional técnica de nível médio articulada
na forma:
Ver Comentários

Q57839 - CCV-UFC Técnico em Assuntos Educacionais 2017

Kuenzer e Grabowski (2006), ao ressaltarem as problemáticas da histórica dualidade entre ensino
profissional e propedêutico, destacam os princípios da gestão da educação profissional integrada à gestão
da educação nacional. A gestão dessa modalidade de educação, assentada em um viés crítico, deverá:
Ver Comentários

Q58051 - IBADE Professor - História 2017

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica,
com duração mínima de três anos, terá como
finalidade ampla: 
Ver Comentários