Questões de concursos sobre "Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica" | Pedagogia - página 23
Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica que cairam em provas de concursos públicos anteriores:
Analise o texto abaixo:
As Diretrizes Curriculares Municipais para a Educação
Básica da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
têm por finalidade definir os princípios e as
concepções basilares para a Educação Básica, assegurando_____________ necessárias
entre as diferentes etapas e modalidades que
a compõem e que são de responsabilidade do
município.
Assinale a alternativa que completa corretamente a
lacuna do texto.
A Lei de Diretrizes e Bases de 1961, ao eliminar a
uniformização dos programas escolares, permitiu a
continuidade de muitas experiências iniciadas em 1958, mas
as ideias de introduzir a arte de maneira mais extensiva na
escola comum não frutificaram.
Rede São Paulo de Formação de Professores. Ensino da arte no
Brasil: Aspectos históricos e metodológicos. São Paulo:
UNESP, 2011. Internet:<www.acervodigital.unesp.br>
(com adaptações)
A respeito dos assuntos tratados no texto e dos aspectos a
eles relacionados, assinale a alternativa correta.
Q66325 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Auxiliar de serviços gerais 2014
As Diretrizes Curriculares Nacionais definem, para as escolas, os princípios norteadores de suas Propostas
Pedagógicas.
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as ações correspondentes aos princípios
éticos.
COLUNA I COLUNA II
1. Autonomia ( ) expressa nas diversas manifestações artísticas e culturais.
2. Solidariedade ( ) respeito à ordem democrática.
3. Direitos e Deveres ( ) construção da Proposta Pedagógica pelo coletivo da escola.
4. Criatividade ( ) respeito e acolhimento às diferentes identidades.
Assinale a sequência CORRETA.
Q66326 - FUNDEP (Gestão de Concursos) Auxiliar de serviços gerais 2014
Assinale a alternativa que completa INCORRETAMENTE o sentido do texto.
A partir das diretrizes curriculares nacionais vigentes, a Proposta Pedagógica da escola nasce do movimento
ação-reflexão-ação e nunca estará pronta e acabada.
É um trabalho pedagógico
Qual o profissional mais indicado para trabalhar
com crianças e adolescentes sobre a importância do
movimento e do posicionamento adequado para o corpo
humano?