Questões de concursos sobre "Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem" | Pedagogia - página 9

Confira abaixo as principais questões de concursos sobre Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem que cairam em provas de concursos públicos anteriores:

Q65321 - PR-4 UFRJ Assistente de Alunos 2014

Reportagem do jornal O GLOBO de 25/11/2013
intitulada “Escolas federais têm médias mais altas no
ENEM e superam particulares” mostra os bons resultados
que, muitas vezes, são obtidos por essas escolas.
Sobre o ENEM, assinale a alternativa correta.
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Q65403 - ACAFE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

A Portaria P/189 de 09/02/2017 que regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, no Art. 6º diz , “Ter-se-ão como aprovados,quanto ao rendimento em todas as etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional, os alunos que (...):”

Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.

l. Serão aprovados os alunos que obtiverem a média anual igual ou superior a seis (6) em todas as disciplinas.

ll. Serão aprovados os alunos obtiverem a média semestral, no caso dos cursos técnicos subsequentes/concomitantes ofertados nos CEDUPs e EEBs, igual ou superior a 6 (seis) em todas as disciplinas;

lll. Serão aprovados os alunos prestarem exame final no 9º ano ou 9ᵃ série letiva na Educação Básica e Profissional e na Educação de Jovens e Adultos.

lV. Serão aprovados os alunos que cumprirem o seguinte requisito: para efeito de cálculo do resultado de aprovação, deve-se aplicar a fórmula: Soma da média dos bimestres ÷ 4 > ou = 6 (seis).

V. Serão reprovados os alunos que obtiverem média final inferior a 6 (seis). 

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Q65404 - ACAFE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

“A avaliação da aprendizagem do estudante deverá ser registrada no diário de classe do professor ou documentos equivalentes, impressos ou on-line, incluídos os procedimentos de recuperação paralela.”

Fonte: Portaria P/189, de 09/02/2017, que Regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, Art. 2º. 


Nesse sentido, considere os parágrafos que seguem o citado artigo. Todos estão corretos, exceto: 

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Q65660 - IBADE Professor - 1 ao 5 Ano Ensino Fundamental 2017

A avaliação no ambiente educacional compreende as seguintes dimensões básicas:

1. da aprendizagem.

2. institucional interna e externa.

3. de redes de Educação Básica.

4. sociopolítica.  

Estão corretos apenas os itens: 

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Q65694 - IBADE Cuidador 2017

Uma cena comum em escolas brasileiras são os estudantes procurando suas notas em murais ou quadros de avisos. De um modo geral, são os resultados de final de ano ou de bimestre que irão informá-los sobre possíveis recuperações ou reprovações.

Essa prática denota que:

I. possivelmente, o resultado da avaliação foi dado ao final de um período.

II. é coerente com os princípios da inclusão, do processo, do diálogo.

III. há exposição do estudante em seu ambiente social.

Está correto apenas o que se afirma em: 

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Q65912 - IF-PA Auxiliar em Assuntos Educacionais 2016

Segundo alguns teóricos da área de educação, existem algumas diretrizes específicas para avaliação da
aprendizagem dos alunos, considerando aqui os desafios estabelecidos por meio das atividades
propostas em sala de aula, seja na série, ciclo ou disciplina, qual for. Para tanto, indaga-se: quais são os
desafios estabelecidos para avaliação da aprendizagem de acordo com essa lógica? 
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Q66101 - FUNCAB Secretário Escolar 2015

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACELI –
Faculdade de Ensino Superior de Linhares no Estado
do Espírito Santo tem por funções de coordenar e
articular o seu processo interno de avaliação e
disponibilizar informações à comunidade acadêmica,
cadastrada junto ao CEE-ES e cuja composição
contará com representantes: 
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