Q58884 - IF-SC Professor - Pedagogia 2017
“[...] a complexidade não é mágica e não se limita à própria palavra complexidade. Para Morin, a
palavra complexidade porta em seu seio a confusão, a incerteza e a desordem. [...] A complexidade
não elimina a simplicidade, ela a integra em termos dialógicos, recusando as consequências
mutilantes, redudonistas e unidimensionais da Simplificação”. (M ACEDO , Roberto. Currículo e complexidade.
Edufba, Salvador, 2005, p. 21-22).
Sobre as implicações do conceito de complexidade para as teorias contemporâneas de currículo,
assinale a alternativa CORRETA .
A)Embora reconheça a importância da Interdisciplinaridade e da Multidisciplinaridade, Edgar Morin
enfatiza a necessidade da organização disciplinar para o desenvolvimento de um currículo pertinente
ao constructo discursivo do Pensamento Complexo.
B)O currículo contemporâneo implica um complexo cultural tecido por relações ideologicamente
organizadas e inventadas. Isto significa que todas as rotas, ações e trajetórias curriculares precisam
ser previstas e planejadas antecipadamente.
C)O currículo implica em um processo social que se realiza no espaço escolar, no sentido de oferecer
aos sujeitos acesso a diferentes referenciais de leitura e de relacionamento com o mundo.
Tais referenciais devem estar relacionados de forma direta com os conhecimentos tradicionalmente
ofertados pelas diferentes disciplinas, de modo a pautar a formação dos sujeitos aos ideais
da Modernidade.
D)O currículo é um artefato cultural inventado e seus conteúdos são produtos de uma construção
social, implicando aí relações de poder para legitimar e afirmar diferentes cosmovisões, que convergem
e atuam harmonicamente na construção de sociedades igualitárias.
E)Como instrumento de concretização do projeto referencial da escola, o currículo é um documento
que traz uma rede de referências importante, a partir da qual se tenta organizar o trabalho educacional.
Com base no currículo, seja ele formal ou informal, explícito ou implícito, é que as
escolhas são feitas, os caminhos e os percursos são traçados e vivenciados no cotidiano escolar.
Mediante sua elaboração e apresentação é dada a partida para o jogo de poder que acontece
dentro dos sistemas de ensino.
Responder